1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Computador com um comportamento muuuito estranho...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por EspiritoLampiao, 11 de Março de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 930)

  1. Boas.

    Tenho tido nos últimos dias um problema muito estranho com o meu computador, que passo a explicar. O que se passa é que o computador tem imensos problemas para ligar, ou seja, só o consigo ligar à 10ª ou 12ª tentativa. Isto porque quando carrego no botão de "power", a motherboard ora não dá qualquer sinal (nem "beeps", nem nada); ora me diz que o CPU está danificado; ora arranca normalmente para o Windows e bloqueia durante o carregamento do SO; ora arranca normalmente e consigo trabalhar normalmente com o PC.

    É extremamente estranho o facto de que, quando finalmente consigo entrar no Windows e ter o PC a funcionar "normalmente", não dá qualquer problema. Consigo fazer tudo normalmente - mesmo "stressando" o CPU, usando a placa de TV, etc. Mesmo fazendo "reboot" do Windows, consigo entrar novamente no Windows... basicamente funciona tudo como se nada de estranho se passasse com o computador. Trocando por miúdos, quando (finalmente) consigo "entrar" no Windows, funciona tudo normalmente. Contudo, só o consigo após ligar e desligar o computador umas 10 a 12 vezes.

    Já fiz de tudo. "Reset" á bios; desligar e ligar cabos do disco e do gravador de DVDs; checkdisc e scandisk ao disco (sem qualquer problema reportado); desmontei o CPU e voltei a montá-lo; tirei e meti as RAMs, trocando-as de posição inclusivamente; tirei e voltei a colocar a placa de TV e placa gráfica. Nada resolveu, continua tudo na mesma.

    Agradeço a alguém que me possa ajudar. Deixo abaixo a descrição do meu sistema:

    -> Motherboard: Abit NF7 v2.0 bios Manta Rays XT vD26;
    -> CPU: AMD Athlon XP Mobile 2600+;
    -> Memórias: 2x512 Mb PC 3200 Patriot;
    -> Placa gráfica ATI 9600SE 128 Mb;
    -> Placa de TV ATI Home Theater 550 Pro PCI;
    -> Disco rígido Seagate 120 Gb ATA 133;
    -> Gravador de DVDs Pioneer 108D.

    Cumprimentos e desde já obrigado pela vossa ajuda ;)
     
  2. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    E qual é a fonte de alimentação que tens??

    Podes tentar ligar esse computador com outra fonte para ver se o problema é esse?

    Cumps
     
  3. luikki

    luikki Power Member

    o relógio do win está certo?
    verifica a pilha da board.
    testa com outra fonte.
     
  4. Tenho uma Bequiet 400w.

    O relógio está óptimo, inclusivamente verifico isso na config. da BIOS.
    Como posso verificar a pilha?
     
  5. trypl3x

    trypl3x Hard BOINC

    se as horas estiverem erradas é pk a pilha ta marada ou gasta...
     
  6. Então, estando as horas bem, a pilha está boa. Certo?
     
  7. trypl3x

    trypl3x Hard BOINC

    sim senhor! :)
     
  8. sparrow

    sparrow Power Member

    será do botão?
     
  9. trypl3x

    trypl3x Hard BOINC

    ele que tira o cabo e que tente ligar o pc com um chave fendas ao clicar nos 2 ferros...
     
  10. Não é do botão.

    Já desmontei a fonte e abri-a, limpei o pó - não tinha muito, mas mesmo assim limpei o que tinha - com um aspirador e um pincel com pelos longos e fechei-a novamente. Liguei novamente os cabos á motherboard (os 2, o de 20 pinos e o outro de 4) e ao disco rígido e tentei novamente. Continua tudo na mesma, só consigo iniciar o Windows após umas quantas tentativas...

    Não sei se é normal, mas as voltagens da fonte andam a oscilar um pouco (vi isso na bios). Os 12v andam nos 11,92/11,98... não sei se será normal estas variações praticamente sem "carga" (na bios, supostamente, ainda nada está a ser usado de forma intensiva...)
     
  11. Cage57

    Cage57 Power Member

    Pode ser a fonte k esteja ja aficar um bocado cansada pode acontecer, experimenta cm outra e ve.
     
  12. Boas. Peço a vossa ajuda, uma vez mais.

    Pois bem, por desconfiar da fonte de alimentação, comprei uma nova. Uma BeQuiet! 500w Straight Power. Contudo, o problema não ficou resolvido.

    O que se passa é o seguinte: eu com a fonte que tinha antes (uma BeQuiet! 400w) arranjei uma "manha" que me permitia ligar o PC com um pouco de paciência. O "truque" era ligar o computador, ir ao ecrã da BIOS e deixá-lo ali entre 15 a 20 minutos. Depois, gravar as definições e sair. O computador reiniciava e a partir daí já funcionava normalmente, entrando no Windows sem qualquer problema.
    Se eu não o deixasse estar na BIOS durante esse período de tempo, o comportamento "estranho" permanecia. Ou seja, após gravar as definições da bios, reiniciava o PC e ele simplesmente "pendurava" durante o carregamento do Windows ou mesmo antes de o Windows começar a carregar. Acontecia o mesmo caso eu optasse por não gravar as configurações da bios, saindo sem gravar.

    O que acontece é que mesmo após mudar de fonte, o comportamento mantém-se. Apenas consigo entrar no Windows normalmente se deixar o computador entre 15 a 20 minutos dentro do ecrã da BIOS, salvando de seguida as configurações e reiniciando-o (o que acontece de forma automática).

    HELP ME.... :(
     
  13. luikki

    luikki Power Member

    ???????????????????????????????
    disto, nunca vi! parece que o "menino" precisa de aquecer para começar a trabalhar....
    já verificaste se tens spyware? usa o spybot....
    mas, parece ser, porque tudo o resto foi testado, um problema da board...
     
  14. gatohumano

    gatohumano I'm cool cuz I Fold

    Isso cheira-me a board a dar os ultimos suspiros,eu tive uma abit que tb nunca ligava a 1ª,normalmente era a 2ª ate que a partir de certa altura foi piorando ate que nunca mais postou,tenta ver se a board tem condençadores inchados.
     

Partilhar esta Página