1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprei um PB e tenho umas duvidas (noob em mac)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por getysburger, 2 de Dezembro de 2005. (Respostas: 26; Visualizações: 2478)

1. getysburger

getysburger Power Member

Boas, acabei de comprar um Powerbook 15.2", sei que não é a melhor altura mas precisava mesmo de um computador neste momento (ando à 1 meses a usar o desktop do meu irmão, o meu berrou...) os trabalhos da universidade cada x são mais. Era comprar um desktop novo, um portatil PC ou MAC, como estou a precisar de portatil, a duvida era por um Asus M6VA ou o PB, ganhou o powerbook.

Sou noob em Mac e em portateis (apenas usei algumas vezes na universidade) e tenho umas perguntas:

- Queria saber se só se deve carregar a bateria quando ela acaba ou estiver mesmo no fim e se se justifica sempre que eu tiver em casa, ligar o PB à tomada, ou so ligar mesmo quando tiver pouca bateria.

- O disco é de 80 gigas, e diz que tem 60 livres, é normal o OS X c/os extras ocuparem tanto?

- Devido a estarmos no inverno e a existirem picos de corrente às vezes, devo usar uma protecção de picos na tomada onde ligar o PB? Ou usar uma daquelas "reguas" em que um botão que se desliga quando ouver descarga?

- O PB vinha só com 512 Ram, eu queria por +1Giga (não comprei já por falta de fundos...) e aconselharam me a comprar na loja on line Crucial, faço bem?

- Que pano (material do pano) devo usar para limpar o ecran e o portatil?

- Uma duvida que sempre tive, é preciso AntiVirus e Firewall ou não é necessário? Já ouvi dizer que sim, mas tanbem ja ouvi dizer que não...sei que existem muitos poucos virus para MAC, mas gostaria de saber a vossa opinião.

Desculpem tanto texto, e obrigado pela vossa atenção.

2. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Bem isso depende do senso de cada um. Há quem nunca tire a bateria com o portatil ligado à tomada, há quem tire, depende sempre da utilização de cada um.
    Se tiveres que usar o portatil fora de casa e usares 70% da bateria e se precisares dele outra x fora de casa convem carregar. A minha bateria é velha e está viciada, carrego-a quase todos os dias, mas só a uso para manter o PB em sleep.

Capaz, o X ocupa perto de 4GB, as iApps são capazes de ocupar uns 10GB e um disco de 80GB nunca tem 80GB.

Se tens picos de corrente, o melhor é usar mesmo uma protecção.

Pelo menos sempre ouvi falar vem da Crucial.

Eu não sei, mas não arrisco a limpar com produtos de limpeza. Costumo usar um pano sem pelos e que não risce e agua.

Firewall convem usar se não tiveres router. Anti-viroses não é "preciso", mas se calhar convem ter um por perto, nem que seja para fazer um scan a um ficheiro desconhecido.

3. Mestrinho

Mestrinho Guest

Acho que sim, por que o meu Ibook, tem 40 Gb de disco e com as aplicações só disponho de 25 Gb. (menos mal que tenho um disco externo)

Todos os equipamentos electronicos, ainda mais a Apple (material de qualidade) tem protecção no carregador. De qualquer forma, se avariar por picos de corrente a EDP é obrigada a pagar a avaria... (Nota: O desktop do meu Pai no ano passado avariou pelo mesmo motivo, e na reparação a mesma foi paga pela EDP.

Não sei de onde és, mas se tiveres uma Maczone perto de ti, eles são uma das Lojas mais indicadas.

Por trabalhar numa plataforma Unix, não .. Nem antivirus, nem spyware. Existe um número muito infimo de virus para MAC.. Mas é preciso andar atento as noticias. Com o crescer da MAC não sei se poderá no futuro aparecer uns. A firewall eu não consegui configurar corretamente, pois com ela activa o Ichat não correu. :confused:

Última edição pelo moderador: 2 de Dezembro de 2005
  4. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Quanto à bateria, nunca a deves levar ao mínimo (0%) nem carregá-la ao máximo para diminuir a sua viciação.

Eu comprei um módulo de 512Mb na loja europeia da crucial e correu tudo lindamente.

Já estou é arrependido de não ter comprado um dimm de 1GB.

