Computador bloqueia (CPU, HDD?)

Drums

Power Member
Bem, este é daqueles problemas difíceis de descrever...

Algumas vezes o meu portátil bloqueia ou "congela" e fico sem conseguir fazer nada com o rato ou o teclado. Neste momento a solução passa por forçar o desligar no botão ON/OFF.
Por exemplo, se estiver a ver um filme, a imagem bloqueia e se estiver a dar som nesse momento este fica também congelado (sempre ativo a fazer barulho nas colunas).

Não consigo encontrar um padrão ou algo que despolete isto, tanto posso estar uma semana sem acontecer como acontecer 3 vezes no mesmo dia. Acontece quer eu esteja a jogar, ver filmes, ou até mesmo sem fazer nada, simplesmente afasto-me do portátil e quando volto já não consigo fazer nada.
Quando isto acontece, o LED que indica atividade do disco fica apagado e eu deixo de ouvir o disco. Este disco já foi formatado, e já corri o checkdisk do windows para corrigir possíveis erros.

Eu estou inclinado para comprar um disco novo, mas estou na dúvida se o problema será mesmo do disco, porque também me parece que pode ser no processador que de alguma forma deixe de funcionar.

O processador é um i5 e o disco um Seagate ST9320325AS.
 
Primeiro - verificar temperaturas; instala e corre o speedfan.

Segundo - verificar memórias; corre um memtest

Terceiro - Verificar o estado do HDD com o verificador do windows ou um programa semelhante
 
Não consigo ouvir o disco a rodar ou a mexer as agulhas, mas também não sei se não poderá ser o processador que deixa de funcionar (logo deixa de haver algo que queira aceder ao disco).

Quanto a temperaturas, não penso que seja esse o problema, até porque eu já fiz algumas manutenções periódicas ao portátil (limpar o pó, colocar massa térmica) e não é por isso que isto deixou de acontecer.

Vou então fazer um teste às memórias, pois é algo que eu ainda não fiz.

Obrigado pelo vosso feedback!
 
Back
Topo