1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar sem IVA (Nomatica - Expansis)

Discussão em 'Digital Life' iniciada por pmamcg, 9 de Dezembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 8792)

1. Bom dia.
    Este é o meu primeiro post, no entanto acompanho este forum com alguma assiduidade. Nao sei de é do conhecimento geral, mas pela Nomatica, é possível adquirir artigos e não pagar o IVA, se o comprador for empresa ou estiver colectado nas finanças em alguma actividade (recibos verdes, por exemplo).

Digo isto porque em tempos tive uma empresa e as compras que fiz, foi através do NIF ou NIPC (n.º de contribuinte da empresa) e as facturas, quer do PDA, quer da multifunções que adquiri, vieram sempre sem IVA. Aliás basta, colocarem no opção de compra que é para uma empresa ou trabalhador em nome individual que o IVA é automaticamente subtraído ao valor da mesma. Como não percebi bem o esquema, informei-me junto de um familiar meu, que é funcionário da DGCI (finanças) e dois amigos meus (estes últimos inspectores da DGCI) e todos eles disseram desconhecer esta modalidade de venda. Terá a ver certamente com questões de IVA intracomunitário (questões fiscais), mas isso já são outras conversas.

O que é certo é que dá para fazer compras subtraindo o valor do IVA. Se é controlado pelos senhores das cobranças, digo finanças, isso não sei, mas vejam lá o que são 21% numa compra de 1500€.....

Se algum de vocês já fez alguma compra na Nomatica agradecia que partilhasse aqui essa experiência.

Obrigado

2. bgcngm

bgcngm Power Member

Pois... eu também queria saber mais sobre este assunto porque na *****-PRO também é possível comprar sem IVA.

3. apoc

apoc Power Member

sem iva so empresas ou similares ... o comum mortal contribuinte paga o iva ... acontece ...

4. Romani48

Romani48 Power Member

exacto! e se fosse a vocês não falava muito disto.. discutir isto no passado já me valeu um cartão amarelo :p

está na lei portuguesa que só as empresas têm direito a compras sem IVA..
    Nós, os, tal como o apoc referiu, comuns dos mortais, temos de as pagar.. caso contrário é considerado fuga ao fisco.

Cumps

5. bgcngm

bgcngm Power Member

No meu caso, o que eu queria saber era mesmo se para uma empresa não há qualquer problema em comprar nessas lojas (não pagando o IVA). Dizes que está na lei portuguesa?

Suponhamos que a empresa compra um artigo que não tem propriamente a ver com área de negócio em que se insere, por exemplo, um plasma ou um lcd...

6. Romani48

Romani48 Power Member

penso que mesmo assim, nesse caso não tenho a certeza absoluta, continua a não ter que pagar..

aliás.. exemplo de uma grande superficie como a makro.. as empresas podem comprar lá coisas sem ter de pagar o IVA..

7. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

pode ser para consumo interno... é legalmente dúbio é comprar em nome da empresa para equipar a residência...

já agora, quem tem actividade aberta (ppl dos recibos verdes) funciona como se fossem uma empresa, pelo que isso pode responder à questão.

8. bgcngm

bgcngm Power Member

Era isso que eu queria saber... Mas comprando em nome da empresa para equipar a residência não implica que isso tenha de entrar nas contas da empresa, certo?

9. nickie

nickie Power Member

As empresas na realidade já não pagam o IVA sempre q compram um produto uma vez que podem depois pedir a sua devolução ao Estado. Ou seja, compras um computador, pagas IVA no acto da compra, mas depois envias o valor para o Estado o devolver. Tem a desvantagem de demorar mais tempo, mas no final é tudo a mesma coisa.

10. nickie

nickie Power Member

Se comprares em PT, para receberes o IVA do Estado tem que entrar nas contas da empresa. No caso dessas empresas, podes não meter na empresa, mas corres o risco de haver uma inspecção e estás a levar na cabeça. Para além de que tens sempre a vantagem de poderes amortizar o bem e dessa forma reduzir o IRC a pagar.

11. ScruMbLe

ScruMbLe Power Member

E na Makro como funciona?

12. ScruMbLe

ScruMbLe Power Member

Estive a ler umas notas de esclarecimento do IVA Intracomunitário na http://www.*****-pro.com/pt/pt/xs_action/register/index.html e pelo que percebi, apesar dos produtos serem vendidos sem IVA, este depois terá de ser liquidado pela empresa. Foi este o meu entedimento.

Alguém sabe se na Makro também se pode comprar sem IVA?

A ideia era comprar um Tom Tom 520 Iberia. Visto que até será para um carro da empresa, não deverá haver problemas.

Última edição: 16 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página