1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[comprar portátil] - cad, 3d, photoshop, jogos

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por nulio, 18 de Setembro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 2211)

1. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Boas pessoal, daqui a uns tempos quero ver se compro um portátil por causa do curso, aqui vai o tal questionário a ver se ajuda :)

Também dei uma olhadela neste tópico mas achei melhor criar este porque pode eventualmente deixar de ser um 17".

Informação Geral

1) Qual é o orçamento disponível?
    1800eur, se for possível gastar menos melhor, se se achar necessário gastar mais lá terá de ser.

2) Qual ou quais os tamanhos preferidos? (eliminar as que não pretende)
    17" de preferência, 15" se for um portátil com uma excelente relação qualidade/preço que não exista em nenhum modelo de 17"

3) Tens algumas marcas ou modelos preferidos ou preteridos (excluídos)?
    Estou inclinado para um Asus. Um Toshiba, Sony Vaio ou HP se estas marcas tiverem boa assistência também.

Acer nunca, tenho lido muito mal da assistência. Compal não porque pelo que li estes PCs configuráveis só têm garantia na loja. Prefiro garantia da marca que me vá buscar o portátil onde eu esteja e não quero correr o risco da loja fechar entretanto. Mac não porque são carissímos.

4) A que tipo de tarefas se destina o portátil?
    Para além das coisas do costume (filmes HD, net, alguns jogos, puxados e não puxados) principalmente trabalho (CAD, modelação 3D e muitos renders, Photoshop).

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    Vai andar comigo sempre para a Uni, nas viagens longas e chatas possivelmente, por isso não pode ser um bixo muito caseiro :p

6) Quantas horas de bateria achas que necessitas?
    2h no mínimo, mas quanto mais melhor.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que tipo de jogos?
    Sim, alguns clássicos que não puxam assim tanto e de vez em quando experimentar novidades tipo World in Conflict. Starcraft 2 quando sair não escapa e tal... Ah e PES all the time!

8) Queres comprar o portátil pela Internet ou preferes vê-lo ao vivo numa loja?
    Posso eventualmente comprar o portátil pela Internet mas se possível quero vê-lo ao vivo.

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Lisboa

10) Qual é o Sistema Operativo preferido? Windows (XP ou Vista), Mac OS, Linux, etc.
    Windows. XP ou Vista tanto faz. Se ainda houver software que uso que não dê no Vista será passageiro digo eu.

Informações do Ecrã

11) Preferes um formato Standard ou Widescreen?
    Wide, quanto maior resolução melhor mas no mínimo WXGA+ - 1440x900. WSXGA+ - 1680x1050 ou WUXGA - 1920x1200 dava muito jeito para Photoshop.

13) Preferes um ecrã brilhante (glossy) ou baço (matte/non-glossy)?
    Tanto faz.

Qualidade de Construção e Design

14) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Não é o factor mais importante mas sim tem alguma importância.

15) Quanto tempo queres que dure o portátil que pretendes comprar?
    No mínimo 2 anos. 3 anos era o ideal, 4 anos excelente.

Componentes

16) Quanto espaço em disco queres?
    160Gb já seria suficiente.

17) Precisas de uma drive óptica? Se sim, DVD-ROM, DVD-CD/RW ou DVD-RW?
    Sim, gravador de DVD.

Comunicações

18) Precisas de Bluetooth integrado no portátil?
    Não faço ideia.

19) Precisas de Placa 3G integrada no portátil?
    Idem.

Cumps

Última edição: 18 de Setembro de 2007
  2. nulio

Entretanto houve alguns modelos que já andei a ver ao vivo.

O asus g2s tem excelentes características mas não faz mesmo nada o meu género. Se possível gostava também de gastar menos. Maior resolução era fixe.
    Gostei bastante do sony vaio vgn-ar41l, é pena a gráfica e não ter maior resolução.
    Vi também o toshiba sat. p200-10s, é pena o disco ser de 4200rpm e a resolução.

Há pouco vi na net o toshiba qosmio g30-210 e pareceu-me ter características bastante boas. Pena a gráfica não ser já dx10, e este portátil já não é santa rosa né? Mas pareceu-me bastante bom mesmo, topo de gama no ano passado? :P

2 discos para raid, uma resolução brutal para photoshop. dx10 talvez não vá fazer falta, quando começar a haver em força jogos em dx10 irão ser de qualquer maneira demasiado puxados para uma 8600 também. No entanto as novas gráficas dão-se melhor em video mas penso que não se note muito. Que dizem?

Não ser plataforma santa rosa perco muito? As outras escolhas são santa rosa mas de qualquer maneira não iria ter turbo memory, santa rosa sem turbo memory vs. non-santa rosa nota-se na prática? Na teoria claro que sim, anuncia-se sempre montes de coisas, na prática é que nem sempre.
    E o facto de ser XP media center? Pergunta parva mas nunca peguei naquilo, é pior ou melhor que XP normal?

Se mudar de ideias e preferir gastar bem menos e ir para 15" também pensei no toshiba sat. a200-10s.

