Compras sem IVA empresas

Estou a pensar adquirir um iPhone 13 (está a um bom preço numa loja conhecida) e quero comprar pela empresa.

No entanto, ontem fui lá para adquirir e fui informado que a garantia, no caso de ser uma compra "profissional", vamos dizer assim, é apenas de 1 ano face aos 3 que são agora obrigados a dar. Isto é verídico? Eu desconheço totalmente esta lei, tentei procurar e não encontro! Queria só confirmar porque, de facto, de 1 para 3 anos de garantia ainda vai muito tempo.
 
Estou a pensar adquirir um iPhone 13 (está a um bom preço numa loja conhecida) e quero comprar pela empresa.

No entanto, ontem fui lá para adquirir e fui informado que a garantia, no caso de ser uma compra "profissional", vamos dizer assim, é apenas de 1 ano face aos 3 que são agora obrigados a dar. Isto é verídico? Eu desconheço totalmente esta lei, tentei procurar e não encontro! Queria só confirmar porque, de facto, de 1 para 3 anos de garantia ainda vai muito tempo.
A lei das garantias que aplica os 3 anos é para consumidores finais, para empresas a garantia obrigatória é de 6 meses, a Apple é que dá 1 ano em todo o lado.
Há empresas que até dão o mesmo que a um consumidor final, mas a Apple não é uma delas.
 
Obrigado!

Entretanto já fui comprar e disseram-me na loja em questão que a garantia é de 6 meses para produtos da Apple... Bom, também, na minha opinião, não faz grande diferença, duvido que no primeiro ano tenha algum problema sequer.
 
Boas,
Estou com um dúvida. Eu sei que bens usados ou segunda mão não têm direito a reembolso de IVA posterior.

No entanto vendo na Amazon, encontrei um telemóvel usado que seria ideal para substituir o meu da empresa. A amazon no pagamento, na parte final, na conta de empresa, desconta o valor do IVA.
Num equipamento novo tudo bem e estaria resolvido. Mas assim sendo, tenho que depois cá repor o valor do IVA? Ou por ser fora de cá ou outro regime, fica mesmo sem o valor do IVA?

Ninguém tem uma ideia sobre isto?
Queria fazer a compra breve e não sei se os usados como novos da Amazon (vendidos pela Amazon mesmo), vindos de Espanha ou Alemanha, têm direito a reembolso / "desconto" do IVA para empresas. No checkout da Amazon é deduzido o valor, mas não sei se eventualmente terá que ser pago/reposto em Portugal.
 
Obrigado!

Entretanto já fui comprar e disseram-me na loja em questão que a garantia é de 6 meses para produtos da Apple... Bom, também, na minha opinião, não faz grande diferença, duvido que no primeiro ano tenha algum problema sequer.
A marca dá um ano pelo menos, e permite aumentar esse prazo através do AppleCare
 
Sou trabalhador independente e ultrapasso os 20.000€/ano mas como é o primeiro ano de atividade estou isento de IVA.

Posso comprar um equipamento no âmbito da minha atividade logo sem IVA? A Apple vende logo sem IVA.

Muita atenção que não estás isento. Ainda agora liguei para lá (até gravei) e falei com a senhora de repartição das finanças. Estás isento é se o valor for inferior a 12.500 euros e é em qualquer ano, não apenas no primeiro. Sempre que o valor baixar dos 12.500 anuais, não pagas IVA. Valores superiores a 12.500 euros tens sempre de pagar IVA, seja primeiro ano ou não.

É que se estiveres a “esquivar-te” depois vais acabar por receber uma carta da AT com uma batelada que até andas de lado…
 
Ninguém tem uma ideia sobre isto?
Queria fazer a compra breve e não sei se os usados como novos da Amazon (vendidos pela Amazon mesmo), vindos de Espanha ou Alemanha, têm direito a reembolso / "desconto" do IVA para empresas. No checkout da Amazon é deduzido o valor, mas não sei se eventualmente terá que ser pago/reposto em Portugal.
Quando compras em nome da empresa e não pagas IVA, o equipamento tem que ficar ao serviço da empresa e não podes revender! Se o preço viesse com IVA em nome da empresa, podes sempres descontar o IVA à posteriori, aquanto da apresentação da declaração trimestral de IVA, i.e., quando fazem o encontro do valor das mercadorias que vendeste (IVA a pagar ao estado) e o IVA dos bens que podes deduzir (ao serviço da atividade da empresa), apurando-se o montante total de IVA a pagar ao Estado.

Julgo que é assim que funciona, daquilo que li sobre a questão do IVA nas empresas. Se calhar já vai tarde o esclarecimento à tua dúvida.
 
Última edição:
Malta, fiz uma compra sem IVA há uns meses na amazon e ontem, ao pedir para alterar a morada do meu perfil empresarial, reparei que na factura da compra feita não tem o NIF!

Tem os outros dados todos, menos este, apesar de eu ter o IVA registado no perfil empresarial (como confirmado ainda ontem pela assistência da Amazon). Há alguma coisa que me esteja a escapar aqui? Posso ter problemas por não ter o Nif na fatura?
 
