Comprar Produtos Apple na ***** Portugal – EVITE a todo custo

Devo ter sorte pois nunca tive problemas na ***** que frequento.

A ultima vez foi quando comprei um MacBook Pro e no espaço de 3 semanas o troquei duas vezes.

A primeira porque estava torto e não acentava os 4 "pés", da segunda foi um problema com a bateria.

Em ambas as situações fui bem tratado e nem levantaram problemas, chamaram o responsável da secção pós-venda e das duas vezes vim para casa com uma maquina nova.

Nota: ***** - CascaisShopping

 
Também eu tive experiências negativas com a *****, inclusivamente com produtos Apple.

De evitar para todo o tipo de compras de alto valor.

A minha escolha vai para as lojas Sonae (Vobis e Worten).
 
Não tenho nada a favor nem contra a ***** mas acho que os consumidores em Portugal são muito mal informados e, ao mesmo tempo, pensam que têm direito a mais do que é realmente verdade.
Podem googlar "lei das garantias" que aparece logo o diploma legal que regula estas situações.
Basicamente, nenhum vendedor é obrigado logo a trocar o bem danificado. O consumidor tem direito à reparação, à substituição ou à devolução do dinheiro mas em geral deve optar-se primeiro pela situação menos onerosa (que costuma ser a reparação). O que as grandes empresas normalmente fazem é dar garantias voluntárias (além do que a lei obriga) e trocar os bens com defeito no prazo de 15 dias ou um mês. Não são obrigados a isso mas fazem-no porque é mais fácil. Portanto, podem perfeitamente recusar-se a trocar iphones no prazo de 30 dias.
Já agora, há vários tipos de defeitos e um deles é de facto o bem não cumprir aquele fim para que o consumidor o que queria, se tla facto for do conhecimento do vendedor (imaginem alguém que quer uns óculos de sol para a neve e o vendedor sabe disso e vende uns óculos normais).

Editei para acrescentar que já accionei a garantia do meu macbook uma vez e foi 5 estrelas (a garantia normal dos 2 anos). O problema com as garantias é a Apple ser uma empresa americana e os americanos terem a mania de que não se lhe aplicam as leis dos outros países. Depois da troca disse que se voltasse a ter o mesmo problema e disseram-me que a Apple só dava mais 6 meses de garantia na peça nova, o que é ilegal em Portugal... mas isso já são outras novelas...
 
Última edição:
Bem, este tópico já serviu para me motivar(not).

Vou ter que ir à ***** activar a garantia do Macbook pro porque já vai com 4 ou 5 pixeis mortos, e estou a ver que a probabilidade de dar para o torto vai ser muita.
 
bem, como nestas coisas só serve para dizer mal... eu nao venho defender a posiçao da *****, apenas dizer o que se passou comigo nos ultimos anos, e nas várias compras que fiz na dita empresa/loja.

para mim, aqui na regiao norte, a do gaiashopping, é a PIOR ao nivel da assistencia ténica. já recusaram um teclado+rato da logitech, para reparaçao, dentro da garantia, só porque não tinha sido comprado lá. azar o nosso (meu e da minha namorada), que estávamos a tentar resolver o problema, é que só lá tinham um exemplar para troca... e supostamente, a ***** e a logitech têm um acordo para troca na HORA de produtos defeituosos, ou no periodo de garantia, que nao estejam a funcionar em condiçoes...

aquando da compra do iPhone 4, recorri à loja do Marshopping, na qual só tenho a dizer BEM! comprei o aparelho numa sexta-feira à noite, e só no sabado abri a embalagem. tinha um "lanho" no canto do visor...e, sabendo de antemao a restrita lei que impera de produtos apple na *****, pensei que tinha tido mesmo muito azar. nada mais enganado, liguei para lá, expliquei a situaçao, fui de "urgencia" à dita loja, e após terem explicado novamente o que se tinha passado, lá me trocaram o telefone. pelo meio, uns episodios caricatos, mas, nada que "2 pequenos berros" nao tenham posto em sentido, o artista que queria gozar com a minha cara. (um dos funcionarios, ao ver que o aparelho estava imaculado na caixa (recordo, eu so' tirei o plastico exterior, levantei o cartao da caixa, e vi aquele cenário... sem tocar no aparelho em si...) tirou a pelicula, bafejou para o ecran... tudo numa tentativa de "deixar marcas de uso" no aparelho... numa tentativa, sei la, de fugir a' garantia?!? enfim, lamentavel)

portanto, é como tudo, é preciso sorte.. :)
 
Há pouco tempo atrás comprei um tablet android na vobis (Sony S1). Aproveitando a campanha de um fim de semana que a Sony fez e em que desceu durante dois dias 150€ o preço do tablet.

