Comprei um PB e tenho umas duvidas (noob em mac)

getysburger

Power Member
Boas, acabei de comprar um Powerbook 15.2", sei que não é a melhor altura mas precisava mesmo de um computador neste momento (ando à 1 meses a usar o desktop do meu irmão, o meu berrou...) os trabalhos da universidade cada x são mais. Era comprar um desktop novo, um portatil PC ou MAC, como estou a precisar de portatil, a duvida era por um Asus M6VA ou o PB, ganhou o powerbook.

Sou noob em Mac e em portateis (apenas usei algumas vezes na universidade) e tenho umas perguntas:

- Queria saber se só se deve carregar a bateria quando ela acaba ou estiver mesmo no fim e se se justifica sempre que eu tiver em casa, ligar o PB à tomada, ou so ligar mesmo quando tiver pouca bateria.

- O disco é de 80 gigas, e diz que tem 60 livres, é normal o OS X c/os extras ocuparem tanto?

- Devido a estarmos no inverno e a existirem picos de corrente às vezes, devo usar uma protecção de picos na tomada onde ligar o PB? Ou usar uma daquelas "reguas" em que um botão que se desliga quando ouver descarga?

- O PB vinha só com 512 Ram, eu queria por +1Giga (não comprei já por falta de fundos...) e aconselharam me a comprar na loja on line Crucial, faço bem?

- Que pano (material do pano) devo usar para limpar o ecran e o portatil?

- Uma duvida que sempre tive, é preciso AntiVirus e Firewall ou não é necessário? Já ouvi dizer que sim, mas tanbem ja ouvi dizer que não...sei que existem muitos poucos virus para MAC, mas gostaria de saber a vossa opinião.

Desculpem tanto texto, e obrigado pela vossa atenção.
 
getysburger disse:
- Queria saber se só se deve carregar a bateria quando ela acaba ou estiver mesmo no fim e se se justifica sempre que eu tiver em casa, ligar o PB à tomada, ou so ligar mesmo quando tiver pouca bateria.

Bem isso depende do senso de cada um. Há quem nunca tire a bateria com o portatil ligado à tomada, há quem tire, depende sempre da utilização de cada um.
Se tiveres que usar o portatil fora de casa e usares 70% da bateria e se precisares dele outra x fora de casa convem carregar. A minha bateria é velha e está viciada, carrego-a quase todos os dias, mas só a uso para manter o PB em sleep.

getysburger disse:
- O disco é de 80 gigas, e diz que tem 60 livres, é normal o OS X c/os extras ocuparem tanto?

Capaz, o X ocupa perto de 4GB, as iApps são capazes de ocupar uns 10GB e um disco de 80GB nunca tem 80GB.

getysburger disse:
- Devido a estarmos no inverno e a existirem picos de corrente às vezes, devo usar uma protecção de picos na tomada onde ligar o PB? Ou usar uma daquelas "reguas" em que um botão que se desliga quando ouver descarga?

Se tens picos de corrente, o melhor é usar mesmo uma protecção.

getysburger disse:
- O PB vinha só com 512 Ram, eu queria por +1Giga (não comprei já por falta de fundos...) e aconselharam me a comprar na loja on line Crucial, faço bem?

Pelo menos sempre ouvi falar vem da Crucial.

getysburger disse:
- Que pano (material do pano) devo usar para limpar o ecran e o portatil?

Eu não sei, mas não arrisco a limpar com produtos de limpeza. Costumo usar um pano sem pelos e que não risce e agua.


getysburger disse:
- Uma duvida que sempre tive, é preciso AntiVirus e Firewall ou não é necessário? Já ouvi dizer que sim, mas tanbem ja ouvi dizer que não...sei que existem muitos poucos virus para MAC, mas gostaria de saber a vossa opinião.

Firewall convem usar se não tiveres router. Anti-viroses não é "preciso", mas se calhar convem ter um por perto, nem que seja para fazer um scan a um ficheiro desconhecido.
 
getysburger disse:
- O disco é de 80 gigas, e diz que tem 60 livres, é normal o OS X c/os extras ocuparem tanto?

