Compras sem IVA empresas

Pessoal tenho exatamente este mesmo problema. Antigamente tinha uma conta em nome da empresa com o NIF da empresa (confirmado e tudo) e sempre que fazia contas em que fosse possível deduzir o IVA, quando fosse fazer o pagamento aparecia o valor sem IVA.
Atualmente (acho que foi desde que atualizou para Business account) já aparece em cada produto quais dão para comprar sem IVA ou c/. Mas quando adiciona ao saco e tento pagar, fica sempre o valor em pleno.
Experimentei isso com um produto que adquiri há um mês e já nao consigo deduzir. O que mudou no site?

Também está acontecendo com a conta da empresa onde eu trabalho.

Aparece o preço sem o iva com o valor do iva entre parêntesis () mas ao pagar, temos que pagar na totalidade.
O que mudou?
 
Também está acontecendo com a conta da empresa onde eu trabalho.

Aparece o preço sem o iva com o valor do iva entre parêntesis () mas ao pagar, temos que pagar na totalidade.
O que mudou?
Vejam se o vendedor desse produto é a amazon ou outro.
Ultimamente tenho reparado que apesar de aparecer o preço sem iva nos produtos, no checkout só é retirado, quando o vendedor é mm a amazon.
 
Boa tarde... tendo eu atividade em aberto, apesar de trabalhar por conta de outrem e fazer os respetivos descontos pela conta de outrem, tenho eu a possibilidade de poder comprar sem IVA, uma vez que tenho a atividade em aberto? Se sim que implicações poderei ter nesse aspeto fiscal? Alguém sabe responder?
 
Boa tarde... tendo eu atividade em aberto, apesar de trabalhar por conta de outrem e fazer os respetivos descontos pela conta de outrem, tenho eu a possibilidade de poder comprar sem IVA, uma vez que tenho a atividade em aberto? Se sim que implicações poderei ter nesse aspeto fiscal? Alguém sabe responder?
Sim, um TI também pode. Necessita de estar válido no VIES.
Mas atenção que depois obriga à declaração de IVA.
 
Para verificares se o teu NIF é válido no VIES, só tens de preencher o primeiro campo com o teu NIF, podes ignorar a parte referente a "Estado membro do requerente".

Deverá aparecer:

Número de IVA inválido para transações transnacionais na UE

ou

Sim, número de IVA válido

 
Uma questão, um trabalhador independente ou um ENI têm NIF de Particular.
Neste caso não é possível efetuar compras intracomunitárias sem IVA correto?
No VIES indica-me que o meu NIF , embora nas condições anteriomente descritas, não é válido, pese embora possa deduzir IVA nas DP relativo a compras efetuadas em PT.
 
No caso das empresas é necessário "activar" a opção de transacções intra-comunitárias para o NIF ser válido no VIES, penso que se faça o pedido no portal das finanças. Talvez o mesmo se aplique no caso de ENI.
 
Última edição:
Uma questão, um trabalhador independente ou um ENI têm NIF de Particular.
Neste caso não é possível efetuar compras intracomunitárias sem IVA correto?
No VIES indica-me que o meu NIF , embora nas condições anteriomente descritas, não é válido, pese embora possa deduzir IVA nas DP relativo a compras efetuadas em PT.
Eu sou ENI, com o meu NIF particular, e faço compras intercomunitarias sem IVA.
 
PSC tiveste de efetuar algum pedido para o teu NIF passar a ser elegível?

edit: ja vi que consigo selecionar essa opção ao editar o tipo de actividade no site da finanças. nao vou alterar agora nada para nao gerar possivel confusao com a entrega da DP do IVA.

já agora um pouco off-topic mas talvez me saibam ajudar (o que agradeço) com duas questoes relativas a IVA:

- Caso nao se tenha deduzido (por lapso) IVA passível de ser deduzido, imaginemos, em aquisições de 2018, deverao ser entregue novas DP's periódicas que compreendam período, ou deverá ser declarado o valor acumulado de deduções de IVA nao previamente declaradas na atual DP de IVA ?

