1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Computador desliga após troca de dissipador

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Nora, 31 de Julho de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1747)

1. Nora

Nora Power Member

Oi, pessoal.

Há uns dias atrás, arrisquei a mudar o dissipador da minha CPU (o da Intel anda a fazer um bocado de barulho, ultimamente...). Lixei-me porque só descobri ao trancar os pinos que a base do novo dissipador devia ser uns 4mm mais estreita ou ter uns 2 mm (#$%&! >() a mais de altura para não esmagar os componentes em volta da CPU. Tive eu tanto cuidado com as medidas...! :'(
    A base do dissipador novo não ficou em grande estado (aquele eu já não vendo!) e tive de voltar a pôr o antigo.
    Tanto quando me pude aperceber, a placa não sofreu danos com a experiência - pelo menos não se vê nada - e está tudo montadinho de volta como deve ser. Usei Arctic Silver Ceramique, pelo que também não é por aí que vou ter problemas eléctricos (e se fosse para ter um curto, fritava logo ao ligar, não? :007:).
    A ventoinha liga normalmente e a CPU está dentro da temperatura normal, mas isso é tudo o que eu tenho tempo de ver a correr na BIOS antes do computador desligar! Deve durar para aí um minuto e depois corta. Eu tenho ideia que tanto a placa (uma MS 915P Neo2 Platinum) quanto a alimentação (Chieftec ATX 1136H) têm sistemas de segurança que fazem isso, mas não estou é a perceber porque é que o estão a fazer agora!
    Não queria voltar a ligar o PC sem ter uma ideia do que se possa passar para não fritar nada. Também queria evitar ter de levá-lo à loja para mo consertarem - já tive prejuizo que chegue. :D
    Alguém me podia dar uma luz, por favor?

Última edição: 31 de Julho de 2006
  2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Provavelmente ele faz isso por causa das temperaturas..possivelmente encaixaste isso mal ou assim...e o calor nao se dissipa e o cpu aquece..desmonta outra vez o disspador..tira o cpu...mete outra vez e monta outra vez o dissipador...

cumps

3. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Que componentes é que ficaram "esmagados" ?

Se foram os condensadores (normalmente os mais altos) dá uma olhadela se estão inchados. A parte de cima (metalica) pode ter feito passagem de currente para a chapa da maquina, fazendo um curto e deixando o condensador com "valores alterados" dos de origem.

A board pode muito bem trabalhar se alguns componentes estiverem avariados, sejam estes os perifericos de rede, som, slot agp com pistas abertas, condensadores inchados,etc... digo isto por experiencia propria.

Eu já tive uns quantos casos em que tive de trocar os condensadores por estes estarem "inchados", quando eles incham, perdem capacidade, um de 1000yf pode ficar com apenas 500yf apos uns meses de trabalho em condições "normais", isto porque algumas boards fazem os condensadores aquecer muito, eles em vez de durarem uns quantos anos, duram un quantos meses, o que faz que algumas boards sejam mais caras do que outras (e não só).

Se quando encaixaste o tal dissipador, ele fez curto nos condensadores, eles "vão ao ar", aconselho-te a pegar num capacimetro e testares os condensadores (se conseguires). Se for caso de algum estar com valores de capacidade diferentes daqueles que estão inscritos na parte lateral, troca-os e tens o problema resolvido.

Se a board estiver na garantia, melhor, levas á loja e dizes que estava tudo bem até que um dia sem mais nem menos começou a fazer isso. Eles trocam a board e ficas com o problema resolvido.

Digo isto dos condenssadores porque eu já tive uns 3 casos em que as boards funcionavem bem durante uns minutos e depois começavam a dar problemas, ecrans azuis, desligavam sem mais nem menos,etc... Depois de testar os condensadores todos, troquei os que estavam azedos e ficou tudo bom. Com a troca de condenssadores já arranjei 3 boards, que estavam para ir para o lixo. Custo de reparação, umas quantas horas e uns 10€ em condenssadores.

Nota: se fores trocar os condenssadores, aproveita e usa uns de qualidade e com mais tensão que os originais, e com maior temperatura de trabalho, assim a board fica melhor, mais estável e vai durar muito mais tempo.