Acho que sim, por que o meu Ibook, tem 40 Gb de disco e com as aplicações só disponho de 25 Gb. (menos mal que tenho um disco externo)

getysburger disse:
- Devido a estarmos no inverno e a existirem picos de corrente às vezes, devo usar uma protecção de picos na tomada onde ligar o PB? Ou usar uma daquelas "reguas" em que um botão que se desliga quando ouver descarga?

Todos os equipamentos electronicos, ainda mais a Apple (material de qualidade) tem protecção no carregador. De qualquer forma, se avariar por picos de corrente a EDP é obrigada a pagar a avaria... (Nota: O desktop do meu Pai no ano passado avariou pelo mesmo motivo, e na reparação a mesma foi paga pela EDP.

getysburger disse:
- O PB vinha só com 512 Ram, eu queria por +1Giga (não comprei já por falta de fundos...) e aconselharam me a comprar na loja on line Crucial, faço bem?

Não sei de onde és, mas se tiveres uma Maczone perto de ti, eles são uma das Lojas mais indicadas.

getysburger disse:
- Uma duvida que sempre tive, é preciso AntiVirus e Firewall ou não é necessário? Já ouvi dizer que sim, mas tanbem ja ouvi dizer que não...sei que existem muitos poucos virus para MAC, mas gostaria de saber a vossa opinião.

Por trabalhar numa plataforma Unix, não .. Nem antivirus, nem spyware. Existe um número muito infimo de virus para MAC.. Mas é preciso andar atento as noticias. Com o crescer da MAC não sei se poderá no futuro aparecer uns. A firewall eu não consegui configurar corretamente, pois com ela activa o Ichat não correu. :confused:
 
Última edição pelo moderador:
Quanto à bateria, nunca a deves levar ao mínimo (0%) nem carregá-la ao máximo para diminuir a sua viciação.

Eu comprei um módulo de 512Mb na loja europeia da crucial e correu tudo lindamente.

Já estou é arrependido de não ter comprado um dimm de 1GB.

Pano e produto de limpeza mandei vir dos states...chama-se omnicleanz ou omnicleanzer ou qualquer coisa do género.

Funciona muito bem.


PT

PS: conselho, não deites fora aquela protecção branca que vinha entre as teclas e o monitor. Quando andares com o portatil de um lado para o outro mete essa protecção para não ficares com o teclado marcado no ecrã.
 
Reparei quando tinha o powerbook fechado, que onde está o logo da apple, por tras do monitor, o aluminio parece ser bastante fragil, dá a sensação que com um pouco de pressão vai pra dentro, é mesmo assim?

E tanbem reparei que quando o monitor está fechado, os "pezinhos" que ele tem nas pontas não acentam completamente na base (ai por perto de 1 mm).

Desculpem lá estar com estas questões de coisas assim ao infimo pormenor, mas só quero ter a certeza de que o portatil está completamente ok.

Comprimentos
 
Mestrinho disse:
Por trabalhar numa plataforma Unix, não .. Nem antivirus, nem spyware. Existe um número muito infimo de virus para MAC.. Mas é preciso andar atento as noticias. Com o crescer da MAC não sei se poderá no futuro aparecer uns. A firewall eu não consegui configurar corretamente, pois com ela activa o Ichat não correu. :confused:

tens razão em preocupares-te, mas nao demais... é que, por um lado, os hackers e coisas que tais fazem isto porque ah e tal que é o sistema da Micro$oft... e tal (eu tb n gosto da microsoft, tao-pouco do bill mas nao ando aí a destruir os pcs do pessoal). Por outro, muita gente, muitas organizações, muitos serviços dependem de windows, e, sei lá, por gozo, por conveniência... os hackers destroem esses sistemas...

o problema vai começar quando as pessoas começarem a usar sistemas baseados em UNIX em massa... nessa altura os vírus vao começar a aparecer em massa nao so para windows...

e nao se esqueçam que os primeiros vírus que apareceram, na historia da informatica, foram de UNIX!!! (é sempre fácil destruir algo, se estivermos com intenção... o que conta é a intenção, não a firewall e o OS)

EDIT: e btw é possível "limpar" um pouco a pré-instalação do OS X retirando coisas inúteis como aquele 1 Gb de drivers de impressoras, e as não-sei-quantas linguagens do sistema...
btw, eu nunca mexi com um mac mesmo novo, mas com o mac vem um tal "restore DVD": isso é o instalador do OS X? assim podias fazer uma "clean install", por cima daquilo que veio de fábrica, e seres mais selectivo (estou só a especular...)
 
