1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar ou n comprar (Plz help ppl)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Fric, 24 de Setembro de 2003. (Respostas: 14; Visualizações: 741)

1. Fric

Fric Power Member

Bem, a situacao é mt simples e aqui vai:

Um colega meu quer comprar um pc novo mas tem as seguintes opcoes:

Opção 1)
    AMD xp 1700+ com uma nf7-s

Opção 2)
    P4 2.8c com uma p4c800 deluxe

Opção 3)
    Esperar q os AMD 64bits baixem de preço

Todos têm os seus pros e contras e eu vou indicar os q acho mais relevantes.

Opção 1):
    Vantagens:
    Sem duvidas q é a opcao mais barata, cerca de 185 euros pelo cpu e board (board 118 euros www.*****.pt e cpu 67 euros www.*****.pt ).
    É uma opcao q permite um grande overclock colocando o cpu a 2000mhz sem nenhum problema ficando o sistema completamente estavel. Pode-se ir mais longe, cerca de 2400mhz mas isso provavelmente trara alguma instabilidade ao sistema.
    A board é a melhor para amd.
    Tem soundstorm.

Desvantagens:
    A amd encontra-se num nivel inferior comparado com a intel neste momento a nivel de 32 bits.
    É um sistema inferior comparado com a opcao 2) principalmente nas velocidades originais

Opção 2)
    Vantagens:
    Sem duvida um dos melhores sistemas no momento.
    Overclockavel ate cerca de 3.300mhz garantidos com o sistema estavel e chegando mm ate aos 3500mhz com um aumento de voltagem mas possibilidade de sistema instavel
    Board mt completa

Desvantagens:
    O preço é mais de 2 vezes superior ao sistema amd.

Opção 3)
    Vantagens:
    Sistema 64 bits, ou seja, um investimento a pensar no futuro.

Desvantagens:
    Ter q esperar mt tempo e precisar de o computador com urgencia.
    Preço elevadissimo.

Pronto, aqui estao os aspectos mais relevantes q eu acho q devem ser levados em conta e aqui fica a minha opiniao:

No meu ponto de vista sem duvida q a opcao q mais compensa neste momento é o amd, uma vez q se consegue uma performance semelhante em alguns aspectos comparativamente com o sistema p4 e o preço é menos de metade. É obvio q o sistema amd nunca conseguira bater os 800mhz de fsb q o p4 traz com ele, ainda por cima se se fizer overclock facilmente se chega ao giga de bus, o q é fantastico mas acho q essa vantagem n compensa mais 300 euros.
    Outra razao pela qual acho q este meu colega deve optar pela amd de 32 bits é o facto de ser um sistema q brevemente sera descontinuado logo dai acho q é um desperdicio tar a dar 550 euros por um sistema q tem os dias contados podendo ter um ligeiramente inferior por menos de metade do preço.
    Acho q quer o sistema amd quer o sistema p4 tem uma boa performance mas a sua durabilidade nao esta limitada pelas aplicacoes, jogos ou ate mm sistemas operativos pois acredito q consigam ambos correr qq jogo ou qq aplicacao q venha ainda a sair para 32 bits. Acho q o q vai limitar os pcs actuais sera sim o desenvolvimento de aplicacoes para 64 bits, acho q daqui a um ano no max dos max ja n se vao fazer aplicacoes para 32 bits pois nessa altura sera um sistema completamente ultrapassado.
    Logo, se é possivel ter um sistema q com uma boa placa grafica faça o mm q um p4 mas q por sua vez custa menos de metade é de aproveitar.
    Desaprovo a opcao 3 pq sei a situaçao do meu colega e sei q precisa de um computador com alguma urgencia, alem disso se tivermos sempre a espera para comprarmos o ultimo modelo mas quando ele baixar de preço nunca sera o ultimo modelo.

Se alguem tiver alguma opiniao q ache relevante faça favor de a colocar como post q eu actualizarei o thread.
    Desde ja agradeço a todos a vossa colaboracao :)

2. kazuza

kazuza Power Member

Desculpa, mas a 2ª opção overcloca muito mais do que isso...

3. abc

abc [email protected] Member

4. Fric

Fric Power Member

Overclocka mt mais q isso?

Achas q 3500mhz é pouco?

O rapaz vai ter air cooling e mm assim 3500mhz ja é um pouco exagerado.

Se tivesse uma prommy chegava aos 4ghz mas para isso tinha q por mais uns valentes 500 euros em cima, o q esta fora de questao.

5. kazuza

kazuza Power Member

Pfff, eu faço 3,6GHz (instáveis) com VCore default e a temp não passa dos 49ºC...

Cooler > Thermaltake SPARK 7 (parece que desta os gajos acertaram... mas é um basqueiro!... )

EDIT: pERA LÁ, NÃO VI UMA COISA...

iSSO OVERCLOCA MUITO MAIS...