- o CIVA indica que este prazo é até 2 anos atrás desde o momento em que se tem direito à dedução. Para mim nao está claro se o momento em que se tem direito à dedução é referente à data da aquisição com valor do IVA passível de ser deduzido, ou se o momento em que se tem direito à dedução é iniciado no momento em que se irá preencher a DP relativa a esse período.
 
Última edição:
PSC tiveste de efetuar algum pedido para o teu NIF passar a ser elegível?

edit: ja vi que consigo selecionar essa opção ao editar o tipo de actividade no site da finanças. nao vou alterar agora nada para nao gerar possivel confusao com a entrega da DP do IVA.
Exacto, tens que entregar/submeter uma declaração de alteração de actividade.

image.png
 
Obrigado pelo esclarecimento. Relativamente ao IVA não deduzido em anteriores DP conseguiam também indicar se terei que entregar novas declarações para cada um desses períodos ou se basta na atual DP declarar os valores dedutíveis acumulados em falta nas DP anteriores?
 
Última edição:
Quais as desvantagens desta possibilidade (compra sem IVA) face a alguém que está sem essa "regalia"? Em termos fiscais e afins... Sou um bocadinho naive nesses assuntos.
É para compras que uses na tua atividade e por isso já compras sem IVA. Depois fazes os acertos na declaração trimestral de IVA.
 
Encontrei esta explicação para procedimento em compras de bens e serviços intracomunitários no fórum de finanças pelo user CDCD:

Quando as lojas estrangeiras intracomunitárias nos enviam items sem IVA, isso é pela regra de reverse charge / autoliquidação, que tem de ser declarado pelo trabalhador independente na declaração periódica: preenche-se "aquisições intracomunitárias de bens e operações assimiladas -> cujo imposto foi liquidado pelo declarante" e depois a secção "imposto dedutível", tal como para os items nacionais, com igual montante. A parte intracomunitária dá soma 0, nada a entregar ou a receber do estado.

Uma questão:

Imaginemos que um trabalhador independente adquire um PC para motivos profissionais. Pode deduzir o respetivo IVA aquando da DP. Mas para efeitos de IRS poderá deduzir a totalidade do valor do PC ou poderá deduzir apenas o valor de aquisição do PC retirando a este valor o valor do IVA deduzido?

Exemplo:

PC c/IVA = €1230
IVA dedutivel = €230
Despesa a declarar para efeitos de IRS para efeitos de cálculo de rendimento anual = €1000 ou €1230 ?
 
Encontrei esta explicação para procedimento em compras de bens e serviços intracomunitários no fórum de finanças pelo user CDCD:



Uma questão:

Imaginemos que um trabalhador independente adquire um PC para motivos profissionais. Pode deduzir o respetivo IVA aquando da DP. Mas para efeitos de IRS poderá deduzir a totalidade do valor do PC ou poderá deduzir apenas o valor de aquisição do PC retirando a este valor o valor do IVA deduzido?

Exemplo:

PC c/IVA = €1230
IVA dedutivel = €230
Despesa a declarar para efeitos de IRS para efeitos de cálculo de rendimento anual = €1000 ou €1230 ?

1000
 
Boas malta tenho aqui uma questão que se enquadra parcialmente neste tópico. Desde já peço desculpa por derivar a conversa mas não encontrei em lado nenhum um esclarecimento e tenho alguma urgência nisto.

Então, pretendo comprar um mac na ***** (que estão em promoção) pela minha empresa, mas tenho que comprar online porque não tenho cartão de débito ainda. o Problema é que nas definições da minha conta da ***** não consigo alterar o meu nif, e em lado algum no processo de compra pedem essa informação, apesar de nas definições de conta ter uma opção "Sou uma empresa".

Mais alguém passou por isto, ou consegue ajudar? A conta ***** pro - empresas ajuda?

Obrigado.
 
Back
Topo