1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compras sem IVA na ***** ou outros

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por macpat, 27 de Maio de 2008. (Respostas: 80; Visualizações: 31260)

1. macpat

macpat Power Member

Boas a todos!!

A situação é a seguinte: após de umas poupanças e de muito ler finalmente vou comprar uma canon 400D:001:

Como tenho actividade aberta decidi inscrever-me na *****-pro para comprar sem IVA:D ate aqui tudo bem, a minha questão é: o que faço com a factura? tenho de inseri-la na entrega trimestral do IVA?..... é que eu já não tenho movimentos na actividade desde 2007/10 pois comecei a trabalhar a contrato mas mantive a actividade aberta pois nunca se sabe.....

Alguem me pode explicar como isto funciona, como devo proceder, quais os encargos fiscais ou outros????? :(:(

Muito obrigado pela vossa disponibilidade

2. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

tou com as mesmas duvidas... ai esta um topico que ca faltava.

3. cantara

cantara Power Member

Eu já fiz compras sem IVA Na UE, e não tive que apresentar nada a ninguém. Apenas o NIF que permite compras sem IVA à loja onde adquiri os produtos.

No entanto, não basta teres actividade aberta para poderes fazer compras na UE sem IVA. Precisas de cobrar IVA à entidade patronal. Podes testar se o teu NIF é válido para esse tipo de compras aqui. Mas como falaste em entrega trimestral do IVA, parto do principio que cobras IVA. ;)

Só um aparte. Tens actividade aberta e não recebes? Cuidado que, independentemente de trabalhares ou não, és obrigado a descontar para a Segurança Social todos os meses se tiveres actividade aberta. Só no primeiro ano em que abres actividade é que estás isento de pagar segurança social. Muita gente não sabe disto, e deixam actividade aberta durante anos, e depois chega uma cartinha da Seg. Social a cobrar 3000€. Aconteceu com um amigo meu, e por pouco não acontecia comigo...

4. joao.miguel

joao.miguel Power Member

És obrigado a descontar apenas no caso de não estares já a descontar num outro trabalho que tenhas. neste caso ele já desconta.

5. cantara

cantara Power Member

É o que dá não ler tudo com atenção...:tareon:

6. kadeR

prontos mas por exemplo se eu quiser comprar uma maquina pela empresa, depois tenho de apresentar alguma coisa nas contas? ou aquilo simplesmente n entra em nada?

7. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Claro que entra nas contas da empresa mas não é cobrado! Na contabilidade dá entrada e saída
    ao mesmo tempo (normalmente designado por "autoliquidação"), como não tivesse acontecido! Se comprares numa loja fisica tens de pagar logo o IVA e depois é devolvido não se sabe bem quando! Assim comprando na internet nem pagas nem recebes!

:cool:

8. kadeR

hmmm, ok.
    mas falas por experiencia propria certo?

desculpa la perguntar mas é que tenha 1 bocado de receio de depois vir ter encargos...

9. macpat

macpat Power Member

Bem já estou mais ou menos esclarecido!! Mas continuem a tirar as duvidas ao kadeR ;););)
    Obrigado a todos!
    Já agora informo que já fiz a compra, agora é só esperar pela bicha e as suas companheiras!!!:D:D:D:D:D

10. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

A minha mãe é trabalhadora independente no ramo do calçado será que daria para fazer a compra pela ***** pro?

Imagino que não dê.. Não me censurem é que de contabilidade não percebo nada..

Última edição: 28 de Maio de 2008
  11. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

mas digam-me uma coisa.. nao tem que ter a haver com o ramo comercial ? tipo um restaurante nao vai compra maquinas de fotografia para reembolsar o iva, nem uma loja de informatica comprar figrorificos, penso eu.. nao tem que haver uma relação ?

12. macpat

macpat Power Member

Se conseguires de alguma forma justificar a utilidade do produto ou alias a necessidade, não tens qualquer problema!!

13. kadeR

diz que foi para fotografar o calçado para fazer o catalogo :D

14. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Acho que se deve ter cuidado com o que se compra! Não vá as finanças perguntar para que quer uma sapataria, por exemplo uma Playstation 3!:D

E é melhor confirmar no contabilista da empresa se realmente esta está habilitada para fazer compras na União Europeia nestas condições! Pelo menos a maior parte das sociedades dão. Quanto ao resto não tenho a certeza!

15. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

Vou falar com a contabilista..:P Se desse era 5*

16. kadeR

mete ai depois o que ela disse =)

cumps

pessoal preciso msm que alguem que ja tenha feito compras por exemplo na pix pro me explique como é que isto funciona na realidade.... é que ha pessoal que diz que nao se combra no acto da compra pela empresa mas que depois somos obrigados a pagar quando damos o registo das coisas...

help...

Última edição pelo moderador: 12 de Julho de 2008
  17. freerider

freerider Power Member

Eu comprei pela PIX Pro...o que me explicaram nas finanças é que és obrigado a declarar o produto adquirido na declaração periódica de IVA mas que não pagas nada...é um beneficio dado pelo estado para este tipo de aquisições segundo entendi

18. kadeR

fonix, eu ja ando aqui as voltas com isto, e queria ver se este mes ja mandava vir a k200d pela pix pro... mesmo assim, vou ligar pa pix a ver kek eles me dizem, isto anda praqui uma barafunda, maezinha...:grumpy:

19. eduardoneco

eduardoneco Power Member

Desculpem dessenterrar este tópico novamente.... A situação é o seguinte:

Eu trabalho numa empresa e faço algumas horas extras, e essas horas extras são pagas à parte do ordenado (não é por fora....).

Eu passo uma factura dessas horas, não é recibo verde, porque não facturo mais de 10000€/ano, senão tinha de pagar iva de 3 em 3 meses....

Para passar factura tive de abrir a actividade nas finanças, ora aqui reside a minha dúvida....

Será que posso adquirir algum produto na *****-pro???? Eu sou considerado um profissional independente, certo???

Que numero fiscal dou à *****???? O contribuinte normal???

São duvidas que talvez vocês possam me esclarecer....

20. Almeida100

Almeida100 What is folding?

Já comprei uma máquina na ***** pro pela empresa de um amigo meu e posso confirmar que não se paga o IVA no momento da compra. O valor final a pagar já é calculado logo sem IVA, não tem complicação nenhuma.

No entanto não faço ideia depois o que é preciso fazer em termos de contabilidade. Eu apenas entreguei-lhe a factura (que obviamente tem de vir em nome da empresa, mas atenção que é fácil um gajo esquecer-se na altura da compra) e ele tratou do resto.

Partilhar esta Página