1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprei disco novo e tamanho não coincide

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por blitza, 9 de Novembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 723)

1. blitza

blitza Power Member

Comprei um disco seagate 320 gb e puseram-no na loja hoje. Ao chegar a casa e ver o tamanho total fikei a pensar... É que diz que o tamanho total é 298... Eu sei que nunca aparece o tamanho real porque tenho um outro disco de 80gb e aparece com tamanho 74.5gb, mas é normal tamanha discrepência??? Ou fui enganada? É que senão vou lá já amanhã, mas primeiro queria confirmar para não fazer figura de parva.

2. WindWalker

WindWalker Power Member

:002:

Não, é mesmo assim. É que quando tu compras 320GB, os fabricantes anunciam isso como sendo 1GByte = 1000 MBytes.

Mas quando o usas é considerado 1GB = 1024 MBytes.

Ora, segundo o fabricante, tens:

1 GB = 1 000 MBytes = 1 000 000 kBytes = 1 000 000 000 Bytes.

Se fizeres agora divisões sucessivas por 1024, tens:

1 000 000 000 Bytes = 976562,5 kBytes = 953,67 MBytes = 0,93 GBytes

Usando a regra três simples, 1GB/320GB = 0,93/x <=> x = 297,6 GB (estava com medo que não desse bem :x)

3. blitza

blitza Power Member

Ok obrigada pela explicação :) Ainda bem que perguntei primeiro senão ia lá amanhã toda indignada e sem razão nenhuma lol

Então se fosse um disco de 300 que capacidade tinha na realidade só por curiosidade?

4. WindWalker

WindWalker Power Member

É só veres as minhas contas. Pegas nessa capacidade e multiplicas por 0,93.

300 * 0,93 = 279

5. zer0

zer0 [email protected] Member

Mas acho que isso ia mudar, depois de alguem (Western Digital?) ter perdido um processo em tribunal, movido por pessoas que não acharam piada a essas contas.

6. WindWalker

WindWalker Power Member

OK. Mas se ia, ainda não mudou :p

7. Fuadass

Fuadass I'm cool cuz I Fold

falta um pormenor o format para por o disco pronto apra receber dados diminui :P nunca ninguem compra o que diz la LOL eu o meu de 80 gb tb andou por volta dos 75 gb ;)

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Ou seja: quando um disco é formatado, o sistema de ficheiros (NTFS, FAT32), «rouba» algum do espaço em disco disponível

Partilhar esta Página