Precipitei-me pois passado 2 dias fui devolvê-lo, apenas dizendo que não me tinha dado com o sistema operativo (foi essa a razão, na realidade).

Não puseram nenhuma questão e devolveram-me o dinheiro na hora (incluindo o do seguro que fiz).

Onde eu quero chegar com isto é que na ***** isto nunca aconteceria de certeza, não mo teriam aceite de volta, digo-o por experiência.

A ***** é muito bonita mas é para comprar livros, cd's, etc. Para compras maiores é para esquecer.

Para além de não ter os melhores preços.

Uma vez, para aproveitar uma campanha de crédito sem juros que lá havia, tive que ir à Vobis e pedir uma factura pro-forma (ou algo assim), que provasse que o artigo lá era mais barato, para que igualassem o preço na *****. Lá era significativamente mais caro...
 
Há pouco tempo atrás comprei um tablet android na vobis (Sony S1). Aproveitando a campanha de um fim de semana que a Sony fez e em que desceu durante dois dias 150€ o preço do tablet.

Precipitei-me pois passado 2 dias fui devolvê-lo, apenas dizendo que não me tinha dado com o sistema operativo (foi essa a razão, na realidade).

Não puseram nenhuma questão e devolveram-me o dinheiro na hora (incluindo o do seguro que fiz).

Onde eu quero chegar com isto é que na ***** isto nunca aconteceria de certeza, não mo teriam aceite de volta, digo-o por experiência.

A ***** é muito bonita mas é para comprar livros, cd's, etc. Para compras maiores é para esquecer.

Para além de não ter os melhores preços.

Uma vez, para aproveitar uma campanha de crédito sem juros que lá havia, tive que ir à Vobis e pedir uma factura pro-forma (ou algo assim), que provasse que o artigo lá era mais barato, para que igualassem o preço na *****. Lá era significativamente mais caro...


Boas, não venho aqui defender a ***** não sou colaborador da *****, venho só dizer por experiência própria que já troquei 2 tablets e mais artigos e nunca tive problema.
Agora quando diz que passado dois dias foi a vobis e trocaram na ***** também o fazem sem perguntar qual o motivo eu já fiz isso.
E tem outro permenor na ***** tens 30 dias para troca enquanto nas outras tem 15 dias.
ob
 
Penso que eles são menos receptivos no que toca a iPhone e iPad.
Macbooks e afins já tem uma posição diferente.

Exactamente, o que me disseram foi que os unicos artigos em que não efectuavam trocas ou devoluções eram os iphones e os ipads, continuo a não perceber pois se comprar um macbook gasto mais dinheiro que num dos outros 2.

independentemente da ***** não ser obrigada a trocar por isto ou por aquilo, o que é facto é que a assistência deles em produtos apple nomeadamente no meu caso iphone são uma verdadeira vergonha, eles e os seus parceiros *****.
Se tenho o meu problema resolvido e tenho um iphone novo foi a minha custa, pois da ***** só ouvi desculpas e negações.
 
bem, como nestas coisas só serve para dizer mal... eu nao venho defender a posiçao da *****, apenas dizer o que se passou comigo nos ultimos anos, e nas várias compras que fiz na dita empresa/loja.

para mim, aqui na regiao norte, a do gaiashopping, é a PIOR ao nivel da assistencia ténica. já recusaram um teclado+rato da logitech, para reparaçao, dentro da garantia, só porque não tinha sido comprado lá. azar o nosso (meu e da minha namorada), que estávamos a tentar resolver o problema, é que só lá tinham um exemplar para troca... e supostamente, a ***** e a logitech têm um acordo para troca na HORA de produtos defeituosos, ou no periodo de garantia, que nao estejam a funcionar em condiçoes...