Cumps

3. nulio

4. G0Z

G0Z

Eu votava no Asus G1s...apesar de ser 15''...eu preciso exactamente uma maquina para o mesmo fim que o teu, corel draw, photoshop, 3dsmax, maya (espero que aguente) e decidi-me pelo G1s pelo seu desempenho/preço/contrução resistente.

5. shadow_z0ne

shadow_z0ne Power Member

Eu tb ainda pa mais o novo ao msm preço...T7700 2.4Ghz e 250gb d disco...
    é o "portátil"..

6. diogogrosso

diogogrosso Power Member

E que tal o Acer Aspire 5920 . tem cpu T7300,160gb sata 5400rpm,geforce 8600gt

7. G0Z

G0Z

Nao é que acer nao seja conhecida...mas a sua fama nao inspira la muita confiança. Essa geforce 8600 tem ddr2, é 30% inferior a performance grafica da 8600GT DDR3 do G1s. (corrigam-me se estiver errado, mas li uma comparaçao muito detalhada acerca das duas placas, ddr2 e ddr3...e tinham exactamente esta conclusao)

8. nulio

Sim por um lado prefiro o G1S ao G2S porque apesar deste último ser de 17" tem a mesma resolução. O G1S é também mais bonito na minha opinião.

Por outro lado estou mesmo inclinado para o toshiba qosmio g30-210, não é dx10 nem santa rosa mas àquele preço ter 1920x1200 de resolução interna dá muito jeito para photoshop. Ter dois discos também dá jeito, penso que vêm em raid1 mas se der ponho em raid0 e sempre dá um pequeno boost de performance. Que acham deste pc?

9. a placa grafica do acer e a 8600 gt

10. Trance

Trance Power Member

Por 1999 Euros tens o Clevo M570RU. Um portátil All in One com um LCD de 17" fantátisco. Em termos de capacidade gráfica corre por exemplo o BioShock com os settings no máximo a 1280x1024 (jogo de última geração).

Specs de nota:

* CPU: Intel Core 2 Duo T7700 (800Mhz)
    * Disco: 200 GB a 7200RPM (melhor a esta velocidade não há)
    * Ecrã: 17.1" (1670x1050) Excelente tempos de resposta e Imagem (O Sony é melhor)
    * Placa Gráfica: Nvidia 8700M GT 512MB DDRIII (a melhor placa DX10 do momento, melhor não há c/ DX10)
    * Memória: 4GB DDRII (667MHZ, pode escolher a 800MHZ)
    * DVD: DVDRW Super Multi Label Flash (podes escolher com HD-DVD)
    * Rede Wireless: AGN (Wireless tipo N, mais rápido não há)
    * Rede Fixa: Gigabit (1000 MBits, melhor não há)
    * Card Reader: 7 em 1 (melhor não há)
    * Placa de Som Integrada: 7.1 Alta definição (melhor não há)
    * Web Cam: Câmera Integrada de 1.3 Megapixeis (poderia ser de 2 mas 1.3 não é mau)
    * Segurança: Leitor de Impressões digitais Integrado (autenticação simplificada, penso ser opcional)

Uma review sobre este portátil tens em:

* http://www.techzonept.com/showthread.php?t=184556&highlight=Clevo
    * http://www.xfire.com/blog/randomhuman/23649/
    * http://www.techzonept.com/showthread.php?t=193403&highlight=ERRADO+M570RU

Para as especificações completas tens:

* http://www.clevo.com.tw/en/products/prodinfo_2.asp?productid=15
    * http://*****.com/php/product_info.php?cPath=44&products_id=819

Se vais usar Photoshop a reprodução de imagem tem que ser boa penso eu, principalmente ao nível da reprodução de cores. Algo que este portátil está por exemplo acima da qualidade do Toshiba X200. Em matéria de tempos de resposta penso ser de 5ms, excelente para imagens em movimento (Video e Jogos).

Podes usar o google e procurar por M570RU e encontrarás inumeras reviews favoráveis (nenhuma desfavorável)

Se 1999 for elevado penso que poderás ainda reduzir o preço escolhendo um disco menor e menos RAM. Isto apenas é possível porque este portátil é super upgradable (RAM, CPU, DISCO, PLACA GRÀFICA, etc)

Tem a meu vêr apenas um "se não". O preço não incluí sistema operativo. No meu caso não teve qq inconveniente pois uso o da empresa para a qual trabalho.

Trance
    PS: Eu não tenho este portátil. Tenho o Clevo d900c, um modelo superior mas não tão leve quanto este.

Última edição: 25 de Setembro de 2007
  11. nulio

Thanks pelo conselho Trance.

Por acaso já tinha tado a ver alguns tópicos sobre Clevos, alguns teus. É um dos que estou a poderar agora. Que loja de confiança na zona de Lisboa os vende?

