Compras sem IVA empresas

Se comprares ao balcão de uma loja europeia, mesmo que dês contribuinte português, de uma empresa que deduza iva, pagas com IVA.
Pelo menos eu só pago sem IVA quando compro online e a entrega é em Portugal.
Quando é ao balcão ou se colocar os pontos de entrega ou morada espanhola, pago com IVA.
 
Esse site não é para validar nada.
É apenas para verificar se um determinado número está registado no VIES.

Quando disse validar, referia-me a validar que o NIF está registado no VIES.

Estando registado no VIES podes comprar sem IVA mas obrigatoriamente tem de o liquidar cá à taxa legal em vigor de 23% e a declaração periódica passará a ser feita todos os meses.

Tens alguma fonte relativamente à necessidade da declaração ser mensal vs trimestral?
 
@Edelf

Um excerto do que me responderam por email há uns tempos atrás.

"Refere-se que, no caso de proceder às alterações abaixo indicadas, ainda que por opção, de forma a ficar registado no VIES, os fornecedores da União Europeia não incluirão IVA nas faturas.

Todavia, porque neste caso a liquidação do IVA é da responsabilidade do adquirente, terá de apurar o IVA nessas aquisições (auto-liquidação) e, como não tem direito à dedução, pagá-lo em Portugal através da entrega de uma declaração periódica de IVA no mês seguinte à aquisição."


Desculpa pela enorme demora na resposta mas só agora é que reparei na notificação.
 
Existe Cruzamento entr
Esse site não é para validar nada.
É apenas para verificar se um determinado número está registado no VIES.
Estando registado no VIES podes comprar sem IVA mas obrigatoriamente tem de o liquidar cá à taxa legal em vigor de 23% e a declaração periódica passará a ser feita todos os meses.

"Admiro" quem arrisca a comprar sem IVA e a não o liquidar.

Existe cruzamento de dados entre paises ?
 
Obviamente que sim, senão era uma festa.
Quantias pequenas podem até passar despercebidas mas vai da consciência de cada um e da sorte que tiver em passar ao lado.
 
Mas afinal, é ou não possível comprar sem IVA via apple? Coloquei lá os meus dados e nada, tenho de pagar o total, na Amazon não tenho estes problemas.
 
Boa noite!
Tendo criado uma conta Amazon Business de empresa portuguesa, é possível comprar material da Amazon.es sem IVA? Até agora consigo sempre ver os preços sem IVA mas, no checkout, o IVA é-me sempre cobrado. Será pelo contribuinte da empresa não estar validado para compras intracomunitárias? Fazendo essa alteração de actividade nas finanças, o site da Amazon passa automaticamente a detectar essa situação e a permitir as compras sem IVA?

Obrigado desde já,
Cumprimentos
 
Boa noite!
Tendo criado uma conta Amazon Business de empresa portuguesa, é possível comprar material da Amazon.es sem IVA? Até agora consigo sempre ver os preços sem IVA mas, no checkout, o IVA é-me sempre cobrado. Será pelo contribuinte da empresa não estar validado para compras intracomunitárias? Fazendo essa alteração de actividade nas finanças, o site da Amazon passa automaticamente a detectar essa situação e a permitir as compras sem IVA?

Obrigado desde já,
Cumprimentos

Sim.
 
Pessoal li vários tópicos e continuo confuso. Com NIF intracomunitário comprando online na Europa numa loja que aceite e faça a verificação ficando a transação sem IVA acabo por ter de pagar IVA quando o produto cá chegar ou fico mesmo isento? É que estar a pagar mais tarde ou na hora da compra para mim vai dar ao mesmo.
 
Pessoal li vários tópicos e continuo confuso. Com NIF intracomunitário comprando online na Europa numa loja que aceite e faça a verificação ficando a transação sem IVA acabo por ter de pagar IVA quando o produto cá chegar ou fico mesmo isento? É que estar a pagar mais tarde ou na hora da compra para mim vai dar ao mesmo.
Tens que fazer a regularização do IVA na declaração periódica.

Na prática, não desembolsas o valor do IVA, mas ele é corretamente contabilizado a crédito e a débito na declaração.
 
Tens que fazer a regularização do IVA na declaração periódica.

Na prática, não desembolsas o valor do IVA, mas ele é corretamente contabilizado a crédito e a débito na declaração.

Obrigado.

Já agora uma opinião pessoal, este sistem não é um pouco perigoso ou proponente a fraudes? Não estou a falar de pequenas empresas ou empresários em nome individual porque é mais dificil obter o NIF mas grandes empresas facilmente qualquer pessoa consegue o NIF de uma grande empresa na net e se quiser faz uso do NIF ficando sem pagar IVA.
 
Obrigado.

Já agora uma opinião pessoal, este sistem não é um pouco perigoso ou proponente a fraudes? Não estou a falar de pequenas empresas ou empresários em nome individual porque é mais dificil obter o NIF mas grandes empresas facilmente qualquer pessoa consegue o NIF de uma grande empresa na net e se quiser faz uso do NIF ficando sem pagar IVA.
Vai depender do sistema de validação do NIF utilizado pelo vendedor.

Mas percebo o raciocínio.
 
Vai depender do sistema de validação do NIF utilizado pelo vendedor.

Mas percebo o raciocínio.

Sim quem pedir o comprovativo de actividade não dá possibilidade a fraudes. Mas também se tivermos a falar de algumas dezenas ou centenas de euros se calhar ninguém nota de qualquer forma a possibilidade está lá.
 
Por curiosidade, se eu comprar algo a alguém que adquiriu algo, de uma loja portuguesa, sem IVA (como empresa), vou ter problemas se tiver de ativar a garantia no futuro?
 
Não se adquire de lojas portuguesas sem IVA. A fatura vem com IVA, o qual é deduzido posteriormente.
A fatura vem em nome de uma empresa ou é de um ENI?
 
A garantia para empresas não é igual à garantia para consumidores tradicionais.

Informa-te.
Ele disse-me que é 2 anos para consumidor e empresas. Está errado?

Não se adquire de lojas portuguesas sem IVA. A fatura vem com IVA, o qual é deduzido posteriormente.
A fatura vem em nome de uma empresa ou é de um ENI?
Ah ok, sendo assim deve ser dessa forma, onde depois é deduzido posteriormente.
Ele diz que vem em nome da empresa. Vou ter problemas?
 
Back
Topo