Pano e produto de limpeza mandei vir dos states...chama-se omnicleanz ou omnicleanzer ou qualquer coisa do género.

Funciona muito bem.

PT

PS: conselho, não deites fora aquela protecção branca que vinha entre as teclas e o monitor. Quando andares com o portatil de um lado para o outro mete essa protecção para não ficares com o teclado marcado no ecrã.

5. getysburger

getysburger Power Member

Reparei quando tinha o powerbook fechado, que onde está o logo da apple, por tras do monitor, o aluminio parece ser bastante fragil, dá a sensação que com um pouco de pressão vai pra dentro, é mesmo assim?

E tanbem reparei que quando o monitor está fechado, os "pezinhos" que ele tem nas pontas não acentam completamente na base (ai por perto de 1 mm).

Desculpem lá estar com estas questões de coisas assim ao infimo pormenor, mas só quero ter a certeza de que o portatil está completamente ok.

Comprimentos

6. bsod

bsod Power Member

tens razão em preocupares-te, mas nao demais... é que, por um lado, os hackers e coisas que tais fazem isto porque ah e tal que é o sistema da Micro$oft... e tal (eu tb n gosto da microsoft, tao-pouco do bill mas nao ando aí a destruir os pcs do pessoal). Por outro, muita gente, muitas organizações, muitos serviços dependem de windows, e, sei lá, por gozo, por conveniência... os hackers destroem esses sistemas...

o problema vai começar quando as pessoas começarem a usar sistemas baseados em UNIX em massa... nessa altura os vírus vao começar a aparecer em massa nao so para windows...

e nao se esqueçam que os primeiros vírus que apareceram, na historia da informatica, foram de UNIX!!! (é sempre fácil destruir algo, se estivermos com intenção... o que conta é a intenção, não a firewall e o OS)

EDIT: e btw é possível "limpar" um pouco a pré-instalação do OS X retirando coisas inúteis como aquele 1 Gb de drivers de impressoras, e as não-sei-quantas linguagens do sistema...
    btw, eu nunca mexi com um mac mesmo novo, mas com o mac vem um tal "restore DVD": isso é o instalador do OS X? assim podias fazer uma "clean install", por cima daquilo que veio de fábrica, e seres mais selectivo (estou só a especular...)

Última edição: 2 de Dezembro de 2005
  7. Encarnado

O disco de Restore é para voltar a meter tudo como estava (software) quando saiu de fabrica.
    Para Clean Install, formatas o disco e instalas o OS de novo.

8. parkpre

parkpre Power Member

dá uma vista de olhos na pasta Aplicações. E apaga algum software que não precisas. Podes apagar os jogos, o iDVD, o iMovie se não precisares deles.

btw - como apago os drivers das printers que o Mac tem? É que + 1 Gb livre dava jeito. Ah pois dava.

9. getysburger

getysburger Power Member

Boas, sabem me dizer como se formata o disco do Powerbook? Estou a pensar formatar e instalar o sitema operativa à minha "maneira".

Mais uma duvida (ja me responderam a isto mas continuo com duvida...) em relação ao usar o powerbook muito tempo seguido, vou chegar a estar a usar muitas aí vezes umas 6h seguidas (ou mesmo mais um tempo, digo isto comparado com o tempo ue costumava trabalhar seguido no desktop) o PB em aplicações como flash/photoshop/illustrator, qual o melhor metodo de uso do portatil/bateria neste caso?
    Devo tirar a bateria? Mas se a tirar o computador nao fica mais vulneravel a variações de corrente?

ps.Demiurgo, que queres dizer com nunca carregar a bateria ao maximo? Interromper o carregamento da bateria antes de chegar aos 100%?

10. bsod

bsod Power Member

sei que estar ligado prolongadamente à corrente dá cabo da bateria... acho que sim, que deves tirar a bateria quando o usas prolongadamente ligado à corrente.
    quando a se fica mais vulnerável... nao sei. mas provavelmente nao, dado que o proprio alimentador protege um pouco (acho). o problema é se as variações são muito prolongadas (por vezes acontece aqui na maia, nao sei como é aí)... nesse caso o teu pb pode ir mesmo abaixo... :P

11. getysburger

getysburger Power Member

Encontrei este post aqui no forum :

Com isto ja fico meio esclarecido, agora queria era ter a certeza se o portatil fica mais vulneravel sem bateria ou não.

ps. para formatar o disco, como faço? Penso ter lido isso algures, mas nao encontro...