Já agora aproveito para perguntar, com tantos "overclockers" por ai que fazem de tudo para por os brinquedos mais rapidos, ainda ninguem reparou que "todos" os fabricantes de boards usam componentes baratos, e digo todos, porque ainda não vi nenhum que não o fize-se, porque é que não trocam os condenssadores por outros melhors? Com mais capacidade, mais tensão ou mais temepratura de funcionamento... isto para não falar dos reguladores de tensão de marcas chinesas, aqui fica uma excepção para a asus, que tudo o que usa nas boards é do melhor.

Um exemplo dos componentes baratos tive eu na minha board soltek que estava "avariada", verifiquei que os condensadores "abertos", eram de 1000yf e de 6 volts apenas!!! troquei por uns de 1500yf e de 16 volts e a board ainda funciona bem, nunca mais deu problemas, já lá vão uns 10 meses. E agora aceita overclocks que dantes nem podia sonhar, ou seja dantes não me passava dos 117 Mhz de bus, agora vai aos 150 sem problemas, só perdendo estabilidade por volta dos 154Mhz... um bom exemplo do que uns 10€ e um bocado de trabalho fazem. Alguns dos condenssadores estavam nas linhas de alimentação do cpu, memoria, slot agp e chipset.

Com componentes melhores as coisas andam melhor.

cumprimentos
    Judas

4. steelballzz

steelballzz Folding Member

não me parece correcto fazer isso
    mas se calhar sou eu k tenho pruridos com cenas destas

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Falando apenas por mim:

- Não sei soldar;

- Perco a garantia;

- Não sabia que condensadores com maior tensão e mais capacidade poderiam melhorar o OC. Acho que não se deve mudar a capacidade sem antes perceber o circuito, pois isso influencia o tempo de carga/descarga e a energia armazenada no condensador, logo pode provocar também instabilidade, penso eu :S

- Tenho uma Asus :D (apesar disso, precisa de um Vcore droop mod :S)

6. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Eu já tive alguns casos em que podia ter trocado em garantia, mas a minha consciencia não me deixou... de qualquer modo, cada um sabe aquilo que faz.

Os condenssadores de alimentação dos circuitos integrados (isto é para quem sabe), podes confiar em mim, quanto mais capacidade melhor, quantos mais volts aguentarem melhor, e quanto mais calor aguentarem melhor, tambem se deve observar a posição destes, quanto mais perto do circuito integrado melhor (se possivel soldar nas patas do mesmo), quanto menores forem as "patas" melhor, se for preciso cortam-se até ficarem é face da placa. Isto de cortar as patas grandes serve para todas as patas da board e outros componentes!! (e agora gostava de por umas fotos de placas de marcas baratas, em que as patas até me furaram e pele!!! )

Os condessadores de circuitos de filtros, circuitos de osciladores e outros, tens razão, é preciso perceber o esquema para se saber onde se mexe.

cumprimentos
    Judas

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Não concordo com tu dizeres q quanto maior a capacidade e tensão tiver melhor..se assim fosse não fazia sentido haver condensadores mais pequenos..com capacidades menores..isso influencia o tempo de carga e descarga ( as WindWalker said)e é preciso saber bem o circuito onde se mete...

cumps

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu não sei :joker:

Espero que o curso de Eng. Electrotécnica e de Computadores me ensine algo em relação a isto :004:

9. max_clock

max_clock Power Member

Penso que não se deve mexer nos condensadores relativamente á capacidade. Se um determinado consensador é de 2200uF, não vamos meter lá um de 3000uF pois o circuito foi desenhado para o consensador de 2200uF e pode alterar o bom funcionamento do circuíto electrico.
    Outra coisa. Os fabricantes não metem condensadores com voltagens muito superiores pois não há necessidade para tal. Penso que até já dão uma margem de voltagem a mais nos condensadores que metem. Quanto mais capacidade e voltagem suportarem, maiores são. E numa board, muito espaço é coisa que não há de certeza.

10. Nora

Nora Power Member

Daniel Maia - A temperatura está OK - pelo menos a da CPU... Era 28ºC no outro dia, eu ainda consegui verificar isso.

Judas - Aaahh.... 8 cilindros baixinhos só com números em cima :D. Todos "metálicos" - não são os pretos com topo metálico. Não sei se são condensadores. Tenho uma pic mas agora não dá para mostrar.

Olhando para a imagem parecem (todos) normaizinhos - aliás, a primeira coisa que fiz quando percebi o que se estava a passar foi ver se eles tinham sido deformados de alguma forma, mas nem a tinta ficou riscada! O que acontece com os pretos pode acontecer com os outros?

