@scala podes verificar se o mesmo é licenciado se a chave que foi usada para o ativar se encontra de acordo com os termos de licenciamento.
Como é óbvio, não podes usar uma chave de Windows de licenciamento por volume (MAK\KMS) num computador não pertencente à empresa.
Está nos temos de contrato.
E não estou a confundir. O Windows 10 tem algumas diferenças como a possibilidade da chave de produto ficam associada a uma conta Microsoft ou até o facto de o mesmo poder ser utilizado sem qualquer chave (
link) por tempo indeterminado na sua totalidade à exceção da marca de água e personalização (que até se consegue fazer editando o registo...).
A nível de licenciamento, o Windows deverá estar ativado e licenciado como em todas as versões, particularmente a partir do Windows XP que introduziu a ativação de produto. Está nos termos de licenciamento e é bastante explicito.
As chaves compradas em revendedores não autorizados acarretam o riscos de, por exemplo, não funcionarem.
No meu ponto de vista, não vale a pena. O Windows 10 Home custa, diretamente da Microsoft,
145,00€ e o mesmo irá funcionar para sempre.
O Windows 10 Pro está disponível por
250,00€ mas não traz qualquer vantagem para os utilizadores domésticos "normais". Possibilita mais algumas funcionalidades como ligação ao Active Directory, Hyper-V, acesso remoto por RDP, politicas de grupo, ou seja, coisas relacionadas com empresas e gestão de ADDS.
A nível de performance, é EXATAMENTE O MESMO.