Malta, fiz uma compra sem IVA há uns meses na amazon e ontem, ao pedir para alterar a morada do meu perfil empresarial, reparei que na factura da compra feita não tem o NIF!

Tem os outros dados todos, menos este, apesar de eu ter o IVA registado no perfil empresarial (como confirmado ainda ontem pela assistência da Amazon). Há alguma coisa que me esteja a escapar aqui? Posso ter problemas por não ter o Nif na fatura?
Essa compra foi mesmo fornecida pela Amazon?
Não estará, mesmo, na fatura final?
 
Essa compra foi mesmo fornecida pela Amazon?
Não estará, mesmo, na fatura final?

Foi foi. E não está não, tentei aceder por 2 ou 3 links diferentes e não encontrei o NIF em nenhum.

Mas era suposto aparecer, certo? Estou a perguntar mais para compras futuras, aliás tenho uma pendente neste momento pela questão da alteração da morada.

Em relação a esta antiga, vou só pedir para passarem nova fatura com o NIF incluído.

EDIT: Nem de propósito, já falei com o suporte e enviaram-me uma fatura que inclui a "direccion comercial" com o NIF mencionado. Não sei mesmo porque não encontrava esta "versão" da fatura, mas posso ter só deletado por engano.

Obrigado na mesma @Blue Zee

edit 2: recomendo usar o suporte da amazon por telefone, muito eficaz, mesmo com a (pequena) barreira linguística.
 
Última edição:
Foi foi. E não está não, tentei aceder por 2 ou 3 links diferentes e não encontrei o NIF em nenhum.

Mas era suposto aparecer, certo? Estou a perguntar mais para compras futuras, aliás tenho uma pendente neste momento pela questão da alteração da morada.

Em relação a esta antiga, vou só pedir para passarem nova fatura com o NIF incluído.
Fui espreitar as minhas faturas e o NIF aparece à esquerda, na caixa designada Dirección Comercial.
Na última linha aparece-me NIF sujeto de IVA PT5xxxxxxxx.
Na tua, não aparece?

A não aparecer na tua, terá havido alguma falha no sistema da Amazon.
Recebeste email a confirmar a validação da tua conta após a inserção do NIF?
 
Fui espreitar as minhas faturas e o NIF aparece à esquerda, na caixa designada Dirección Comercial.
Na última linha aparece-me NIF sujeto de IVA PT5xxxxxxxx.
Na tua, não aparece?

A não aparecer na tua, terá havido alguma falha no sistema da Amazon.
Recebeste email a confirmar a validação da tua conta após a inserção do NIF?

Já respondi em cima, mas só para reconfirmar, ou houve uma falha ou tinha apagado o e-mail onde aparece essa fatura. Ainda assim, pelo site, a fatura que consigo sacar não tinha essa info.

De qualquer das formas, está resolvido, que é o que importa :)
 
Há 2 anos fiz a compra do telemóvel através da Amazon Business Espanha sem Iva? Correu tudo tranquilamente sem incidentes.
Agora ando a ver um telemóvel e o preço na Amazon Alemanha é melhor, será que também existe Amazon Business Alemanha? E desde que seja vendido e expedido pela Amazon Alemanha a compra é logo feita sem IVA?? À semelhança da Amazon Business Espanha.
 
Há 2 anos fiz a compra do telemóvel através da Amazon Business Espanha sem Iva? Correu tudo tranquilamente sem incidentes.
Agora ando a ver um telemóvel e o preço na Amazon Alemanha é melhor, será que também existe Amazon Business Alemanha? E desde que seja vendido e expedido pela Amazon Alemanha a compra é logo feita sem IVA?? À semelhança da Amazon Business Espanha.
Experimenta fazer o login na Amazon.DE com os mesmos dados que usas na Amazon Business Espanha.
 
Ainda não entendi a vantagem de aderir ao Business.
Qual é a diferença para quem tem conta normal com login profissional?
 
Ainda não entendi a vantagem de aderir ao Business.
Qual é a diferença para quem tem conta normal com login profissional?
Business é um serviço para empresas em que, na maioria dos casos, se pode fazer compras sem adiantar o IVA, que depois é regularizado na declaração periódica.

Há alguns artigos, nomeadamente vendidos por terceiros, que podem não estar disponíveis sem IVA.
 
Business é um serviço para empresas em que, na maioria dos casos, se pode fazer compras sem adiantar o IVA, que depois é regularizado na declaração periódica.

Há alguns artigos, nomeadamente vendidos por terceiros, que podem não estar disponíveis sem IVA.

Sim, mas isso já eu faço na minha conta normal, que compro tudo sem IVA.
Não vejo é a vantagem de mudar para a business.
 
Boas, comprando items por exemplo na amazon sem IVA, vamos no final de tudo ter de pagar essa diferença de valor e vai dar ao mesmo? ou é mesmo retirado o IVA e compramos os produtos mais baratos?
 
Back
Topo