Última edição:
bsod disse:
mas com o mac vem um tal "restore DVD": isso é o instalador do OS X? assim podias fazer uma "clean install", por cima daquilo que veio de fábrica, e seres mais selectivo (estou só a especular...)

O disco de Restore é para voltar a meter tudo como estava (software) quando saiu de fabrica.
Para Clean Install, formatas o disco e instalas o OS de novo.
 
dá uma vista de olhos na pasta Aplicações. E apaga algum software que não precisas. Podes apagar os jogos, o iDVD, o iMovie se não precisares deles.

btw - como apago os drivers das printers que o Mac tem? É que + 1 Gb livre dava jeito. Ah pois dava.
 
Boas, sabem me dizer como se formata o disco do Powerbook? Estou a pensar formatar e instalar o sitema operativa à minha "maneira".

Mais uma duvida (ja me responderam a isto mas continuo com duvida...) em relação ao usar o powerbook muito tempo seguido, vou chegar a estar a usar muitas aí vezes umas 6h seguidas (ou mesmo mais um tempo, digo isto comparado com o tempo ue costumava trabalhar seguido no desktop) o PB em aplicações como flash/photoshop/illustrator, qual o melhor metodo de uso do portatil/bateria neste caso?
Devo tirar a bateria? Mas se a tirar o computador nao fica mais vulneravel a variações de corrente?

ps.Demiurgo, que queres dizer com nunca carregar a bateria ao maximo? Interromper o carregamento da bateria antes de chegar aos 100%?
 
sei que estar ligado prolongadamente à corrente dá cabo da bateria... acho que sim, que deves tirar a bateria quando o usas prolongadamente ligado à corrente.
quando a se fica mais vulnerável... nao sei. mas provavelmente nao, dado que o proprio alimentador protege um pouco (acho). o problema é se as variações são muito prolongadas (por vezes acontece aqui na maia, nao sei como é aí)... nesse caso o teu pb pode ir mesmo abaixo... :P
 
Encontrei este post aqui no forum :

Simao disse:
Segundo eu percebi, pelos varios posts, e segundo o artigo ke o Anubis falou:

Estes serao os principais cuidados a ter:
  • Evitar descargas completas da bateria, descarregar completamente apenas de vez em quando para calibrar a bateria.
  • É boa ideia retirar a bateria do portatil, quando se usa mt tempo ligado a corrente, para evitar que a bateria apanhe c mt calor.
  • Ao guardar a bateria, guardar a cerca de 40% de carga e num lugar fresco, e fazer um ciclo de carga por mes, pelo menos.
  • Evitar que a bateria apanhe calor, qq que seja a situação.
  • Ter em atençao a data de fabrico da bateria, nao comprar baterias mt velhas.

Não prejudica a bateria deixar o carregador ligado após a carga, a nao ser que se note que a bateria apanha mt calor ao carregar, ou após o carregar
Com isto ja fico meio esclarecido, agora queria era ter a certeza se o portatil fica mais vulneravel sem bateria ou não.

ps. para formatar o disco, como faço? Penso ter lido isso algures, mas nao encontro...
 
Tens que bootar o PB pelo DVD do OS. Depois de bootado antes de iniciar o processo de instalação, nos menus está o disk utility. Formatas o disco com o disk utility (opção erase). Com este utilitario também podes criar partições (se o quizeres). Depois é fazer quit do disk utility e instalar o X.
 
Obirgado encarnado.