12. Encarnado

Tens que bootar o PB pelo DVD do OS. Depois de bootado antes de iniciar o processo de instalação, nos menus está o disk utility. Formatas o disco com o disk utility (opção erase). Com este utilitario também podes criar partições (se o quizeres). Depois é fazer quit do disk utility e instalar o X.

13. getysburger

getysburger Power Member

Obirgado encarnado.

À pergunta anterior sobre a bateria, vou colocar outra (não me crucifiquem por ser tão chato em relação à bateria ;) mas é que não sei porque, o facto de ter que tirar a bateria quando estamos muito tempo no portatil não me dá muita segurança devido à corrente electrica ficar assim "directa" com o PB.

Se eu tiver a bateria 100%, usar a bateria ate ela ter prai 15%, e nessa altura pô la a carregar e continuar a trabalhar até depois de ela estar carregada, acham que vai lixar a bateria?

O ppl aqui do forum que tem PB/iBook como faz quando está várias horas (prai umas 5h ou mesmo7 ou8h) a trabalhar/lazer no portatil?

Comprimentos

14. Encarnado

Eu por vezes deixo a bateria dreanar toda a carga para que o PB volte a "calibrar" o circuito que controla a bateria. Mas isto é a minha bateria que tem mais de 3 anos e já está com vicio.
    Carregar a bateria quando está a 15% nao tem mal. Idem para quando se está a trabalhar quando a bateria carrega (carrega um bocadito mais lentamente).
    Eu não uso muito o meu PB pelo que nao posso dizer muito :\

15. getysburger

getysburger Power Member

Boas, sabem me dizer o atalho no teclado para as "chavetas"? E para os parentices rectos? É uma pergunta um bocado estranha, mas, vou agora mesmo por codigo num trabalho que estou a fazer em flash e fiquei a olhar po teclado do PB...

Um aparte, aqui alguem usa illustrator cs2? Sabem me dizer se o "peso" da aplicação entre o CS2 e o anterior é muita? É que no meu desktop reparo a diferença (e no phhotosho cs2 tambem em relação ao cs1) e aqui no PB so tenho o illustrator cs2, mas se o cs1 fosse mais leve significativamente, mudava pro cs1.

Comprimentos

16. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

[[ estes? entao nao é igual ao P4?:rolleyes:

ALT GR+8(9)

se nao for sorry..:lol:

17. Encarnado

Estão no mesmo sitio que num PC
    { = shift+alt+8
    } = shift+alt+9
    [ = alt+8
    ] = alt+9

As aplicações do CS1 parecem ser menos comilonas de recursos que as do CS2.

18. getysburger

getysburger Power Member

Obrigado pelos atalhos, não estava mesmo nada a "ver"...:lol:

Se calhar ainda vou tentar mudar pro cs1. Eu no deskto tenho quebras absurdas de performance de vez em quando quando comparando o illustrator e photoshop cs2 com o cs1 (ja comparei ambos com o mesmo ficheiro). tenho colegas em que não reparam grande diferença, mas eu acho que tenho azar com os meus ficheiros :007:

OFFTOPIC - Será boa ideia jogar no powerbook? Exprimentei instalar o World of Warcraft, e joguei um bocadito, as ventoinhas dispararam passado pouco tempo depois de ter começado a jogar (exprimentei o jogo a 1024*640 wide e 1440*960 e deu pra jogar bem, pelo menos pareceu me). O WoW não puxará demais pelo PB? Já me disseram que jogos em mac não têm uma performance assim muito boa...
    Não comprei o PB pra jogar (95%~99% pra trabalhar), mas queria ter aqui algo que desse pra distrair agora no natal.

Última edição: 15 de Dezembro de 2005
  19. Encarnado

Conheço quem jogue WoW num PB 1Ghz e joga na boa, portanto não há problema.

20. Madril

Madril 1st Folding then Sex

É assim, isso de ter medo de jogar nos portateis ou de puxar por eles é estupido. Se eles não aguentarem por exemplo tar 24horas a foldar (claro que em cima duma mesa, não num sitio em k blokeie as entradas/saidas de ar), é porque têm defeito.

Joga o que quizeres no Powerbook rapaz :D

Partilhar esta Página