Comprar sem IVA (Nomatica - Expansis)

pmamcg

Membro
Bom dia.
Este é o meu primeiro post, no entanto acompanho este forum com alguma assiduidade. Nao sei de é do conhecimento geral, mas pela Nomatica, é possível adquirir artigos e não pagar o IVA, se o comprador for empresa ou estiver colectado nas finanças em alguma actividade (recibos verdes, por exemplo).

Digo isto porque em tempos tive uma empresa e as compras que fiz, foi através do NIF ou NIPC (n.º de contribuinte da empresa) e as facturas, quer do PDA, quer da multifunções que adquiri, vieram sempre sem IVA. Aliás basta, colocarem no opção de compra que é para uma empresa ou trabalhador em nome individual que o IVA é automaticamente subtraído ao valor da mesma. Como não percebi bem o esquema, informei-me junto de um familiar meu, que é funcionário da DGCI (finanças) e dois amigos meus (estes últimos inspectores da DGCI) e todos eles disseram desconhecer esta modalidade de venda. Terá a ver certamente com questões de IVA intracomunitário (questões fiscais), mas isso já são outras conversas.

O que é certo é que dá para fazer compras subtraindo o valor do IVA. Se é controlado pelos senhores das cobranças, digo finanças, isso não sei, mas vejam lá o que são 21% numa compra de 1500€.....

Se algum de vocês já fez alguma compra na Nomatica agradecia que partilhasse aqui essa experiência.

Obrigado
 
sem iva so empresas ou similares ... o comum mortal contribuinte paga o iva ... acontece ...

exacto! e se fosse a vocês não falava muito disto.. discutir isto no passado já me valeu um cartão amarelo :p

está na lei portuguesa que só as empresas têm direito a compras sem IVA..
Nós, os, tal como o apoc referiu, comuns dos mortais, temos de as pagar.. caso contrário é considerado fuga ao fisco.

Cumps
 
exacto! e se fosse a vocês não falava muito disto.. discutir isto no passado já me valeu um cartão amarelo :p

está na lei portuguesa que só as empresas têm direito a compras sem IVA..
Nós, os, tal como o apoc referiu, comuns dos mortais, temos de as pagar.. caso contrário é considerado fuga ao fisco.

Cumps

No meu caso, o que eu queria saber era mesmo se para uma empresa não há qualquer problema em comprar nessas lojas (não pagando o IVA). Dizes que está na lei portuguesa?

Suponhamos que a empresa compra um artigo que não tem propriamente a ver com área de negócio em que se insere, por exemplo, um plasma ou um lcd...
 
penso que mesmo assim, nesse caso não tenho a certeza absoluta, continua a não ter que pagar..

aliás.. exemplo de uma grande superficie como a makro.. as empresas podem comprar lá coisas sem ter de pagar o IVA..
 
Suponhamos que a empresa compra um artigo que não tem propriamente a ver com área de negócio em que se insere, por exemplo, um plasma ou um lcd...

pode ser para consumo interno... é legalmente dúbio é comprar em nome da empresa para equipar a residência...

já agora, quem tem actividade aberta (ppl dos recibos verdes) funciona como se fossem uma empresa, pelo que isso pode responder à questão.
 
pode ser para consumo interno... é legalmente dúbio é comprar em nome da empresa para equipar a residência...

já agora, quem tem actividade aberta (ppl dos recibos verdes) funciona como se fossem uma empresa, pelo que isso pode responder à questão.

Era isso que eu queria saber... Mas comprando em nome da empresa para equipar a residência não implica que isso tenha de entrar nas contas da empresa, certo?
 
No meu caso, o que eu queria saber era mesmo se para uma empresa não há qualquer problema em comprar nessas lojas (não pagando o IVA). Dizes que está na lei portuguesa?

Suponhamos que a empresa compra um artigo que não tem propriamente a ver com área de negócio em que se insere, por exemplo, um plasma ou um lcd...

As empresas na realidade já não pagam o IVA sempre q compram um produto uma vez que podem depois pedir a sua devolução ao Estado. Ou seja, compras um computador, pagas IVA no acto da compra, mas depois envias o valor para o Estado o devolver. Tem a desvantagem de demorar mais tempo, mas no final é tudo a mesma coisa.
 
Era isso que eu queria saber... Mas comprando em nome da empresa para equipar a residência não implica que isso tenha de entrar nas contas da empresa, certo?

Se comprares em PT, para receberes o IVA do Estado tem que entrar nas contas da empresa. No caso dessas empresas, podes não meter na empresa, mas corres o risco de haver uma inspecção e estás a levar na cabeça. Para além de que tens sempre a vantagem de poderes amortizar o bem e dessa forma reduzir o IRC a pagar.
 
Estive a ler umas notas de esclarecimento do IVA Intracomunitário na http://www.*****-pro.com/pt/pt/xs_action/register/index.html e pelo que percebi, apesar dos produtos serem vendidos sem IVA, este depois terá de ser liquidado pela empresa. Foi este o meu entedimento.

Alguém sabe se na Makro também se pode comprar sem IVA?

A ideia era comprar um Tom Tom 520 Iberia. Visto que até será para um carro da empresa, não deverá haver problemas.
 
Última edição:
Back
Topo