aquando da compra do iPhone 4, recorri à loja do Marshopping, na qual só tenho a dizer BEM! comprei o aparelho numa sexta-feira à noite, e só no sabado abri a embalagem. tinha um "lanho" no canto do visor...e, sabendo de antemao a restrita lei que impera de produtos apple na *****, pensei que tinha tido mesmo muito azar. nada mais enganado, liguei para lá, expliquei a situaçao, fui de "urgencia" à dita loja, e após terem explicado novamente o que se tinha passado, lá me trocaram o telefone. pelo meio, uns episodios caricatos, mas, nada que "2 pequenos berros" nao tenham posto em sentido, o artista que queria gozar com a minha cara. (um dos funcionarios, ao ver que o aparelho estava imaculado na caixa (recordo, eu so' tirei o plastico exterior, levantei o cartao da caixa, e vi aquele cenário... sem tocar no aparelho em si...) tirou a pelicula, bafejou para o ecran... tudo numa tentativa de "deixar marcas de uso" no aparelho... numa tentativa, sei la, de fugir a' garantia?!? enfim, lamentavel)

portanto, é como tudo, é preciso sorte.. :)

pois como disseste é preciso mesmo muita sorte, se calhar trocaram-te pois ainda não o tinhas activado no itunes. porque se o tivesses feito terias visto a arrogância e a normalidade com que eles te teriam dito, "Lamentamos mas não efectuamos trocas de iphones". deixavas para reparação e 3 ou 4 semanas depois se tivesses sorte la te dariam um novo.

***** never more
 
Boas, não venho aqui defender a ***** não sou colaborador da *****, venho só dizer por experiência própria que já troquei 2 tablets e mais artigos e nunca tive problema.
Agora quando diz que passado dois dias foi a vobis e trocaram na ***** também o fazem sem perguntar qual o motivo eu já fiz isso.
E tem outro permenor na ***** tens 30 dias para troca enquanto nas outras tem 15 dias.
ob

Não trocaram. Devolveram o dinheiro. É muito diferente :)
 
Eu tive horas para devolver um aeroport extreme, um router da apple na *****. Venderam-mo como sendo o modelo mais recente já com a norma n, mas não, aquele ainda era draft n, só abri a caixa. Tiveram 2 tipos com luvas brancas de algodão calçadas à procura de sinais de uso durante que tempos na minha cara. Só depois de dar uns berros à responsável é que a coisa se resolveu, mas mesmo ela não queria dar o braço a trocer, uma empresa tão conceituada... caricata a situação. A Fnaz sempre foi um clube restrito da elite, só vendiam aos sócios, que não eram qualquer um... por acaso tive a ver na wikipédia, aprende-se umas coisas :)
 
Não trocaram. Devolveram o dinheiro. É muito diferente :)

pois bastante diferente, já tentei na ***** que me devolvessem o dinheiro de um leitor multimédia que esteve em reparação 40 dias ( e sem solução) e a resposta imediata deles foi que não devolviam dinheiro, só em vale ( vale esse com validade de apenas 3 meses) a ser utilizado numa compra na *****. Isto mostra a posição destes senhores, sempre acima da lei.
 
Recentemente também tive uma má experiência com a *****, se bem que no meu caso, me senti lesado, reconheço estarem dentro da lei.

Um disco externo da Western Digital com cerca de 6 meses deixou de ser reconhecido em qualquer PC. Levei lá ao abrigo da garantia, avisaram logo que se necessitasse de recuperação de dados tinha que pagar por fora, acho mal, já que o objectivo do equipamento é fazer cópias de segurança, entendo que, se uma ocorrência que é da responsabilidade do fabricante leva a perda dos dados, a responsabilidade da recuperação dos mesmos, quando possível deveria ser deles também, mas tudo bem, eram cópias de segurnaça, podia voltar a copiar para lá, disse que não havia problema nesse campo.
Ao fim de 29 dias enviaram SMS a dizer que podia ir lá que o problema estava resolvido. Quando cheguei ao SPV o funcionário disse-me que o disco não tinha reparação que me iam dar um vale do valor de compra. Argumentei que, uma vez que o produto ainda não tinha sido descontinuado e o preço actual na ***** era consideravelmente superior (+53%), pretendia que me efectuassem a troca por um igual ou então devolvessem o dinheiro para tentar comprar numa loja em que o preço permitisse voltar a comprar com menor prejuízo, uma vez que já tinha ficado sem os dados e um mês sem usufruir do equipamento. O funcionário, sempre muito educado, disse que eu tinha toda a razão, mas que a única alternativa a política da ***** dava era de dar um vale, válido por 90 dias, no valor da compra.

