Compras sem IVA empresas

Boas @Miguel_Pereira
As tuas intervenções foram muito esclarecedoras, e agradeço, gostava no entanto de abusar um pouco e colocar-te uma questão:
No caso de empresário em nome individual, isento de iva (por a faturação ser inferior aos 10k€), se tiver altice empresas, ao comprar um equipamento móvel através da mesma, este artigo tem de ser declarado conforme mencionas-te num dos teus comentários?
(Tendo em conta que não tem contabilidade organizada nem entrega declarações periódicas)
Obrigado

Porque não o Farias? O que tens a perder ou a ganhar? Ele virá com IVA...
 
Acabei de receber um email que foi verificado, foi timing...

O preço dos artigos não deveriam ficar sem IVA na visualização do produto?
Não, mas faz uma simulação de compra e verifica o valor no momento anterior à confirmação de encomenda.

Tens que adicionar um meio de pagamento para conseguires fazer a simulação corretamente.
 
Se tiver período de garantia inferior ao comprar sem IVA / como ENI ou Empresa, porque não comprar como particular, pagando IVA, e depois deduzir o IVA na declaração periódica?

O post do @Miguel_Pereira deveria ser colocado como sticky no post inicial, muitos esclarecedor.

Coloco uma dúvida adicional, as empresas de consultoria informática têm por hábito (apenas algumas) pagar parte do ordenado em ajudas de custo, sendo que para tal, pedem aos colaboradores para arranjarem faturas de restauração e hotelaria no NIPC da própria empresa (desta forma conseguem recuperar iva e pagar menos IRC).

O que impede um trabalhador independente no regime simplificado de apresentar faturas idênticas no seu NIF para efeitos semelhantes (IVA e neste caso IRS)?

A lei atual prevê que no regime simplificado 25% dos gastos são com custos relacionados com a atividade, mas desses 25% tem de justificar 10% com despesas.
 
Última edição:
Se tiver período de garantia inferior ao comprar sem IVA / como ENI ou Empresa, porque não comprar como particular, pagando IVA, e depois deduzir o IVA na declaração periódica?
Como assim?
Para deduzires o IVA na declaração periódica tens que ter a fatura com o número de contribuinte do ENI ou empresa. Como é que compras como particular?
 
Como assim?
Para deduzires o IVA na declaração periódica tens que ter a fatura com o número de contribuinte do ENI ou empresa. Como é que compras como particular?
Se fores trabalhador independente podes comprar o bem como particular pedindo NIF na fatura e depois recuperar o IVA pago no momento da compra na DP.
 
Se fores trabalhador independente podes comprar o bem como particular pedindo NIF na fatura e depois recuperar o IVA pago no momento da compra na DP.
Estás a falar de compras internacionais, certo ?
Se eles verificarem o VIES na altura da garantia, vêm que não és particular.
 
Não, estou a falar de compras nacionais. Exemplo um trabalhador independente na área da informática adquire portátl em loja nacional, paga o PVP (inclui IVA) mas depois na declaração periódica consegue recuperar esse IVA. E o portátil terá os dois anos de garantia.
 
Não, estou a falar de compras nacionais. Exemplo um trabalhador independente na área da informática adquire portátl em loja nacional, paga o PVP (inclui IVA) mas depois na declaração periódica consegue recuperar esse IVA. E o portátil terá os dois anos de garantia.
Mas em compras nacionais pagas sempre o IVA no momento da aquisição, sejas ENI, empresa ou privado e deduzes depois.
Continuo sem entender.
 
Ele esta a falar em como tem o nif particular, a empresa que vende o artigo nao ter como distinguir se é para utilizacao particular ou para utilização profissional.
 
Estava a responder inicialmente ao post do @skitch. Se a garantia fosse um período mais curto para empresas podia-se comprar como particular (cá também é possível comprar logo sem IVA a revendedores, por exemplo).
 
Estava a responder inicialmente ao post do @skitch. Se a garantia fosse um período mais curto para empresas podia-se comprar como particular (cá também é possível comprar logo sem IVA a revendedores, por exemplo).
Desculpa?
Como é que compras cá sem IVA a revendedores?
Eu sou ENI e compro em vários revendedores, seja a Databox ou outros e não se compra sem IVA.
Só compro sem IVA na UE.

Penso que o tema neste comentário é a garantia de dois anos.

Sim, mas a questão é ele dizer que podes comprar cá com IVA como particular.
Sejas ENI ou empresa compras em Portugal sempre com IVA e deduzes depois.
Se o fornecedor quiser saber se és particular ou empresa/ENI para te cortar a garantia, é facílimo e não tens meios de fugir a isso.
 
Tinha ideia que havia essa possibilidade. De qualquer maneira como já disse, e outros users também, a minha ideia era sobre a duração da garantia poder ser diferente em função da topologia do comprador.
 
Tinha ideia que havia essa possibilidade. De qualquer maneira como já disse, e outros users também, a minha ideia era sobre a duração da garantia poder ser diferente em função da topologia do comprador.
Tudo bem, mas não vejo maneira de fugir a isso, se os fornecedores quiserem cortar a garantia.
É verdade que sendo ENI, e por isso uso o meu NIF particular, nunca me negaram os dois anos de garantia. Mas se quisessem era só verificarem o meu NIF no VIES e viam que era profissional.
Se for uma empresa, não tens mesmo maneira. Não consegues comprar com o teu NIF pessoal e meter nas contas da empresa.
 
Back
Topo