Compras sem IVA empresas

Em princípio, tem dois anos de garantia.
E será que existe problema quando eu tentar fazer RMA e a fatura tiver o nome de uma empresa e não de um indivíduo?
Eu sei que a loja não tem problemas com compras em segunda mão e com faturas que não estejam no nosso nome, no entanto, não sei se facto de ter o nome de uma empresa, gera algum problema. Mas se calhar é melhor contactar a loja para esclarecer este detalhe, a não ser que haja alguma lei que eu não saiba.
 
E será que existe problema quando eu tentar fazer RMA e a fatura tiver o nome de uma empresa e não de um indivíduo?
Eu sei que a loja não tem problemas com compras em segunda mão e com faturas que não estejam no nosso nome, no entanto, não sei se facto de ter o nome de uma empresa, gera algum problema. Mas se calhar é melhor contactar a loja para esclarecer este detalhe, a não ser que haja alguma lei que eu não saiba.
Acho que contactar a loja é uma excelente ideia.
 
Até porque, teoricamente, se foi comprada pela empresa e não foi revendida, faz parte do imobilizado da empresa.
 
Até porque, teoricamente, se foi comprada pela empresa e não foi revendida, faz parte do imobilizado da empresa.

Neste caso foi comprada pela empresa "dele" e revendida a mim, certo?

Mas agora estou na dúvida se realmente tem 2 anos de garantia, pois encontro informação contraditória ou então sou eu que não sei ler.

Ora, aqui no portal da queixa conseguem ver alguém a ser rejeitado garantia de mais de 6 meses:
EDIT: Não consigo colocar o link pois contém o nome de uma loja, no entanto a resposta da loja é a seguinte:

Em relação ao reportado, efetivamente a garantia dada pela fabricante nestes casos é mais reduzida. Sendo uma compra em nome empresarial, o fabricante regista o produto como sendo para uso profissional. Para uso profissional esta matéria é regulada pelo Código Civil, sendo que o prazo de garantia caso não haja convenção em contrário será de 6 meses, de acordo com o nº 2 do artigo 921 do Código Civil.

No entanto, aqui na deco diz que tem 2 anos, a não ser que eu esteja a ver mal: https://www.deco.proteste.pt/eletro...paracao-troca-desconto-reembolso-sao-solucoes

Na loja tradicional ou online, os bens móveis têm uma garantia de dois anos. A venda de bens em segunda mão por profissionais também tem a garantia de dois anos, exceto se este prazo foi reduzido por mútuo acordo
 
No meu entender, depende do artigo e da sua utilização.

Mas, falando com a loja que vendeu poderá esclarecer esta venda em concreto.
Telefonei para a loja e confirmou-me que mesmo comprando como empresa, eles dão 2 anos de garantia.

De seguida telefonei para a Asus e foi-me dito que mesmo comprando como empresa, que a loja dá os 2 anos e a Asus dá + 1 ano.

De seguida, recebo resposta ao e-mail que enviei à Asus ontem, a dizer que se comprar como empresa, só tenho direito a 1 ano de garantia.

Ora, em que ficamos? Respostas contraditórias, é do melhor mesmo.
 
Telefonei para a loja e confirmou-me que mesmo comprando como empresa, eles dão 2 anos de garantia.

De seguida telefonei para a Asus e foi-me dito que mesmo comprando como empresa, que a loja dá os 2 anos e a Asus dá + 1 ano.

De seguida, recebo resposta ao e-mail que enviei à Asus ontem, a dizer que se comprar como empresa, só tenho direito a 1 ano de garantia.

Ora, em que ficamos? Respostas contraditórias, é do melhor mesmo.
Quem tem que assumir a garantia é a loja que vendeu o artigo.
 
Voltei a telefonar para a Asus e atendeu a mesma pessoa e disse que se enganou e afinal é mesmo só 1 ano.

Ou seja, neste caso a loja é que se responsabiliza mesmo pelo 2.º ano da garantia (já liguei a confirmar).
Não acredito que a Asus só dê um ano e a loja assuma o segundo ano.
O mais certo é a loja depois dizer que o fornecedor só deu 1 ano por ter sido uma empresa a comprar.
 
Se comprares ao balcão de uma loja europeia, mesmo que dês contribuinte português, de uma empresa que deduza iva, pagas com IVA.
Pelo menos eu só pago sem IVA quando compro online e a entrega é em Portugal.
Quando é ao balcão ou se colocar os pontos de entrega ou morada espanhola, pago com IVA.
Bem, eu já comprei em PT, em loja física, com NIF de empresa espanhola, e não se pagou IVA logo na aquisição. Tive foi que avisar antes, e foram verificar e confirmaram que não pagaria IVA, pois também não sabiam.
 
Se for sem IVA através do VIES e no regime de isenção o valor do IVA terá de ser liquidado cá.
Nesse caso o pagamento do IVA lá ficará mais em conta.
Atenção que compras intracomunitárias têm um valor máximo para quem está no regime de isenção, algo que eu não vejo ninguém falar sobre isso.
É o mesmo modelo de isenção para compras cá, ultrapassando os valores máximos estabelecidos passam automaticamente para regime de IVA.

E nas compras sem IVA com liquidação do mesmo cá terá de se fazer a declaração todos os meses.
Se comprares com o IVA deles a declaração é trimestral.
Para pagar o IVA de uma compra realizada em espanha.
Estou em regime de isenção.
Podes informar qual o link no site das finanças a preencher para gerar a ref multibanco?
Obrigado
 
Boas,

Ele disse-me que é 2 anos para consumidor e empresas. Está errado?


Ah ok, sendo assim deve ser dessa forma, onde depois é deduzido posteriormente.
Ele diz que vem em nome da empresa. Vou ter problemas?

Depende do Produto, se for da linha de consumo então só tem 1 ano, mas se for da linha profissional pode ter até 3 anos.

Alguns equipamentos da linha Profissional da ASUS vem com oferta do 2º e 3º ano de garantia se o registarem, verifica se é o caso.


Quem tem que assumir a garantia é a loja que vendeu o artigo.

Não, tanto o Vendedor como o Produtor, ou até o Representante Legal do Fabricante. são responsáveis, não poderá é exigir certas opções do Produtor, a devolução do montante pago por exemplo.

Cumps.
 
Boas malta.
Uma dúvida para quem poder ajudar.
Trabalho por conta de outrem, mas também sou trabalhador independente, tenho atividade aberta. Atualmente tenho isenção de iva, mas na minha atividade não ganho nada em ter isenção.
Queria comprar um telemóvel e aproveitar não ter de pagar iva, posso cancelar a qualquer altura o regime de isenção de iva?
 
Também gostava de saber como isso funcionava. Estou na mesma situação, para comprar algo tem de ser em nome de uma empresa ou basta ter atividade aberta e estar isento de IVA?

Pelo que pesquisei, à partida teria de ser empresa e esse IVA mesmo não sendo pago na altura da compra tem depois de ser deduzido. É isto?
 
Back
Topo