É possível, no entanto, que o dissipador tenha tocado também os pretos, embora eles não estivessem no caminho e eu estivesse com cuidado, a descer o bicho na vertical... Se bem que, estou-me a lembrar agora, eu empurrei ligeiramente um dos pretos para ele não levar com nada em cima... Se calhar... :005:

Acho que até tenho a geringonça para fazer a medição (o meu pai trabalhava com electrónica), não sei é se sei usá-la... De qualquer forma, isso implicaria tirar a placa da caixa para ir medir onde está soldado atrás, certo? É que ficam mesmo rente à placa.

Eu não estou numa de overclocking, apenas tenho um P4 a calcular raytrace e mastigar PSDs de 200Mb em Lisboa! Há umas semanas atrás a ventoinha ia levantando vôo a bombar a 4 e 5000 rpm!

O PC já não tem garantia, nem eu podia aldrabar os tipos (o que também não faz o meu estilo) depois de mudar a massa térmica.

Vou ver se descubro onde param os aparelhos de medida e qual deles é que serve.
    Obrigada pela dica.

11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Parece-me que anda por ai alguma confusão quanto aos condensadores....

Ora bem, nem todos os condensadores são usados em circuitos de oscilação, esses, só devem ser trocados por outros de capacidade iguais, ou após verificar a temperatura de funcionamento, trocar por um cuja capacidade se adapte melhor ao tempo de descarga, que tambem é afectado pela temperatura.

Os condensadores de alimentação, fazem o mesmo que aqueles condenssadores que se metem nas baterias quando se ligam amplificadores dos carros, servem para poupar o fonte de alimentação.
    A fonte de alimentação pode não ter a capacidade de responder a picos de consumo muito rapidos, isto deve-se a que ela funciona a uma frequencia por volta dos 150Khz e os cpus funcionam a Ghz ( as fontes baratas funcionam a 15Khz!! ).
    Ora se um cpu comsome durante uns 1000 ciclos "comida" a mais, a fonte nem se apercebe do que aconteceu, logo se não tivermos um componente (condenssador) que responda a tempo, essa linha de alimentação vai ficar fraca.
    Com a linha fraca e a sofrer oscilações, todos os componentes que estiverem ligados a ela vão sofrer.

Estes condenssadores, quanto maiores melhor, porque assim aguentam picos maiores.
    Com o passar do tempo, e devido as temperaturas que alguns atingem (80ºC) eles não duram tanto tempo com a capacidade de fabrica e rapidamente de detioram, logo quanto maiores mais tempo vão durar com a capacidade minima necessaria, dando mais margem de tolerancia.
    E é aqui que os fabricantes vão buscar algum $$$, porque com os condenssadores (e outros componentes) com pouca margem, o brinquedo funciona bem enquanto é novo, depois, vai ficando pior, ou não... (mas o fabrico fica mais barato).

É normal numa board de marca barata, tipo uma ASROCK conseguir uns bons overclocks enquanto esta é nova, e passado uns 2 anos tentarmos fazer o mesmo overclock e já não conseguirmos, eu tive um exemplo numa asrock que me fazia uns 2.6Ghz num P4 northwood 2.0 e passados apenas 2 anos só ia aos 2.2Ghz estavel, noutra board o cpu ainda dava os 2.6Ghz... a board estava a ficar "velha e cançada".

Quanto aos valores de tensões dos condenssadores, isto é assim, numa linha de 5V usar um condenssador de 6V é um bocado pisar ovos, alguns vão-se partir... ora é como usar um mini morris a 120km/h numa auto-estrada, ele não vai durar tanto como um bmw a 120Km/h. Neste caso se usarmos um condenssador de 16V, "até podemos" liga-lo ao contrario que ele vai funcionar (isto é para os electroliticos).

NOTA: quem quiser saber mais sobre circuitos electricos e radiofrequencia tem uns bons livros para ler do Joao Caninas. Ai vão encontrar uma boa explicação para este assunto (com esquemas e fotos!!) e tambem para aqueles Zig-Zags que se veem nas pistas das placas... dai os componentes precisarem de "patas" curtas...

