Compras sem IVA empresas

Preciso da vossa ajuda, tenho uma empresa e queria encomendar alguns produtos da Amazon es para a empresa, e do que tenho lido tendo conta Business não se paga o IVA na altura da compra, mas depois como é que funciona cá, temos de declarar a compra entregando a fatura à contabilidade, e depois pago esse IVA no pagamento trimestral é isso?
Obrigado desde já.
Sim, tem que ser contabilizado e registado na declaração periódica do IVA.
Como é lançado a débito e a crédito o saldo a pagar será zero, mas a transação tem que ser declarada.
 
Boa tarde,

Tendo actividade aberta passando recibos verdes, posso comprar um equipamento sem pagar o IVA e depois fazer a declaração recapitulativa. Já alguem fez isto?
Alem desta atividade trabalho por conta de outrem. Obrigado.
 
Boa tarde,

Tendo actividade aberta passando recibos verdes, posso comprar um equipamento sem pagar o IVA e depois fazer a declaração recapitulativa. Já alguem fez isto?
Alem desta atividade trabalho por conta de outrem. Obrigado.
Se compras, líquidas e deduzes (se o equipamento tiver algum nexo com o que produzes ou com o serviço que prestas). Recapitulativa é para quem vende nos termos do RITI.
 
Pretendia comprar um telemovel por isso faz sentido. Estava a pensar num iphone.
Vou tentar abrir uma conta na amazon business, recomendam alguma loja?
 
E devo então converter a conta da amazon numa conta business ou meter outro endereço de e-mail? Há algum problema em passar a comprar tudo por essa conta?
 
Pretendia comprar um telemovel por isso faz sentido. Estava a pensar num iphone.
Vou tentar abrir uma conta na amazon business, recomendam alguma loja?
Oi migjac, já agora queria saber se ja compraste e se nao, estas a pensar comprar em q zona do país? Isto pq preciso desbloquear um premio q recebi da minha empresa, e ja nao o posso transformar em ticket infância ,e se deixo cair no ordenado levo talhada d impostos , e podias comprar qq iphone ate 1230€ e eu dava te 30% ,apenas terias q por a factura os dados da minha empresa e eu tirava uma foto e eu dava te em dinheiro os 30% , q axas ? E se houver alguem falem comigo sff obg
 
Bom dia,

A minha questão é relacionada com este tópico (mas não com comprar sem iva), queria fazer uma compra na amazon.es e colocar como despesa para o meu trabalho (recibos verdes, facturação simplificada regime simplificado).

O meu objectivo, no entanto, não é comprar sem iva, mas comprar com factura com número de contribuinte (para poder deduzir nas despesas do IRS do próximo ano).

Alguém sabe se isto é possível? A amazon por omissão não coloca o NIF nas facturas.
 
Última edição:
Bom dia,

A minha questão é relacionada com este tópico (mas não com comprar sem iva), queria fazer uma compra na amazon.es e colocar como despesa para o meu trabalho (recibos verdes, facturação simplificada).

O meu objectivo, no entanto, não é comprar sem iva, mas comprar com factura com número de contribuinte (para poder deduzir nas despesas do IRS do próximo ano).

Alguém sabe se isto é possível? A amazon por omissão não coloca o NIF nas facturas.
Faturação simplificada ou regime simplificado?
 
Como é que deduzes despesas em regime simplificado?
Não sei se dedução é a palavra correcta. É para justificação dos 25% (para ter tributação somente de 75% do rendimento bruto anual).

Se não colocar facturas para justificar só me justificam automaticamente 4000€ (e vão incidir sobre mais que 75% do rendimento bruto anual).
 
Não sei se dedução é a palavra correcta. É para justificação dos 25% (para ter tributação somente de 75% do rendimento bruto anual).

Se não colocar facturas para justificar só me justificam automaticamente 4000€ (e vão incidir sobre mais que 75% do rendimento bruto anual).
Isso é no e-fatura.
Mas, o teu rendimento bruto passa ou prevês que passe os 27000€/ano?
 
Então, aqui tens mais informação:
Por princípio, cada trabalhador independente pode deduzir até 25% do seu rendimento anual bruto desta categoria. De forma automática, as Finanças deduzem 4104 euros, tal como efetuam a todos os trabalhadores dependentes. Isso significa que os trabalhadores independentes com rendimentos anuais brutos desta natureza inferiores a 27 360 euros não precisam de validar despesas de âmbito profissional na plataforma e-Fatura, pois já atingem a dedução máxima. Apenas o devem fazer se estiverem enquadrados no regime de IVA, para poderem deduzir o imposto suportado nalgumas despesas. Já aqueles que obtêm rendimentos da atividade independente superiores a 27 360 euros anuais têm sempre de justificar no e-Fatura 15% do rendimento com despesas profissionais, respondendo afirmativamente à questão "No âmbito da atividade profissional?", que surge à frente de cada despesa pendente. Os restantes 10%, para atingir a dedução máxima de 25%, não carecem de justificação.

Sobre a amazon.es, não vais conseguir porque só as facturas emitidas em PT entram no e-fatura.
 
Então, aqui tens mais informação:
Por princípio, cada trabalhador independente pode deduzir até 25% do seu rendimento anual bruto desta categoria. De forma automática, as Finanças deduzem 4104 euros, tal como efetuam a todos os trabalhadores dependentes. Isso significa que os trabalhadores independentes com rendimentos anuais brutos desta natureza inferiores a 27 360 euros não precisam de validar despesas de âmbito profissional na plataforma e-Fatura, pois já atingem a dedução máxima. Apenas o devem fazer se estiverem enquadrados no regime de IVA, para poderem deduzir o imposto suportado nalgumas despesas. Já aqueles que obtêm rendimentos da atividade independente superiores a 27 360 euros anuais têm sempre de justificar no e-Fatura 15% do rendimento com despesas profissionais, respondendo afirmativamente à questão "No âmbito da atividade profissional?", que surge à frente de cada despesa pendente. Os restantes 10%, para atingir a dedução máxima de 25%, não carecem de justificação.

Sobre a amazon.es, não vais conseguir porque só as facturas emitidas em PT entram no e-fatura.
Perfeito, obrigado @Vacuum !

Essa informação tiraste de algum website? Pois, não sabia que facturas fora de Portugal (incluindo união europeia) não podem entrar no e-factura... Sendo assim vou ter que fazer compras em Portugal.

Edit:
Com uma pequena pesquisa encontrei isto:
https://www.montepio.org/ei/pessoal...ado-como-funciona-a-justificacao-de-despesas/
que parece corresponder ao que mencionaste dos 15%.

Edit2:
sobre facturas emitidas no estrangeiro:
https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Posit...ges/despesas-no-estrangeiro-declarar-irs.aspx
 
Essa informação tiraste de algum website? Pois, não sabia que facturas fora de Portugal (incluindo união europeia) não podem entrar no e-factura...
Não entram de forma automática porque não existe comunicação de SAFT fora de PT.
Podem ser adicionadas manualmente no IRS mas só para situações específicas como já viste no edit2 ou então via contabilidade.
 
Boas, para trabalhadores independentes, é possível no regime simplificado (de isenção), fazer compras na amazon business? Li algures que existe isenção de pagamento de iva em aquisições intracomunitárias até 10000 euros. Isto é verdade?
 
Back
Topo