• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Computador com disco SSD

Neste momento, em portáteis, existem três tipos de armazenamento em uso:
- Discos HDD de 2,5 polegadas, pouco menores que uma mão. Utilizam discos que para funcionar têm de começar a rodar. São muito mais baratos, mas muito mais lentos. Utilizam-se de 1-2 TB.
- Armazenamento 2,5 SSD. Têm o mesmo tamanho do HDD (embora também existam de tamanhos menores), mas utilizam memória tipo pen drives, mas bem mais avançada. Não têm discos, logo são muito mais rápidos, mas também mais caros. Utilizam-se desde 256GB a 1TB normalmente.
- Armazenamento M.2, parecidos a um módulo de RAM mas menores. São extremamente rápidos, mas mais caros que os SSD.

Os M.2 só podem ser usados em PCs e portáteis que tenham o encaixe físico para eles.
Os HDD e SSD partilham as portas SATA, por isso podes trocar à vontade sempre que quiseres, mesmo que o portátil seja mais lento, os discos adaptam-se à velocidade disponível. Podes fazer uma opção hoje e no próximo ano mudar à vontade.

Hoje em dia os portáveis vêm quase todos com dois "espaços" para armazenamento. Os melhores têm M.2 e 2,5''. Mas os entrada de gama só têm espaço para um 2.5''. Isto vem descrito em cada portátil e tem de ser analisado caso a caso.

O que se faz normalmente é tirar a drive DVDs, se existir, e colocar uma caddy, que é um adaptador para levar mais um disco 2,5.

Eu nunca teria um portátil só com um disco HDD. É simplesmente lento.

Se só tiveres espaço para um disco 2.5'', opta por um bom SSD. Se tiveres espaço para dois (com ou sem adaptador) usa um SSD média gama (tipo 256GB) para instalar os sistemas operativos, e um HDD 1TB para o resto do armazenamento.
 
Vê em sites que tenham o modelo exacto do portátil e não apenas os componentes desctritos. Depois vê no youtube reviews desse portátil.

Neste fórum não podes colocar nomes de lojas escritos (mas podem estar como link).

Existem demasiadas variações dos mesmos portáteis.
Penso que até há modelos abaixo de 1000e que vêm com M.2 e slot 2.5'' livre.
Quando me sair o Euromilhões compro esse. Tenho de ver o que são essas siglas.
 
O portátil tem de ser adequado para ti, não para mim. Avalia os pontos fortes e fracos do portátil. Neste momento eu não compraria um portátil sem USB C ou hdmi 2.0, e o brilho tb parece baixo. Mas todos os portáteis vão ter componentes bons e menos bons. Decide quais vão ser os mais importantes.
 
O portátil tem de ser adequado para ti, não para mim. Avalia os pontos fortes e fracos do portátil. Neste momento eu não compraria um portátil sem USB C ou hdmi 2.0, e o brilho tb parece baixo. Mas todos os portáteis vão ter componentes bons e menos bons. Decide quais vão ser os mais importantes.
Apenas perguntei a sua opinião. Eu quero um dure uns bons anos como o que tenho agora. Que não aqueça muito, este parece ter um bom refrigerador. Mas vou procurando e tendo em consideração as opiniões que me derem aqui.
 
O que acha deste?
Portátil Asus 15.6" A560UD-78B05PB1

Acho o ecrã bem fraquinho se o o objectivo é usar para ver multimedia. Procura algum com um ecrã IPS.

Tens por exemplo este:
https://comparador.zwame.pt/produto/41027165/portatil-hp-omen-15-dc0021np-1568243
Tem SSD, HDD, ecrã IPS adequado, um som interessante, e ainda dá para uns jogos se alguma vezes quiseres.

Se quiseres algo mais portátil, tens algo assim:
https://comparador.zwame.pt/produto/58871497/portatil-lenovo-ideapad-530s-148243-530s-14ikb-744
SSD de 512Gb já dá para o normal, e depois tens um disco externo para complementar se quiseres.

E depois todas as milhentas variações que vão aparecendo. Acho que tens que te concentrar no essencial que precisas. Ecrã bom e um SSD adequado.
 
Back
Topo