Compras sem IVA empresas

No meu caso tenho NIF empresarial mas com nº de particular (ENI), as lojas nem sabem - à partida - se sou Empresa ou não
 
No meu caso tenho NIF empresarial mas com nº de particular (ENI), as lojas nem sabem - à partida - se sou Empresa ou não
Não tens NIF empresarial (NIPC).
Tens NIF de sujeito passivo que, por acaso, está colectado como ENI.
E só porque estás registado no VIES é que tens acesso a comprar com isenção de IVA intra-comunitário ("sem IVA").

Por isso, quando compras com isenção de IVA intra-comunitário, as lojas sabem, claro que sabem, que tens uma actividade económica/empresarial.
 
Quando me referia ao facto de as lojas saberem ou não se o meu NIF é de ENI referia-me à questão das lojas Portuguesas aplicarem apenas 6 meses de garantia em detrimento de 24 meses.

Uma questão relativamente à amazon business, se eu comprar vários artigos em que alguns deles são para uso profissional e outros não, é possível identificar esta separação numa compra única?

Exemplo, sou profissional liberal na área de TI, posso numa mesma compra adquirir um monitor sem IVA e roupa com iva?
 
Não percebi o malabarismo a minha questão era precisamente sobre como usar a Amazon business de acordo com o suposto é não fugir a impostos. Ou o que disseste é que numa compra única não dá para indicar uns produtos com IVA e outros sem?
 
Tinha ficado com dúvidas há bocado agora fiquei com certezas, não percebeste nada do que escrevi antes. Se te deres ao trabalhos de reler irás ver que o objectivo era mesmo comprar as coisas legalmente, ie, apenas deduzir iva à cabeça em material relacionado com a actividade...
 
Quando me referia ao facto de as lojas saberem ou não se o meu NIF é de ENI referia-me à questão das lojas Portuguesas aplicarem apenas 6 meses de garantia em detrimento de 24 meses.

Uma questão relativamente à amazon business, se eu comprar vários artigos em que alguns deles são para uso profissional e outros não, é possível identificar esta separação numa compra única?

Exemplo, sou profissional liberal na área de TI, posso numa mesma compra adquirir um monitor sem IVA e roupa com iva?

A negrito

Em que ficamos?

Daí ter dito que as compras é tudo sem iva.
 
Realmente não estou a ver onde é que está a dificuldade em interpretar o que escreves-te...

Em relação à tua dúvida é uma questão também não sei, mas para evitar isso podes ter outra conta criada sem ser bussiness.
 
Não sei se alguém pode esclarecer as minhas dúvidas relativamente ao IVA dos produtos:
- Não se paga IVA em produtos na compra através da AMAZON Empresas, mas segundo li por aqui paga-se o IVA à posteriori? Como é feito a contabilização?
- Caso paga-se o produto com IVA depois deduzia-o quando fizesse a declaração periódica de IVA, fazem a diferença do IVA pago nas mercadorias compradas e o IVA facturado pela empresa.

Assim não sei como se processa, alguém consegue esclarecer-me?
Agradeço antecipadamente a quem poder clarificar esta matéria.
 
O IVA nas compras intracomunitárias é regularizado nas declarações periódicas de IVA.

Se queres saber os pormenores de como são feitos os registos na declaração periódica sugiro fales com o teu contabilista.
 
Não sei se alguém pode esclarecer as minhas dúvidas relativamente ao IVA dos produtos:
- Não se paga IVA em produtos na compra através da AMAZON Empresas, mas segundo li por aqui paga-se o IVA à posteriori? Como é feito a contabilização?
- Caso paga-se o produto com IVA depois deduzia-o quando fizesse a declaração periódica de IVA, fazem a diferença do IVA pago nas mercadorias compradas e o IVA facturado pela empresa.

Assim não sei como se processa, alguém consegue esclarecer-me?
Agradeço antecipadamente a quem poder clarificar esta matéria.

Partindo do princípio que tens uma empresa que pode efectuar aquisições intracomunitarias e que está no regime do IVA, poderás comprar sem iva nos estados membros, neste caso em Espanha através do amazon bussiness.
- A contabilização será feita quando o teu contabilista entregar a declaração do IVA, ao qual irá deduzir e liquidar IVA de 23% sobre o valor da fatura, ou seja, no fundo não pagas iva nenhum, apenas pagas o valor da fatura que estará isenta de iva.
- Apenas podes deduzir o IVA nas compras nacionais, se tiveres uma fatura de Espanha com IVA não o podes deduzir, terás que considerar o custo para a empresa pelo valor total.

Contudo, informa-te com o teu contabilista uma vez que isto pode depender do tipo de regime em que a empresa está inserida.
 
Back
Topo