Compras sem IVA empresas

Partindo do princípio que tens uma empresa que pode efectuar aquisições intracomunitarias e que está no regime do IVA, poderás comprar sem iva nos estados membros, neste caso em Espanha através do amazon bussiness.
- A contabilização será feita quando o teu contabilista entregar a declaração do IVA, ao qual irá deduzir e liquidar IVA de 23% sobre o valor da fatura, ou seja, no fundo não pagas iva nenhum, apenas pagas o valor da fatura que estará isenta de iva.
- Apenas podes deduzir o IVA nas compras nacionais, se tiveres uma fatura de Espanha com IVA não o podes deduzir, terás que considerar o custo para a empresa pelo valor total.

Contudo, informa-te com o teu contabilista uma vez que isto pode depender do tipo de regime em que a empresa está inserida.
Não é preciso ser através do amazon business.
Eu deduzo iva e tenho uma conta amazon normal.
 
Deduzes o iva como assim? Eles cobram-te o valor com iva ou sem iva?
Simplificando a “coisa”, se tens um contribuinte elegível (podes confirmar na site europeu), efetuas compras na Amazon (o que disseram anteriormente é que não precisa ser Amazon business, na própria Amazon normal podes pagar sem iva). Mas as compras sem IVA só são válidas para produtos “vendido e enviado pela Amazon”. Para produtos vendidos ou vendidos e enviados por sellers não vem sem IVA pois a maior parte não vende sem IVA.
 
Simplificando a “coisa”, se tens um contribuinte elegível (podes confirmar na site europeu), efetuas compras na Amazon (o que disseram anteriormente é que não precisa ser Amazon business, na própria Amazon normal podes pagar sem iva). Mas as compras sem IVA só são válidas para produtos “vendido e enviado pela Amazon”. Para produtos vendidos ou vendidos e enviados por sellers não vem sem IVA pois a maior parte não vende sem IVA.
Já percebi o que quiseste dizer. Tu não deduzes o iva, compras é sem iva mesmo sendo pela amazon normal. Isto porque só se "deduz" o iva nas compras nacionais.
 
Funciona em todos as amazon europeias UK inclusive.
Eu compro tudo assim, electrónica, roupa, ferramentas.. Tudo o que for vendido pela amazon diretamente
 
Não disse que tinha negócio, só disse que tinha uma conta registada com iva europeu ;)
Se fazes compras sem IVA na UE, tens um NIF/NIPC inscrito no VIES.
Como justificas as compras de electrónica+roupa+ferramentas na contabilidade? Ou é um negócio de comércio que envolve vários produtos?
 
Sim está inscrita no vies

Nunca comuniquei estas compras ao contabilista e nunca tive problemas ate hoje, pago por cartao particular. Também são 3 ou 4 compras por ano <<400€/ano
As faturas intra comunitárias no âmbito da empresa entram todas direitinhas que nada está relacionado com electrónica
 
Sim está inscrita no vies

Nunca comuniquei estas compras ao contabilista e nunca tive problemas ate hoje, pago por cartao particular. Também são 3 ou 4 compras por ano <<400€/ano
As faturas intra comunitárias no âmbito da empresa entram todas direitinhas que nada está relacionado com electrónica
Pode ser que tenhas sorte e nunca te chateiem com isso, porque a partir do momento em que fazes compras intra comunitárias, isentas de IVA, têm que estar relacionadas com a atividade e tem que ser registadas pela contabilidade (nas declarações do IVA). Porque a outra parte (quem vende) também as comunica e coloca a informação de quem as compra, e esses dados devem ser cruzados entre ambos os países.
 
Pelo que me apercebi esse cruzamento nunca é feito, mas sim, reconheço que é sorte.

Mas só faço isso para proveito pessoal, não é para efeitos lucrativos.
 
Pelo que me apercebi esse cruzamento nunca é feito, mas sim, reconheço que é sorte.

Mas só faço isso para proveito pessoal, não é para efeitos lucrativos.
Não te sei dizer em que moldes é feito esse cruzamento de dados, mas as finanças têm acesso ao que compras nesses termos. Por isso se compras isento e depois não é declarado na atividade da empresa podem suar os sinos.. Ou então passas entre os pingos da chuva :D
É precisamente por isso, não pode ser para efeitos pessoais, tem que ser para efeitos da atividade, ou seja, para fins lucrativos. É por isso que só as empresas podem fazer este tipo de compras, senão tens que comprar com IVA como todas as pessoas que compram para proveito pessoal.
 
Eu comprei uma máquina de depilação corporal há 1 ou 2 anos e não tive problemas mas também foi 10 ou 15 euros
Há quem fuja ao fisco durante anos, há quem pratique diversos crimes durante anos, até ao dia em que são apanhados.
O chato disto, é que não sendo ele o empresário, está a colocar em causa a atividade de outra empresa ou pessoa.
Uma empresa ter problemas com o fisco é a pior coisa que pode haver.
 
Corre tudo bem até ao dia... :tareon:

notificacao.png
 
Back
Topo