O meu CPU é um 2,4G ! :-D :-D :-D :-D

6. Fric

Fric Power Member

Garantes isso?

7. kazuza

kazuza Power Member

Queres que to monte, é? :D (j/k)

Evidentemente que não to posso garantir pelas mais diversas razões...

montagem
    Qualidade dos componentes
    montagem
    Ventilação
    montagem
    conhecimentos
    montagem

Mas podes crer que o hardware em si, não se limita aos meus valores...

O melhor que tens a fazer é dar um saltinho aqui ao lado, nas threads de Overclock e Cooling, e tirar as tuas próprias conclusões...

8. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Nem tds os P4 Overclockam o mesmo, e tb depende do resto do sistema. E tb nem tds os 2.8 dão 4.0 numa prometeia, e se derem praticamente só em prometeias com R404a, pode acontecer dar os 4.0 numa prometeia de origem, mas isso era "anormal".

Eu se fosse a ti, ia poupando uns euritos e esperava pelos prescott (pentium 5), k saiem em Dezembro. Esses deverão ser grandes mákinas!!

Cumps,
    [_Silence_]

9. Fric

Fric Power Member

Exactamente [_Silence_], nem todos os cpus dao a mm coisa mesmo com o mm sistema de cooling podem variar a capacidade de overclock.
    Acho q é a melhor opcao mas ate la o amd serve mm mt bem para governar, ate pq duvido mt q as peças q aconselho ao meu colega diminuam de preço.

kazuza: Acho q esse teu p4 a 2.4 é mm mt bom pois segundo ouvi os p4 a 2.4 dao cerca de 3.3 / 3.4 ghz. Mesmo assim acho q n compensa estar a comprar o ultimo grito em 32 bits
    pois daqui a um anito seram considerados lixo.

Obrigado a todos pela colaboracao e espero q mais ppl de a sua opiniao :)

10. abc

Olhe que não... Olhe que não...

11. Fric

Fric Power Member

Por acaso lembras-te do q se passou quando se mudou de 16 bits (286) para os 32 bits (386)?

Da uma olhadela e ve o q se vai passar agora

12. abc

Por acaso lembras-te do nível de implatação e divulgação dos PC's na altura em que se deu a mudança de 16-bit para 32-bit ?
    Se não estou em erro, os actuais processadores AMD Athlon 64 têm uma arquitectura híbrida que suporta instruções de 32 e 64 bit, o mesmo não aconteceu com os com a transição 16 bit -> 32 bit, em que os primeiros processadores 32 bit suportavam apenas este tipo de instruções obrigando o mercado a mudar. A mudança foi relativamente rápida e fácil porque o nível de implatação dos PC's era praticamente nulo comparando com o que se observa actualmente. Apenas as entidades com recursos financeiros consideráveis tinham a possibilidade de os adquirir.
    Actualmente a arquitectura 32 bit encontra-se implatada em todos os níveis da sociedade, desde o pequeno utilizador a entidades de maior magnitude, todos têm um PC com este tipo de arquitectura.
    Já entraste numa entidade pública ? Imagina o que era mudar todos os sistemas informáticos em entidades públicas para sistemas de 64 bit. Actualmente as autarquias ainda não conseguiram criar um software decente que responda ao novo sistema contabílistico e do património POCAL, quanto mais evoluir para uma arquitectura de 64 bit.
    Com o tempo irá mudar, mas não vai ser para o ano.

13. MysT

MysT Power Member

Epa, tks for all the help, a pessoa em causa sou eu.

A cena da mudança radical do software de 32 bit para 64 bit eu já tinha pensado k n podia ser assim num dia para o outro, todos os sistemas actuais são de 32 bit, por isso ainda vão "ter" que durar mais um poquito.

Já agora, aki vão mais algumas perguntas:

Alguém me sabe dizer se este material é silencioso?
    Thermaltake Xaser III V1000A
    Fonte Thermaltake Xaser Silent 420W - W0009R

Tava a pensar por este cooler:
    THERMALTAKE SPARK 7 A1545
    Parece k afinal faz mt barulho?
    É k no meu prédio ouve-se tudo!

E a board era esta:
    Mainboard MSI_865PE Neo2-LS

Any comments? Agradeço toda a ajuda.

14. kazuza

kazuza Power Member

Metes o SPARK 7 e garanto-te que não ouves mais nada de dentro da caixa.
    Garantido!

15. VinE

VinE Power Member

Uma coisa q eu aprendi, qdo toca a silêncio todos temos valores aceitáveis mto diferentes..

Eu tenho WC, a unica ventoinha é a noiseblocker q tá a 7v e a fonte, q tenho ali a BeQuiet à espera pra ser montada. E isto pra mim ainda é mto barulho (fonte).

Portanto no que toca a ruído cuidado com os concelhos a dar..

Partilhar esta Página