1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar um Mac, ou não, eis a questão?!

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Koupaka, 25 de Março de 2013. (Respostas: 85; Visualizações: 6979)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Boa Noite pessoal

Tenho acompanhado as tecnologia ao longo dos anos de vida, no entanto nos ultimos anos que comçei a trabalhar deixei-me disto e perdi um pouco o fio à meada.
    A minha questão é a seguinte: Compensa comprar um Mac ou um outro computador?

A minha questão prende-se devido ao facto de eu já possuir um Iphone 4S (estando bastante satisfeito pelo o ter).
    No entanto, como todos sabemos, não é propriamente um "bixinho" barato de se adquirir.

Muitos me dizem: "Estás a comprar a marca...! Não vale pena pelo preço que é! Com o dinheiro que gastas, compras algo muito melhor!"
    Mas por outro lado tenho alguns que me dizem: "Acho que fazes bem não vais ficar desiludido; Já que tens um iphone, ficas com o portatil e é muito mais compativel; Esse portatil vai-te durar anos".

Preciso da vossa ajuda.
    Estive a ver e estaria interessado talvez em comprar o seguinte Mac:

Macbook Pro Retina 13 polegadas - 1549€ ou o 1749€. Até aqui tenho duvidas, uma vez que gostaria de saber se compensa comprar o mais caro.
    O computador seria sobretudo para trabalho, arrumar as minhas fotos, musica, ver videos (series, filmes...), internet e pouco mais.

Se alguem se lembrar de mais alguma coisa, acrescente.

Agradeço já a vossa ajuda

Cumprimentos

André Costa

2. Rseven

Rseven Power Member

Para isto o Macbook Air\Pro 13 serve perfeitamente.

Retina 13 é algo "fora do seu tempo". Por melhor que o ecrã seja, a HD4000 não é gráfica para tanta resolução
    Como se optares pelo o Pro podes fazer upgrades futuros de Ram\Disco.
    Air é limitado em termos de updates, mas a nível de portabilidade 5*

3. nerds

nerds Power Member

Não me leves a mal mas para a utilização que dizes que vais dar ao computador, não vejo porque estares a pensar em comprar o de 1749. O MBA serve perfeitamente

4. thendless

thendless Power Member

Que tipo de trabalho? De que aplicações não pode prescindir?

5. As aplicações que não posso prescindir é relativo. Uma vez que eu apenas vou precisar de "bater" texto, navegar, arrumar música.
    A minha experiência é quase 0, Com OX. Apenas tenho experiência com o sistema iOS.
    Mas tenho boas indicações e o seu sistema é acessível.
    No entanto, a minha Grand duvida é se realmente vou tirar vantagem com um Mac do meu iphone. Ou se um portátil sem ser Mac pode fazer o mesmo? No entanto se existe realmente um grande vantagem de compatibilidade entre iphone e Mac?
    A minha questão prende se mais por ai.
    Lobrigado a todos desde ja.

Ps: o retina vem com memória flash. Tenho boas referencias relativamente a isso. Pelo menos a minha mãe tem um toshiba com memória flash e aquilo é rapidíssimo.

6. kaboum

kaboum Power Member

Eu optava por um Air de 13 polegadas ou rMBP 13

7. clone

clone Power Member

Eu acho que a dúvida dele é quem que é que os Mac são melhores que os portáteis comuns para o uso que lhe vai dar :)

8. James10

James10 Power Member

Para uso comum, é em tudo melhor...penso que não haja dúvidas quanto a isso!
    Quanto a usar programas de modelação ou cálculo em que temos de recorrer ao windows a história já é outra, tal como para jogar!

Compra o retina de 13'', não te arrependes de certeza.

9. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Eu por acaso tenho uma questão relacionada com os Macs e os PCs, para a utilização que o Koupaka vai dar.

Já tenho perguntado isto a várias pessoas utilizadoras de OSX, mas ainda não encontrei uma resposta construtiva, só tenho apanhado fanboys. Vou assumir que o pessoal aqui tem mais maturidade e que é capaz de me esclarecer:

Gostava de que o pessoal que tem experiência com os 2 sistemas me dissesse o que é que o Mac faz melhor que Ubuntu, ou mesmo o que é que o Mac faz que o Ubuntu não faz (na utilização que o iniciador do tópico quer dar).

É que há malta a gastar bateladas de dinheiro em computadores da Apple porque não querem chatices com virus, lentidão ao longo do tempo e instabilidade, quando poderiam comprar um PC de qualidade e instalar Ubuntu, e tudo por se calhar metade do preço.