À pergunta anterior sobre a bateria, vou colocar outra (não me crucifiquem por ser tão chato em relação à bateria ;) mas é que não sei porque, o facto de ter que tirar a bateria quando estamos muito tempo no portatil não me dá muita segurança devido à corrente electrica ficar assim "directa" com o PB.

Se eu tiver a bateria 100%, usar a bateria ate ela ter prai 15%, e nessa altura pô la a carregar e continuar a trabalhar até depois de ela estar carregada, acham que vai lixar a bateria?

O ppl aqui do forum que tem PB/iBook como faz quando está várias horas (prai umas 5h ou mesmo7 ou8h) a trabalhar/lazer no portatil?

Comprimentos
 
Eu por vezes deixo a bateria dreanar toda a carga para que o PB volte a "calibrar" o circuito que controla a bateria. Mas isto é a minha bateria que tem mais de 3 anos e já está com vicio.
Carregar a bateria quando está a 15% nao tem mal. Idem para quando se está a trabalhar quando a bateria carrega (carrega um bocadito mais lentamente).
Eu não uso muito o meu PB pelo que nao posso dizer muito :\
 
Boas, sabem me dizer o atalho no teclado para as "chavetas"? E para os parentices rectos? É uma pergunta um bocado estranha, mas, vou agora mesmo por codigo num trabalho que estou a fazer em flash e fiquei a olhar po teclado do PB...

Um aparte, aqui alguem usa illustrator cs2? Sabem me dizer se o "peso" da aplicação entre o CS2 e o anterior é muita? É que no meu desktop reparo a diferença (e no phhotosho cs2 tambem em relação ao cs1) e aqui no PB so tenho o illustrator cs2, mas se o cs1 fosse mais leve significativamente, mudava pro cs1.

Comprimentos
 
getysburger disse:
Boas, sabem me dizer o atalho no teclado para as "chavetas"? E para os parentices rectos? É uma pergunta um bocado estranha, mas, vou agora mesmo por codigo num trabalho que estou a fazer em flash e fiquei a olhar po teclado do PB...

Um aparte, aqui alguem usa illustrator cs2? Sabem me dizer se o "peso" da aplicação entre o CS2 e o anterior é muita? É que no meu desktop reparo a diferença (e no phhotosho cs2 tambem em relação ao cs1) e aqui no PB so tenho o illustrator cs2, mas se o cs1 fosse mais leve significativamente, mudava pro cs1.

Comprimentos

[[ estes? entao nao é igual ao P4?:rolleyes:

ALT GR+8(9)

se nao for sorry..:lol:
 
Estão no mesmo sitio que num PC
{ = shift+alt+8
} = shift+alt+9
[ = alt+8
] = alt+9

As aplicações do CS1 parecem ser menos comilonas de recursos que as do CS2.
 
Obrigado pelos atalhos, não estava mesmo nada a "ver"...:lol:

Se calhar ainda vou tentar mudar pro cs1. Eu no deskto tenho quebras absurdas de performance de vez em quando quando comparando o illustrator e photoshop cs2 com o cs1 (ja comparei ambos com o mesmo ficheiro). tenho colegas em que não reparam grande diferença, mas eu acho que tenho azar com os meus ficheiros :007:


OFFTOPIC - Será boa ideia jogar no powerbook? Exprimentei instalar o World of Warcraft, e joguei um bocadito, as ventoinhas dispararam passado pouco tempo depois de ter começado a jogar (exprimentei o jogo a 1024*640 wide e 1440*960 e deu pra jogar bem, pelo menos pareceu me). O WoW não puxará demais pelo PB? Já me disseram que jogos em mac não têm uma performance assim muito boa...
Não comprei o PB pra jogar (95%~99% pra trabalhar), mas queria ter aqui algo que desse pra distrair agora no natal.
 
Última edição:
É assim, isso de ter medo de jogar nos portateis ou de puxar por eles é estupido. Se eles não aguentarem por exemplo tar 24horas a foldar (claro que em cima duma mesa, não num sitio em k blokeie as entradas/saidas de ar), é porque têm defeito.

Joga o que quizeres no Powerbook rapaz :D
 
Back
Topo