A única coisa contra é mesmo a assistência ser dada pela loja e qualquer avaria poder ficar privado do portátil muito tempo, completamente fora de questão por causa do curso. É costume haver problemas com os Clevos e quanto tempo costuma demorar o seu arranjo?
    A melhor performance dá bastante jeito mas queria algo o mais calmo possível, qualquer problema ir ter com a marca, qualquer problema de software meter lá o cd e não me preocupar mais. Já o desktop me lixa o juízo muitas vezes :P Mas posso ter criado uma imagem errada dos portáteis "personalizavéis" na loja, performance brutal mas algumas chatices de vez em quando.

Também já ponderei o Sony Vaio VGN-AR21S, embora seja inferior, não é santa rosa, nem x10. Está a bom preço nalgumas lojas, tem uma resolução gigante, excelente ecrã, 2 discos a pensar no raid, excelente assistência e babo-me sempre que olho para ele.

O trio de escolhas é completo com o Asus G1S, excelente qualidade/performance/preço e ainda vou ver se descubro por quando ficaria um com mais resolução.

Cumps

12. Kult.

Kult. Power Member

Se o queres para esses fins, exactamente os mesmo que eu pois sou Designer, aconselho-te realmente o Clevo aliás eu troquei a minha encomenda de um Clevo M750RU por este novo M750RU TOP de 1.999€!

13. Trance

Trance Power Member

Vou ser o mais honesto e transparente possível.

Não é costume haver problemas com os Clevo. E não podes fazer comparações com um desktop porque o nível de personalização dos portáteis é muito inferior (menos possibilidade de cometer erros), e a qualidade de construção do chassis, cooling etc etc é muito superior a uma simples caixa de plástico com uma motherboard aparafusada lá dentro como fazem muitas lojas com os seus desktops (é só veres a pics).

Quando os há ser possível arranjar na loja é o melhor pois será mais rápido (troca de memórias, disco, CPU, etc). No entanto quando o problema é mais grave, tipo LCD ou Motherboard aqui poderá ser mais demorado pois terá de ir ao distribuidor para uma análise mais detalhada (por volta de 15 dias). Caso o arranjo não seja possível e te resolvam te dar um novo e o distribuidor não tenha nenhum em stock poderá demorar até 1 mês dependendo de quando chega a nova remessa. Isto é o normal com os Clevo.

O problema dos Clevo é exactamente esse. Como se trata de portáteis tão especificos e potentes e pouco comuns os stocks normalmente não são tão altos comos os HP ou Toshiba o que pode provocar demoras. No entanto já várias pessoas com portáteis Tosh e HP tiveram de esperar 15 dias e até mesmo mais de 1 mês pelo arranjo (eu inclusivé). Por exemplo se fores á FNAC com um problema com um portátil que compres lá (digamos passado dois mêses) a resposta standard é 15 dias :) Normalmente nniguem refila porque é a FNAC pois o racional é induzido positivamente pela Marca.

Quanto a problemas de software (driver etc) é meter o CD da Clevo e pronto. Como em qq portátil. Honestamente, nesse aspecto também não são de forma nenhuma comparáveis a desktops. Se usares os drivers fornecidos pela Clevo estás sempre seguro. Caso comeces a fazer actualizações de drivers da gráfica com outro que não os fornecidos pela Clevo estás por tua conta mas isso em qq portátil.

Se comprares vais vêr que não te arrependes.

Trance
    PS: Mas ficas desde já avisado em relação aos Clevo. É como se comprasses um Porsh, a procura é sempre maior do que a oferta pois poucas unidades são construídas de cada vêz. Podes no entanto perguntar na loja se existe algum taxa que possa pagar por forma a te garantirem um portátil de substiuição mesmo que seja com caracteristicas inferiores se o perído de reparação for superior a um semana.

14. Trance

Trance Power Member

Mais uma coisa. Não te preocupes por te dito isto tudo, preocupa-te mais com os que não te dizem nada.

P: "Qual o tempo de reparação normal?"
    R: "Normalmente é rápido pois é HP, LG ou outro qualquer ...."

Ora isto é a mesma coisa que dizer ... "não sei" ou "depende do problema" ... isto é nada certo?

Eu já estive 1 mês há espera que a Sony me arranja-se um amplificador 5.1 e foi arranjar 2 vêzes com mesmo problema até que desisti e comprei outro (Creative). Ora isto faz um total de 2 mêses.

Trance

15. nulio

Thanks pelos comentários :) Vou analisar esse clevo com mais atenção.

A ***** só tem loja no porto?

Cumps

16. Trance

Trance Power Member

Sim a ***** só tem loja no Porto. Caso tenham em stock o envio é no próprio dia e no dia seguinte está em tua casa (pelo menos foi assim com o meu). Em caso de avaria enviam os CTT Express a tua casa para o irem levantar e quando estiver pronto enviam-to sem custos dentro do periodo de garantia (pelo menos está a ser assim com o meu d900c).

Se souberes Inglês podes consultar o que um sem número de pessoas dizem dos Clevo em (Sager e Eurocom são marcas que usam os Clevo e põe a sua etiqueta em cima):

http://forum.notebookreview.com/forumdisplay.php?f=1017

Dificuldades, dúvidas, assistência, overclocking novos drivers (não standard), assistência, novos lançamentos, problemas ... um sem número de coisas.

Trance

Partilhar esta Página