Eu ainda só brinquei num Mac, nunca fiz nada de especial.

10. James10

James10 Power Member

Funcionalidades do touchpad e suporte retina, assim sem analisar a fundo...

11. thendless

thendless Power Member

Sincronização de coisas básicas como calendários, contactos ou correio electrónico consegue fazer com qualquer computador ou sistema operativo; se tiver tudo em serviços Google ainda mais fácil se torna. Quando considera aplicações mais específicas tem que ver uma a uma se têm versões para Windows (por regra têm).

Há muitas razões para optar pelo OSX, mas sincronização entre equipamentos não seria, a meu ver, algo que justifique o investimento só por si.

@Arpeggio
    O melhor que tens a fazer é abrir um tópico à parte, caso contrário nem tu nem o Koupaka sairão devidamente elucidados.

12. Fala me mais sobre então essa vantagens?

Se alguém me pudesse explicar o que acha da drive flash, se realmente compensa o investimento, ou uma drive normal tem o mesmo efeito?!

13. O air eu vejo um inconveniente. Não tem entrada Hdmi.

14. thendless

thendless Power Member

Julgo que só o Mac-mini é que tem entrada HDMI. Para todos os outros necessitará de adquirir um adaptador.

Em relação à outra questão, lamento mas não tenho qualquer interesse em convencê-lo a adquirir um portátil Apple. Se essa é ou não a melhor solução para si é uma questão que terá que responder por si próprio, sem pressas. Não obstante, qualquer dúvida específica que tenha estou à disposição.

15. Eu quando comprei o Mac tive com principal referência a edição de Fotografia. A fiabilidade, a fluidez do sistema operativo foram os pontos chave. A compatibilidade de software, na altura e agora, os programas Adobe.

O design, a autonomia a qualidade de imagem ( ecra glossy ), foram outros factores...

Se foi caro ? Sem dúvida. Ainda hoje o tenho.. mudei o Disco e RAM ( maior capacidade ). Valeu cada cêntimo.

16. JXulo

JXulo Power Member

Sincronização entre os equipamentos não sei porque não tenho um iphone mas se a sincronização entre o computador e o iphone 4s for através do itunes penso que será indiferente teres windows, osx ou qualquer outro S.O pois é o itunes que gere isso, não obtendo tu nenhuma vantagem em teres mac só por causa disso mas alguém mais esclarecido poderá dizer-te e corrigir-me.

Para "bater" texto , "arrumar" fotos e músicas, ver filmes e séries penso que não precisas de um pc tão caro e um qualquer pc barato dará para a tua utilização e muito mais.

Quando à memória flash (penso que esteja a falar de ssd), sim compensa bastante, mesmo um pc antiquado parece uma máquina nova :). Se a sincronização for apenas através do itunes e não obtiveres nenhuma vantagem em ter osx talvez um pc de 700 ou 800 euros seja mais que suficiente para ti. Depois compras um sdd à parte e trocas pelo disco antigo (mecânico).

Tens aqui algumas opções que são cortesia do utilizador "brruno" que mostrou ontem a um utilizador que precisava de muita mobilidade, talvez haja mais algumas mas para isso terias que criar um tópico com os teus "objectivos" para o portátil lá na parte dos portáteis. (Nem todos os portáteis poderão permitir trocar o disco pelo que se não optares por um mac o melhor é mesmo criares um tópico teu dedicado à tua utilização do portátil.

pior/pequeno/pesado██ ██ ██ ██ ██ ██ melhor/maior/leve
    (não comparei a RAM pois é o mais barato e fácil de aumentar, sendo que em ultrabooks nem sempre é possivel)
    (TI) - Teclado iluminado
    Valores de bateria a navegar com wi-fi

U-ULV (consumo e performance inferiores), M-Dualcore , QM Quadcore.
    .
    {1} permite trocar o disco.
    {2} permite remover o DVD para um segundo disco
    Matte - Anti reflexivo | Touch - touchscreen | " ____ " - glossy = reflectivo

Mais potente
    *Clevo W350ET _________(15.6" 1920x1080 matte,2.7kg,i7-3630QM [2.4-3.4 GHz],8GB RAM[24GB],750+128GB SSD+7200rpm, GTX660M, 4h00) >~1000€ {1,2,}

