• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

COMPRAR PC GAMING 2021

Muito obrigado @TheWolfVoice e @Aangoan . Também estou inclinado para essa setup com opção de 3060.

Apareceu uma setup muito parecida, a única coisa que muda é o processador de Intel para Amd.
A diferença de preços é de 40€

AMD Ryzen 5 3500X Hexa Core
KFA2 RTX 3060 6GB
Gigabyte A520M S2H
16GB (2x8) RAM 3200MHz CL16 XPG RGB Spectrix RED
SSD 512GB AData S40G RGB
Caixa Mars Gaming MC9 ARGB
Cooler CPU Ice 410 ARGB
Fonte Gigabyte 650W 80+ Bronze

vs

I5 10400F Hexa Core 10º Geração
KFA2 RTX 3060 6GB
ASUS Prime H410M-R
16GB (2x8) RAM 2666MHz CL19 Micron
SSD 960GB BlueRay M8S
Caixa Aerocool Bolt RGB FLOW
Fonte AZZA 550W 80+ Bronze

Até ao final do dia terei que escolher entre estas duas setups. O que recomendam, o uso é gaming e uso diário básico.

Build 1 - Melhor CPU overall, memórias mais rápidas e com RGB (se gostares de RGB), tem cooler melhor que o de origem e com RGB (idém), melhor fonte.

Build 2 - Melhor CPU para jogos, ssd com mais capacidade.

Eu iria para a Build 1.
 
@Websync Eu estou a ler bem? estás a dizer que com um 10700k vai ter o mesmo desempenho que com um 3500x?

EDIT:

Neste vídeo a diferença nos jogos entre 2666 vs 3200 ronda os 10fps.


Neste vídeo a diferença entre o 3500x e o 10400f anda nos 10 a 30 fps.
E pergunto-me 10 a 30 fps não é imenso? É a diferença entre uma rtx 3060 ou uma 3070 por exemplo! E está-se a deitar essa performance fora porque a intel decidiu bloquear a velocidade de ram se não se pagar premium pelas z? Nao faz sentido imho.

Velocidade de ram é extremamente importante, então se estivermos a falar de 2666 vs 3600 a diferença começa a ser assustadora.
 
boas maltinha
Deste já o meu obrigado a todos, ajudaram de facto na minha escolha.
Estava inclinado para o Intel por ganhar em termos gaming ao ryzen. Como não tenciono fazer Oc, nem upgrades muito recentemente a minha escolha recaiu para a intel.
(especulação)

Se num futuro imaginemos que queira fazer um upgrade, só terei que mudar a Motherboard que leve com memórias 3200Ghz, ou o meu processador não permite memórias superiores a 2666 Ghz essa é uma dúvida que ainda não consegui tirar em lado nenhum?

O custo total deste Setup ficou por 1056€.

OBS: Tenho atualmente no PC que uso 2 slots de Memória Ram de 4GB cada ddr3 , 668,7GHz.
Vale a pena meter estas Ram's no novo computador ou não faz nada?
 
Última edição:
Só precisas de fazer upgrade á motherboard, também terás de fazer upgrade á ram porque não me parece que esse kit de para puxar muito para alem dos 2666 com esses timmings terríveis á mistura.

E esse i5 10400 vai ter uma performance semelhante ao 3500x com memorias a 2666, algo a notar, também levaste uma fonte bastante pior que sinceramente eu mudava já para não criar problemas futuros.
 
Mas porque é que fazem esta insistência em usar um CPU como o 10400F e falarem de uma gráfica como a 3060 em cima?

Este CPU não vai fazer bottleneck á gráfica causando uma perda de FPS na ordem dos 20%? Porque as benchmarks feitas demonstram isso mesmo.
 
Curiosamente não consigo entender, mas eu percebo pouco disto. o cpu intel é assim tão melhor que o AMD, para que o Intel com rams 2600 rode um jogo com mais fps que o AMD com as rams 3200 com igual gráfica?

Ou a vantagem do Intel desaparece conjugado com as rams menos rápidas?
 
Back
Topo