1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Comprar portátil

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por fergar, 15 de Outubro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 769)

1. 1) Qual é o orçamento disponível?
    Sem limite, mas quanto menos gastar...melhor.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    a,b ou c

a. Ultra-portátil: 12.1" ou menos
    b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
    c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"
    d. Substituição de Desktop: 17" ou mais

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Acer, não.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Net (filmes, músicas, desporto em directo, skype, msn, foruns, blogs)
    Open Office (tudo básico)
    Fazer pequenos clips de vídeo em HD (festas de família e amigos,viagens)
    Trabalhar fotografia (hobby)
    Ajudar nos trabalhos do 12º ano do filho(não sei quais).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    Mais para ficar em casa em diversas divisões.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Será para estar principalmente ligado à corrente.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Não.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Lisboa, Caldas da Rainha, Leiria.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
    Sim, mas não sei o que será mais indicado.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;
    c. WSXGA+ - 1680x1050;
    d. WUXGA - 1920x1200;
    Não sei responder. Só sei dizer que quanto mais nítida, definida e natural a imagem...melhor.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Não.

12) Quando é que vais comprar o portátil?
    Assim que decida qual será, mas não tenho pressa.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    Não sei quanto será preciso, mas tenho um disco externo de 320 MB.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    Só sei que gostava de poder guardar fotos e clips de vídeo sem perda de qualidade.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
    Penso que sim, para poder ver as fotos e os vídeos no LCD de HD.

Desculpem-me não perceber nada disto.
    Obrigado por toda a colaboração.

2. bsd

bsd Power Member

Esses requisitos são tão simples que é quase de dizer que qualquer portátil serve.

Só é preciso sublinhar a parte dos pequenos vídeos, e que o vai ligar à televisão, e provavelmente vai passar a ver muitos filmes no computador.

O meu conselho na generalidade é simplesmente apontar para um orçamento entre os 500 e os 700€ e guardar o resto do dinheiro para quando efectivamente sentir que precisa de outras características mais concretas. É ir a uma loja escolher um que lhe pareça bem. Os dois principais aspectos a olhar são: a qualidade do ecrã (distingue-se dos que estão ao lado para melhor ou pior), e a qualidade dos plásticos, se range ao premir com o dedo ou não, etc.

Eu iria para um baseado num processador da AMD com uma gráfica integrada da ATI porque têm bom desempenho gráfico e óptimo preço. Os processadores mais recentes da Intel são mais rápidos, mas isso não vai afectar a sua utilização do portátil.

Entre os meus favoritos neste segmento estão:

• Compaq Presario CQ50Z que se vê à venda nos hipermercados a preços muito, muito baixos (e acho que tem bom aspecto).
    • Fujitsu-Siemens Amilo Sa 3650 de 13.3" que tem a tal gráfica integrada da ATI que lhe vai dar um desempenho globalmente melhor do que outros (e permite ainda ligar uma gráfica externa muito potente).
    Vá pelos seus olhos (só tem de ter HDMI para ligar à televisão).

3. Obrigado pela resposta. Têm ambos bom wireless? É que me esqueci deste aspecto.
    Obrigado uma vez mais.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

wireless tem todos... Os mais recentes que tem draft-N, mas é preciso routers para tal...

Do resto, portáteis AMD com chipset ATI parecem boa aposta. Dado que queres ligar a HDTV, um modelo com HDMI é obrigatório.

E convinha 3 a 4 gb de ram e um cpu rápido, visto que vais querer trabalhar com vídeo HD...

Já agora qual a fonte dos videos? presumo que seja uma camera de filmar HD, mas qual a forma de passar o conteúdo? USB? firewire? gravação directa em DVD? cartões de memória?

5. Markos

Markos Power Member

6. Obrigado destrOyer.

A fonte dos vídeos é uma Canon HV20 (permite filmar em HD).

Para passar o conteúdo para o computador uso, como indicado no manual, um cabo CV-250F (4 pinos-6 pinos) entre a saída HDV/DV da câmara e uma placa de captação IEEE 1394 (DV) do computador. E no manual é a única descrita.

Para passar imagens fixas, já se tem que usar um cabo USB.

A câmara tem também uma saída HDMI, mas, segundo o manual, é apenas para ligar a uma HDTV.

Será que é fácil ter ou ligar uma placa ou terminal IEEE 1394 no portátil? Se não, está tudo estragado, sei lá...

Já agora, será possível saber o nome de modelos concretos com o perfil aconselhado?

Grato.

7. bsd

bsd Power Member

Ai, afinal era precisa uma entrada IEEE 1394? Há bastantes portáteis que têm mas por acaso nenhum dos dois que indiquei têm.

É uma questão de sorte com os modelos, mas o ASUS F8Vr (14.1") tem, é um bom bocado mais rápido e mais caro que os que indiquei antes (~950€). Os Sony têm quase todos e alguns são baratos.

Eu mais depressa comprava o VAIO FW21Z (~1450€) com ecrã de alta definição 1920x1080 ou o FW21M (~1150€) do que os Toshiba Qosmio que indicou o outro user, porque não sei quais são os programas que de facto utilizam o tal co-processador especial para video que tem o Qosmio. Mas é uma questão de ponderar quão a sério se está a trabalhar com vídeo, se vale o preço do Qosmio.

Partilhar esta Página