Maior portabilidade
    *Sony Vaio VPC-SE2K9E/B_ (15.6" 1920x1080____,2.0kg, i7-3630QM [2.4-3.4 GHz], 6GB RAM[12GB],750GB 5400rpm________ GT640M LE,__4h30) 1030€(TI){1}
    *HP ENVY 6-1201sp_______(15.6" 1366x768 ____ ,2.15kg,i7-3517U [1.9-3.0 GHz], 6GB RAM [16GB] 500GB 5400rpm+24GBSSD, HD8750M _, 5h30) >960€ {1}
    *ASUS UX42VS-W3028H __ (14.1" 1366x768 matte,1.7kg, i5-3317U [1.7-2.6 GHz], 4GB RAM [12GB] 500GB 5400rpm+24GBSSD, GT640M __, 5h00) >925€ {1?}
    *Samsung NP700Z3C-S01PT(14.1" 1600x900 matte,2.0kg, i5-3210M [2.5-3.1 GHz], 6GB RAM [12GB] 1TB _ 5400rpm+8GB SSD, GT630M ___ 6h00) >830€ (TI)
    *Sony Vaio SV-E14A2X1EB, (14.1" 1366x768 _____,2.2kg, i5-3210M [2.5-3.1 GHz] 6GB RAM [16GB] 750GB 5400rpm ________, HD7670M _ , 6h00) >800€ (TI) {1}
    *Sony Vaio SV-S1311R9EB, (13.3"1366x768 matte,1.7kg, i7-3520M [2.9-3.6 GHz], 4GB RAM [12Gb] 750GB 5400rpm ________, GT640M LE, 4h30) 760€(TI){1}
    *HP Envy 6-1020SP_______(15.6" 1366x768 ____ ,2.15kg,i5-3317U [1.7-2.6 GHz], 4GB RAM [16GB] 128GB SSD ___________ , HD7670M _, 5h30) >750€ {1}
    *Samsung NP530U4C-S03PT(14.1" 1366x768 matte,1.8kg, i5-3317U [1.7-2.6 GHz], 6GB RAM [12GB] 1TB _ 5400rpm+24GB SSD, GT620M _ , 5h30) >735€ {1}

Última edição: 26 de Março de 2013
  17. thendless

thendless Power Member

@JXulo
    O OP não referiu a portabilidade como um factor a ter em conta na aquisição. Os restantes membros é que tendo em conta a utilização a que se destina o computador lhe sugeriram o MacBook Air. De qualquer forma essas comparações são bastante interessantes.

18. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Em relação à sincronização de um iPhone/iPad é indiferente ter Windows ou OSX (até acho que no Windows tenho a vantagem de usar o Photostream sem ser obrigado a comprar o iPhoto).
    Tenho neste momento PCs Windows e um Mac e continuo a sincronizar os iDevices no Windows.

Apenas caso se vá usar as aplicações de produtividade da Apple como o Pages, Numbers ou Keynote se tem a vantagem da sincronização de documentos.

19. JXulo

JXulo Power Member

Ah, pois em procurei e não encontrei essa exigência, mas como apenas vi "macbook air" por todo o lado pensei que eu é que estivesse a ver mal. Se não precisar de portabilidade então ainda melhor, além daqueles exemplos que "dei" (foi feito pelo brruno) haverão muitos mais por onde escolher.

20. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Alguem falava no facto dos airs não terem HDMI, apenas os MBPs com Retina é que têm, mas nada que um adaptador de 6-7€ no ebay não resolva.

Para a utilização que o user lhe vai dar recomendava-lhe um Air, é mais leve, mais pequeno, mais barato e tem SSD na mesma, a unica diferença é o ecra.

O que me levou a comprar um macbook não foram as specs, foi o OS que é de facto mais agradável que o windows, perco muito menos tempo com manutenção e afins do OS, o ecrã com cores muito boas, pena ser tão glossy, mas não me faz diferença, continua a ter umas cores e um contraste muito bom, ecrans desta qualidade não se encontram em portáteis de outras marcas a não ser em modelos de classe mais elevada e os preços vão parar aos mesmo do MBP, a autonomia da bateria, e claro o Final Cut Pro, que é da Apple e continua a ser um dos programas de edição de video mais comuns no mercado.

Não me arrependo de ter pago mais por estes detalhes, muito pelo contrário, não me vejo a comprar um portátil de outra marca tão cedo, um portátil não é feito só de um processador, gráfica, ram, disco, o chassi conta muito assim como trackpads, monitor, teclados e tudo o resto, o meu faz para a semana dois anos e está como novo, nunca me deu um unico problema, nem software nem hardware.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página