Compras sem IVA empresas

Também tenho curiosidade nestas questões. O que é "aceitar pagar tudo?" todas as compras que fez? ou somente o valor da diferença do IVA que ficou por declarar?
Se forem as finanças a caírem-te em cima, arriscas um processo por fuga ao fisco. E isso nunca é bom nem barato.
 
Um profissional independente na área de consultoria informática, se comprar um PC por motivos profissionais para uso próprio não pode deduzir o IVA?
Uma pessoa que esteja em regime de teletrabalho não pode deduzir material de escritório para uso próprio?
 
Um profissional independente na área de consultoria informática, se comprar um PC por motivos profissionais para uso próprio não pode deduzir o IVA?
Se ele (trabalhador independente) está a comprar um PC para utilizar na sua atividade profissional pode deduzir o IVA. O que queres dizer para uso próprio? Se também o pode usar sem ser em trabalho?
Uma pessoa que esteja em regime de teletrabalho não pode deduzir material de escritório para uso próprio?
Se essa pessoa for trabalhador independente claro que pode, é material para desempenhar a sua atividade esteja onde estiver. Também não anda só com o telemóvel no local de trabalho.
 
Por uso próprio queria dizer uso profissional. Era o que eu pensava. Não é suposto deduzir únicamente bens que irão ser revendidos. Ainda há dias comprei uma cadeira de escritório e uma máquina de café numa loja. Pedi facturas separadas porque pretendo deduzir o IVA da cadeira, da máquina do café obviamente não faria sentido.
 
Simplificando a “coisa”, se tens um contribuinte elegível (podes confirmar na site europeu)

Boas como e onde é que verifico isso, alguém me esclarece?

Eu trabalho por conta de outrem mas também tenho atividade aberta como trabalhador independente há alguns anos. Não desconto para a SS por aí (porque desconto por conta de outrem) nem pago IVA nos recibos verdes porque faço menos de 10k ou 8k(?) por ano mas gostava de saber se poderia tirar algum proveito de uma conta Amazon Business.

Tenho contabilidade simplificada, e a verdade é que não tenho muitas despesas do trabalho independente (só o normal computador, internet, luz...) que são coisas normais de quem exerce atividade em casa. Mas às vezes posso querer fazer um upgrade a qualquer coisa na secretária, comprar um livro que até está relacionado com o que faço ou mesmo entretenimento que de alguma forma está relacionado(?) videojogos, filmes... e se calhar escusava de andar a pagar algumas coisas com IVA.

Alguém me ajuda?
 
Então por exemplo, compro um computador ou um telemóvel em espanha para uso da empresa. Não estou a pagar IVA nessa transacção. Vou ter de pagar o IVA em Portugal? Quem diz isto, pode ser uma máquina industrial ou etc.. ( A empresa é de metalurgia, e no vies o NIF é válido )
 
Boas a todos, aproveito este topico para deixar 2 duvidas.

Sou empresario em nome individual e tenho a opçao de escolher o tipo de IVA no meu fornecedor, posso escolher "sem iva" ou o "iva a 21%" (porque é espanhol).

1- Há alguma vantagem num em comparaçao com o outro tipo de iva, qual devo escolher ?

2- Tenho de escolher o tipo de sociedade, lá tem "Lic. fiscal propia", visto que nao sou sociedade é esse o adequado? Ou escolho o campo "Outro"..

Obrigado
 
Sou trabalhador independente e fiz uma compra no âmbito da actividade (material informático) na Amazon já sem IVA (estou registado no VIES). Que campo tenho de preencher na Declaração Periódica?
 
Pelo que percebi, ao fazer uma compra através da Apple Store pela empresa, o pagamento já é feito sem o IVA.
Que dados são necessários ?
 
Boas a todos, aproveito este topico para deixar 2 duvidas.

Sou empresario em nome individual e tenho a opçao de escolher o tipo de IVA no meu fornecedor, posso escolher "sem iva" ou o "iva a 21%" (porque é espanhol).

1- Há alguma vantagem num em comparaçao com o outro tipo de iva, qual devo escolher ?

2- Tenho de escolher o tipo de sociedade, lá tem "Lic. fiscal propia", visto que nao sou sociedade é esse o adequado? Ou escolho o campo "Outro"..

Obrigado
Se for sem IVA através do VIES e no regime de isenção o valor do IVA terá de ser liquidado cá.
Nesse caso o pagamento do IVA lá ficará mais em conta.
Atenção que compras intracomunitárias têm um valor máximo para quem está no regime de isenção, algo que eu não vejo ninguém falar sobre isso.
É o mesmo modelo de isenção para compras cá, ultrapassando os valores máximos estabelecidos passam automaticamente para regime de IVA.

E nas compras sem IVA com liquidação do mesmo cá terá de se fazer a declaração todos os meses.
Se comprares com o IVA deles a declaração é trimestral.
 
Última edição:
Boas, uma questão. Queria comprar dois monitores, mas gostaria de saber uma coisa. Tendo a minha mãe uma empresa, como funciona o "retorno" do iva para as empresas? Isto é, há lojas onde se for para uma empresa não pagas o IVA. E depois a lojas que parece que pagas o IVA e depois tens de o ir "receber"? Como funciona isso? E qual é o processo necessário?
 
Boas, uma questão. Queria comprar dois monitores, mas gostaria de saber uma coisa. Tendo a minha mãe uma empresa, como funciona o "retorno" do iva para as empresas? Isto é, há lojas onde se for para uma empresa não pagas o IVA. E depois a lojas que parece que pagas o IVA e depois tens de o ir "receber"? Como funciona isso? E qual é o processo necessário?
A compensação é feita na declaração periódica do IVA.
 
Olá!
Desculpem-me a ignorância mas estou a tentar comprar na amazon.es, sou empresário em nome individual, já fiz o registo na amazon para poder comprar sem IVA, o meu nif está validado no VIES e na plataforma da Amazon no entanto no final da compra o valor a pagar é com IVA. Tenho que fazer mais alguma coisa, depois eles acertam o IVA, que se passa?
 
Back
Topo