1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compro macbook ou não?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por luigi_, 1 de Abril de 2013. (Respostas: 14; Visualizações: 2006)

  1. luigi_

    luigi_ Power Member

    Boas pessoal,
    tenho um desktop com dois anos excelente em termos de hardware, mas lá está, é um desktop...
    Por isso, passar para um portatil... Ora, o meu orçamento é de 800-850e e estou muito inclinado para comprar um mac, porque o que faço no pc e basicamente produzir e mixar musica (programas como o ableton, massive, virtual dj, etc.) e fotografia e tratamento de imagem (trabalho mais no lightroom e photoshop).

    estive a ver nos usados e consigo tenho duas opçoes: arranjar macbook pro de 2010 (um de 13" e outro de 15", o de 13 tem 8gb de ram, ambos cm ssd) ou optar por um portatil windows novo, um clevo ou assim.

    A minha pergunta é:
    como ja la vao quase 3 anos desde que os macs foram lançados, será que compensa ir para um desses ou comprar um pc novo recente?
    apesar de nunca ter tido um mac, gosto mto mais do SO dele e das funcionalidades, assim como e mto melhor na minha área, graças às exclentes placas de som.

    Que me dizem?


    Obrigado desde já aos que me ajudarem
     
  2. sixshooter

    sixshooter Power Member

    Então é só ponderar as vantagens e desvantagens.

    Se comprares um PC novo irás ter garantia de dois anos (um se for como empresa) terás um hardware mais recente e melhor. Se comprares um Mac vais ter um portatil com 3 anos, mas Mac. Agora basta seres tu a escolher. Qual é a razão que queres para um portátil? E tem atenção que os portáteis, apesar de estarem melhores, não foram feitos para trabalhar 24/7. Vais tentar vender a tua maquina antiga?
     
  3. thendless

    thendless Power Member

    Julgo que por esse preço adquirir algo que não venha pelo menos com um i5 não faz muito sentido.
     
  4. sixshooter

    sixshooter Power Member

    Dar 850 euros por um portátil com 3 anos também acho demais, principalmente para uso profissional? Mas pronto cada um faz o que quer. Tens de pensar também quando é que o vais substituir? Daqui a 3 anos? Nessa altura o mac já vai ter 6 anos de utilização.
     
  5. luigi_

    luigi_ Power Member

    tive a ver e acho que arranjo um de 2011....
    mesmo assim, acham que vale a pena?

    @sixshooter, por isso e que tou a pedir a vossa ajuda! Se arranjasse um de 13/15" de 2011, e com 8gb de ram, acham que valia a pena o investimento (sabendo os programas que vou usar)?
     
    Última edição: 1 de Abril de 2013
  6. jonas_sabimbi

    jonas_sabimbi Power Member

    Se es profissional de som e imagem, Mac sem dúvida. Mas i5 no minimo. Eles já foram mais caros.
     
  7. thendless

    thendless Power Member

    O propósito é substituir o desktop ou complementá-lo?
     
  8. luigi_

    luigi_ Power Member

    de imagem nao sou, gosto de fotografia e tenho uma dslr, mas nao sou profissional, , longe disso!
    um macbook mid 2011 serve para os programas que tenho? posso-lhe acrescentar RAM?
     
  9. luigi_

    luigi_ Power Member

    Substituir. nao consigo levar o desktop para concertos xd
     
  10. sixshooter

    sixshooter Power Member

    Não sei qual a diferença entre utilizar esses programas no mac ou no pc (tirando o photoshop, que para mim ambos os OS são bons). Eu fico sempre de pé atrás comprar portateis ou desktops em segunda mão. Principalmente para ferramenta de trabalho e quando o valor é de 850 euros. Se precisas mesmo de um portatil tenta entender bem o que queres e depois toma uma decisão. Mac e pc são plataformas muito boas para o que queres. Mesmo que compres uma mac de 2011 vais estar a comprar algo estando no fim da garantia. Se encontrares algum i5 por esse valor já é menos mal. Eu por mim comprava um clevo. No entanto existem pessoas com opinião contraria. Serás tu que tens de decidir.
     
  11. luigi_

    luigi_ Power Member

    a diferença esta principalmente na placa de som dos macs, e o facto de ter alguns programas exclusivos para o SO... a minha dúvida e se nao vou ter problemas nos programas mais avançados que referi!
     
  12. jm1.jonas

    jm1.jonas Power Member

    Compra um pc novo, se achares que a placa de som não te satisfaz compra o traktor com uma audio 8 ou mais simples, o Ableton puxa bastante pelo computador e estares a comprar um PC com 2-3 anos só para teres um PC com uma maçã não compensa, o unico programa de audio que não há em windows é o Logic, mas se usas o Ableton não vejo qualquer motivo para quereres um mac.

    Se tivesses dinheiro para comprar um novo era na boa, agora estar a comprar um pc com alguns anos pudendo ter um novo e com melhores specs...

    O argumento do "é mto melhor na minha área" era verdade há 6-10 anos atrás quando havia carradas de programas de audio e imagem optimizados para mac e que eram muito mais rápidos do que em PC, hoje em dia os programas são basicamente iguais nos dois OSs, ainda se me dissesses que querias um mac pela qualidade do ecrã, qualidade de construção, bateria e afins ainda se percebia, agora com a desculpa do "é muito melhor na minha área" já não faz grande sentido.
     
    Última edição: 1 de Abril de 2013
  13. luigi_

    luigi_ Power Member

    sim, provavelmente tens razao. obrigado pela dica!
     
  14. MasterBreak

    MasterBreak Power Member

    Antes de comprar o meu MacBook Pro, também ponderei comprar usado, cheguei á conclusão que não vale a pena, mais vale esperares mais um pouco e juntares algum, e comprar novo um MacBook pro 13' Não-Retina.
     
  15. luigi_

    luigi_ Power Member

    Uso mais o traktor, mas la por "nunca teres visto um profissional de renome" a usar o virtual dj, nao quer dizer que nao seja um bom programa;
    Se nunca ouviste falar do massive entao algo esta de errado, porque provavelmente e o programa / plugin mais usado em dubstep (provavelmente tbem em drum n bass);
    Um mac de 2006 acho dificil correr o ableton , juntamente cm outros programas;
    Sim concordo cntgo que windows com este orçamento e a melhor escolha.

    Pois, o problema e que n posso esperar muito, mas obrigado pelo conselho!
     

Partilhar esta Página