Cumprimentos
    Judas

Última edição: 1 de Agosto de 2006
  12. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

" Aaahh.... 8 cilindros baixinhos só com números em cima . Todos "metálicos" - não são os pretos com topo metálico. Não sei se são condensadores. Tenho uma pic mas agora não dá para mostrar."

Acho que acertas-te nos transistores... ai ao pé do cpu... devem ser os responsaveis por regular a tensão... se forem do tipo mosfets... mais caro, se forem "normais" mais barato.
    De qualquer modo mete-lhes o multimetro para ver o estado deles, não perdes nada, se necessario desmonta-os da board.
    Por vezes a parte metalica é a parte positiva, se algum queimou, podes troca-lo(s) por outro(s) iguais, não te aconselho a usares equivalentes... ves o preço, e se não te assustares compras, trocas e já tá.... Digo isto porque já queimei muitos 2n2222 (parte metalica positiva) nas brincadeiras dos radios piratas... (bons tempos).

NOTA: se não tiveres a certeza daquilo que fazes, o melhor é não fazeres, podes acabar por queimar o cpu, fonte, discos, memorias, placa grafica, etc... boa sorte.

Cumprimentos
    Judas

13. Mitch

Mitch Banido

um aparte: acho que nunca vi tantas vezes "condensador" mal escrito. e ainda por cima não é por preguiça, pois meteu letras a mais :-D

14. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

hehehe.... quem não sabe é como quem não vê...

Aqui fica um bom exemplo do como dar piontapés na lingua portuguesa...

Desculpem-me pelos erros de gramatica.

15. Nora

Nora Power Member

Aqui estão as criaturas. Ficam cobertos pelo dissipador original - talvez por isso não me tenha ocorrido que o novo pudesse ir lá embirrar! Isto é a placa depois do "acidente":

Judas - Medir, medir, talvez ainda meça, mas não vou definitivamente sacar componentes à placa., brrrrrr! Não só não domino a área como ainda tenho de considerar o meu talento para o desastre! :D
    Se vir que não descubro mesmo uma solução, ala com o PC para a loja! Ao menos, se forem os tipos a estourar o resto, depois arranjam-me uma substituição (espero...).

Ah, a propósito, "acertas-te" escreve-se tudo pegado. ;)

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Isso também são condensadores.

Se calhar o teu problema é simplesmente o encaixe correcto do dissipador original e andamos aqui a alongar o tópico escusadamente :S

17. max_clock

max_clock Power Member

Nora, todos os componentes de forma cilindrica que ves na imagem são todos consensadores. Os pequenos sem cobertura plástica são chamados consensadores SMD, e são usados em aplicaçoes mais pequenas ou onde não há muito espaço. No teu caso, como são necessarios condensadores perto do socket, tem de se usar SMD para o dissipador não ter problemas de encaixe. Os outros condensadores maiores e com cobertura plástica são chamados consensadores DIP, são os mais comuns e baratos.

18. Nora

Nora Power Member

Bom, encontrei o aparelho de medida mas não estou a ver que não consigo usá-lo. :(

max-clock|WindWalker - Obrigada pelo esclarecimento. :)
    Penso que o dissipador está bem montado - está bem fixo e justinho com a placa, e a própria indicação de temperatura na BIOS parece indicar o mesmo. Agora por estes dias não vou poder testar nada, mas assim que tiver novidades digo qualquer coisa.

Última edição: 3 de Agosto de 2006
  19. Nora

Nora Power Member

Bem, parece que o WindWalker acertou na mosca. :)

Ontem à noite finalmente desmontei o PC para verificar tudo o que me sugeriram e quando tirei a placa pude ver que, apesar do dissipador estar bem agarrado, não tinha os pinos todos totalmente enfiados. E vi-me à rasca para os enfiar até abaixo! Ainda me dói o dedo!
    Chamam eles a isto instalação "prática" e "rápida"... :rolleyes:

Agora volto à estaca zero (continuo com uma barulheira danada aqui) e tenho que ir descobrir que dissipador caberá na placa. Acho que vou abir um novo thread para sondar.

Obrigada pela ajuda, pessoal! [​IMG]

20. WindWalker

WindWalker Power Member

Coitada da mosca :-D

Dissipadores para LGA775 há aos pontapés ;)

Só depende se queres mais para o lado do silêncio, performance/silêncio ou simplesmente performance (este último não, se não ainda ficas com uma barulheira pior :P)

Big Typhoon, por exemplo.

Partilhar esta Página