Computador com um comportamento muuuito estranho...

Boas.

Tenho tido nos últimos dias um problema muito estranho com o meu computador, que passo a explicar. O que se passa é que o computador tem imensos problemas para ligar, ou seja, só o consigo ligar à 10ª ou 12ª tentativa. Isto porque quando carrego no botão de "power", a motherboard ora não dá qualquer sinal (nem "beeps", nem nada); ora me diz que o CPU está danificado; ora arranca normalmente para o Windows e bloqueia durante o carregamento do SO; ora arranca normalmente e consigo trabalhar normalmente com o PC.

É extremamente estranho o facto de que, quando finalmente consigo entrar no Windows e ter o PC a funcionar "normalmente", não dá qualquer problema. Consigo fazer tudo normalmente - mesmo "stressando" o CPU, usando a placa de TV, etc. Mesmo fazendo "reboot" do Windows, consigo entrar novamente no Windows... basicamente funciona tudo como se nada de estranho se passasse com o computador. Trocando por miúdos, quando (finalmente) consigo "entrar" no Windows, funciona tudo normalmente. Contudo, só o consigo após ligar e desligar o computador umas 10 a 12 vezes.

Já fiz de tudo. "Reset" á bios; desligar e ligar cabos do disco e do gravador de DVDs; checkdisc e scandisk ao disco (sem qualquer problema reportado); desmontei o CPU e voltei a montá-lo; tirei e meti as RAMs, trocando-as de posição inclusivamente; tirei e voltei a colocar a placa de TV e placa gráfica. Nada resolveu, continua tudo na mesma.

Agradeço a alguém que me possa ajudar. Deixo abaixo a descrição do meu sistema:

-> Motherboard: Abit NF7 v2.0 bios Manta Rays XT vD26;
-> CPU: AMD Athlon XP Mobile 2600+;
-> Memórias: 2x512 Mb PC 3200 Patriot;
-> Placa gráfica ATI 9600SE 128 Mb;
-> Placa de TV ATI Home Theater 550 Pro PCI;
-> Disco rígido Seagate 120 Gb ATA 133;
-> Gravador de DVDs Pioneer 108D.

Cumprimentos e desde já obrigado pela vossa ajuda ;)
 
Não é do botão.

Já desmontei a fonte e abri-a, limpei o pó - não tinha muito, mas mesmo assim limpei o que tinha - com um aspirador e um pincel com pelos longos e fechei-a novamente. Liguei novamente os cabos á motherboard (os 2, o de 20 pinos e o outro de 4) e ao disco rígido e tentei novamente. Continua tudo na mesma, só consigo iniciar o Windows após umas quantas tentativas...

Não sei se é normal, mas as voltagens da fonte andam a oscilar um pouco (vi isso na bios). Os 12v andam nos 11,92/11,98... não sei se será normal estas variações praticamente sem "carga" (na bios, supostamente, ainda nada está a ser usado de forma intensiva...)
 
Boas. Peço a vossa ajuda, uma vez mais.

Pois bem, por desconfiar da fonte de alimentação, comprei uma nova. Uma BeQuiet! 500w Straight Power. Contudo, o problema não ficou resolvido.

O que se passa é o seguinte: eu com a fonte que tinha antes (uma BeQuiet! 400w) arranjei uma "manha" que me permitia ligar o PC com um pouco de paciência. O "truque" era ligar o computador, ir ao ecrã da BIOS e deixá-lo ali entre 15 a 20 minutos. Depois, gravar as definições e sair. O computador reiniciava e a partir daí já funcionava normalmente, entrando no Windows sem qualquer problema.
Se eu não o deixasse estar na BIOS durante esse período de tempo, o comportamento "estranho" permanecia. Ou seja, após gravar as definições da bios, reiniciava o PC e ele simplesmente "pendurava" durante o carregamento do Windows ou mesmo antes de o Windows começar a carregar. Acontecia o mesmo caso eu optasse por não gravar as configurações da bios, saindo sem gravar.

O que acontece é que mesmo após mudar de fonte, o comportamento mantém-se. Apenas consigo entrar no Windows normalmente se deixar o computador entre 15 a 20 minutos dentro do ecrã da BIOS, salvando de seguida as configurações e reiniciando-o (o que acontece de forma automática).

HELP ME.... :(
 
???????????????????????????????
disto, nunca vi! parece que o "menino" precisa de aquecer para começar a trabalhar....
já verificaste se tens spyware? usa o spybot....
mas, parece ser, porque tudo o resto foi testado, um problema da board...
 
Isso cheira-me a board a dar os ultimos suspiros,eu tive uma abit que tb nunca ligava a 1ª,normalmente era a 2ª ate que a partir de certa altura foi piorando ate que nunca mais postou,tenta ver se a board tem condençadores inchados.
 
Back
Topo