Computador como servidor de ficheiros

NotoriousXavi

Power Member
Basicamente o título diz tudo. Tenho um computador antigo, um disco grande, e queria montar um servidor de ficheiros que pudesse aceder a partir de qualquer localização. Tenho apenas conhecimentos básicos de redes e estou com algumas dúvidas de como fazê-lo.

Instalei já o ubuntu server edition e consegui até criar um servidor FTP mas apenas consegui testar na rede de casa. Aqui nasceu a 1ª dúvida: como faço para aceder externamente se tenho IP dinâmico? Há maneira de associar por exemplo um domínio ao meu IP? Como faço isso?

Depois não quero usar FTP, queria uma tecnologia não tão obsoleta, principalmente a nível de segurança. Que recomendam?

Para já vou só colocar aqui estas as dúvidas, à medida que for obtendo respostas vou testando.
 
Relativamente à primeira dúvida, tens que usar algo como o dynDNS. Crias uma conta no site, e depois tens que configurar umas coisas no teu router. Agora estou um pouco esquecido do processo, mas se até amanha não aparecer nenhuma explicação melhor tento relembrar-me e coloco aqui.

Quanto a alternativas ao FTP tens algumas, mas com certeza haverá outros user no fórum com melhores conhecimentos na área ;)
 
Usar o dynDNS como o Rexobias disse, e no router tens de abrir as portas FTP, normalmente a porta 21, depois instalas no Server o Filezilla server, e nos outros o Filezilla, depois e so configurar ambos... Existem tutoriais simples na net que te ajudam...
 
Bom dia

Em vez de usar ftp eu usaria scp que é encriptado corre sobre ssh, porto 22, em windows podes usar o winscp para aceder. Se já tens acesso ssh ao servidor não precisas de fazer mais nada que já corre scp.

Mas para aceder através da internet, não sei se é para estar acessível para muita gente, se não for o caso eu não abria portas nenhumas de ftp ssh e fazia mas era uma vpn com o openvpn
 
Comecei ontem a seguir um tutorial para usar o no-ip, que me parece ser um serviço semelhante a esse dynDNS. Se hoje conseguir concluir a configuração logo vos digo se funciona ou não.
Já agora coloco uma dúvida sobre isto. Se eu tiver um domínio comprado, não existe nenhuma tool do linux que permita fazer o mesmo sem recorrer a este tipo de sites?

nlica, o servidor FTP já está configurado mas lá está, é uma tecnologia com falhas de segurança.

kasmafan, o servidor irá ser acedido por apenas 4 pessoas, incluíndo eu próprio. qual é a vantagem do vpn em relação ao scp? e tenho ideia que o acesso por vpn é mais lento, não?
 
scp e vpn são coisas distintas

scp é um serviço de transferencia de dados sobre o protocolo ssh

a vpn cria uma ligação segura entre o pc remoto e o servidor, servidor esse que depois da ligação estabelecida ficará acessível como se estivessem na mesma intranet.
Se fores para opção da vpn podes utilizar ftp á vontade visto que não irás abrir portos para a internet para esse serviço.

Quanto a teres um domínio teu e aponta-lo para um ip dinâmico, não dá para fazer porque causa de coisas como reverse-dns e afins que agora não me estou a lembrar hehehe, mas se comprares o dominio ao no-ip talvez eles já tenham esse serviço.
 
scp e vpn são coisas distintas

scp é um serviço de transferencia de dados sobre o protocolo ssh

a vpn cria uma ligação segura entre o pc remoto e o servidor, servidor esse que depois da ligação estabelecida ficará acessível como se estivessem na mesma intranet.
Se fores para opção da vpn podes utilizar ftp á vontade visto que não irás abrir portos para a internet para esse serviço.

Ou seja, scp é transferência de dados com ligação segura, vpn é ligação segura com um monte de serviços, incluindo transferência de ficheiros, é isso?
Existe a possibilidade de criar users com diferentes tipos de permissão por vpn? Ou seja, eu ter acesso a toda a gestão do servidor remotamente e as restantes pessoas apenas conseguirem fazer o upload e download de ficheiros, ou seja, terem apenas acesso ao FTP?

Quanto a teres um domínio teu e aponta-lo para um ip dinâmico, não dá para fazer porque causa de coisas como reverse-dns e afins que agora não me estou a lembrar hehehe, mas se comprares o dominio ao no-ip talvez eles já tenham esse serviço.

Sim, o no-ip tem esse serviço mas penso que seja pago. Mas não há problema, posso usar o dominio free deles.
 
Boas

Na vpn não consegues "dizer" que user x só usa o serviço Y
isso fazes nas definiçoes dos serviçoes que queres fornecer, por exemplo no ftp, samba, etc, a vpn apenas permite estabelecer a comunicação segura, nos serviços é que podes criar users que só possam fazer upload/download ou só ver ficheiros em readonly por exemplo.


Imagina a vpn como uma estrada até às casas, casas essas que são os serviços, o user A bate á porta da primeira casa (FTP) e diz, "eu sou o user ZéManel" e a casa é que diz ao "ZéManel" o que ele pode fazer lá, não é a estrada hehe.
 
Back
Topo