Ou seja, não me devolvem o dinheiro, apenas me permitem que o volte a gastar na loja, com prejuízo... E o funcionário confidenciou-me que se estivesse mais barato actuamente o disco, faziam ao contrário, trocariam o equipamento.

Que olhem para o negócio e não permitissem a troca, agora não devolver o dinheiro...
 
Recentemente também tive uma má experiência com a *****, se bem que no meu caso, me senti lesado, reconheço estarem dentro da lei.

Um disco externo da Western Digital com cerca de 6 meses deixou de ser reconhecido em qualquer PC. Levei lá ao abrigo da garantia, avisaram logo que se necessitasse de recuperação de dados tinha que pagar por fora, acho mal, já que o objectivo do equipamento é fazer cópias de segurança, entendo que, se uma ocorrência que é da responsabilidade do fabricante leva a perda dos dados, a responsabilidade da recuperação dos mesmos, quando possível deveria ser deles também, mas tudo bem, eram cópias de segurnaça, podia voltar a copiar para lá, disse que não havia problema nesse campo.
Ao fim de 29 dias enviaram SMS a dizer que podia ir lá que o problema estava resolvido. Quando cheguei ao SPV o funcionário disse-me que o disco não tinha reparação que me iam dar um vale do valor de compra. Argumentei que, uma vez que o produto ainda não tinha sido descontinuado e o preço actual na ***** era consideravelmente superior (+53%), pretendia que me efectuassem a troca por um igual ou então devolvessem o dinheiro para tentar comprar numa loja em que o preço permitisse voltar a comprar com menor prejuízo, uma vez que já tinha ficado sem os dados e um mês sem usufruir do equipamento. O funcionário, sempre muito educado, disse que eu tinha toda a razão, mas que a única alternativa a política da ***** dava era de dar um vale, válido por 90 dias, no valor da compra.

Ou seja, não me devolvem o dinheiro, apenas me permitem que o volte a gastar na loja, com prejuízo... E o funcionário confidenciou-me que se estivesse mais barato actuamente o disco, faziam ao contrário, trocariam o equipamento.

Que olhem para o negócio e não permitissem a troca, agora não devolver o dinheiro...

Mas na lei não diz que caso haja o mesmo modelo têm de o trocar por um igual? :S Só no caso de nao haver igual é que dão o dinheiro? :S

Casa empresa com a sua sentença.. até ver nao tive problemas com a *****..
 
Penso que apenas são obrigados a troca directa nos primeiros 14 dias, após a compra.
Que raio, agora tenho garantia e não me vão trocar? Isto não pode funcionar assim. 14 dias para troca mas isto se o comprador quiser outro produto, não porque teve um problema. É como aquela de que não trocam um equipamento com defeito porque este foi aberto. Então como raio é que a pessoa ia saber que ele tinha alguma coisa?
 
Que raio, agora tenho garantia e não me vão trocar? Isto não pode funcionar assim. 14 dias para troca mas isto se o comprador quiser outro produto, não porque teve um problema. É como aquela de que não trocam um equipamento com defeito porque este foi aberto. Então como raio é que a pessoa ia saber que ele tinha alguma coisa?

mesmo que tenha um problema nos primeiros 15 dias após a compra são obrigados a trocar.
 
Artigo 6.º[…]
1 — Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.

Creio que no caso do disco não ter reparação, eles seriam obrigados a trocar por outro igual ou equivalente, apenas no caso de já não existir é que te podem devolver o dinheiro.
 
Back
Topo