Computador desliga-se antes de iniciar o Windows

Mig_x

Power Member
Olá! Tenho o meu computador há meio ano mais ou menos, e já me aconteceu 3 ou 4 vezes, que entre a passagem da bios e antes do arranque do sistema ele desliga-se e hoje aconteceu algo outra vez mas em vez de desligar, apareceu o ecrã azul. Depois quando volto a ligar ele volta a funcionar normalmente sem problema nenhum. Já fiz o teste das RAMs e está tudo bem. Já pesquisei sobre este problema e o mais provável é ser alguma driver desatualizada ou danificada, geralmente na maioria dos casos dizem ser da placa gráfica. Mas o estranho é que eu posso ter o computador ligado por horas, usar programas como Adobe Premiere, Photoshop, Illustrator, jogos como Fifa, e outros mais pesados, e o computador nunca se desliga e nem dá nenhum outro problema.

Eu desconfio que seja alguma driver a causar este problema no arranque, porque os discos durante a utilização do computador não me dão problemas, a placa gráfica também não, memorias rams também sem problemas nenhuns...estarei certo?

Usei o programa WinDbg para abrir o ficheiro memory.dmp e tenho o seguinte:

Kernel Bitmap Dump File: Kernel address space is available, User address space may not be available.
Symbol search path is: srv*
Executable search path is:
Windows 10 Kernel Version 19041 MP (12 procs) Free x64
Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS
Edition build lab: 19041.1.amd64fre.vb_release.191206-1406
Machine Name:
Kernel base = 0xfffff802`73600000 PsLoadedModuleList = 0xfffff802`7422a2d0
Debug session time: Mon Nov 29 23:01:49.306 2021 (UTC + 0:00)
System Uptime: 5 days 22:59:26.099

Loading Kernel Symbols
...............................................................
................................................................
...........................................................
Loading User Symbols
Loading unloaded module list
.......................
For analysis of this file, run !analyze -v
nt!KeBugCheckEx:
fffff802`739f72a0 48894c2408 mov qword ptr [rsp+8],rcx ss:0018:ffff8701`ac0c1eb0=000000000000007e
9: kd> !analyze -v

*******************************************************************************
* Bugcheck Analysis *
*******************************************************************************

SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED (7e)
This is a very common BugCheck. Usually the exception address pinpoints
the driver/function that caused the problem. Always note this address
as well as the link date of the driver/image that contains this address.
Arguments:
Arg1: ffffffffc0000005, The exception code that was not handled
Arg2: fffff8027388b5ac, The address that the exception occurred at
Arg3: ffff8701ac0c2ea8, Exception Record Address
Arg4: ffff8701ac0c26e0, Context Record Address

---------

SYMBOL_NAME: nt!ExFreePool+9
IMAGE_NAME: Pool_Corruption
MODULE_NAME: Pool_Corruption
STACK_COMMAND: .cxr 0xffff8701ac0c26e0 ; kb
BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: 9
FAILURE_BUCKET_ID: AV_nt!ExFreePool
OS_VERSION: 10.0.19041.1
BUILDLAB_STR: vb_release
OSPLATFORM_TYPE: x64
OSNAME: Windows 10
Followup: Pool_corruption

---------


Pelo pouco que entendi (ou não), é uma driver que está a causar tal problema não? Se for como descubro que driver é?
Se houver alguém mais entendido nisto que eu, que me pudesse dar uma ajuda agradecia.

Obrigado pela vossa atenção.
 
Olá! Tenho o meu computador há meio ano mais ou menos, e já me aconteceu 3 ou 4 vezes, que entre a passagem da bios e antes do arranque do sistema ele desliga-se e hoje aconteceu algo outra vez mas em vez de desligar, apareceu o ecrã azul. Depois quando volto a ligar ele volta a funcionar normalmente sem problema nenhum. Já fiz o teste das RAMs e está tudo bem. Já pesquisei sobre este problema e o mais provável é ser alguma driver desatualizada ou danificada, geralmente na maioria dos casos dizem ser da placa gráfica. Mas o estranho é que eu posso ter o computador ligado por horas, usar programas como Adobe Premiere, Photoshop, Illustrator, jogos como Fifa, e outros mais pesados, e o computador nunca se desliga e nem dá nenhum outro problema.

Eu desconfio que seja alguma driver a causar este problema no arranque, porque os discos durante a utilização do computador não me dão problemas, a placa gráfica também não, memorias rams também sem problemas nenhuns...estarei certo?

Usei o programa WinDbg para abrir o ficheiro memory.dmp e tenho o seguinte:

Kernel Bitmap Dump File: Kernel address space is available, User address space may not be available.
Symbol search path is: srv*
Executable search path is:
Windows 10 Kernel Version 19041 MP (12 procs) Free x64
Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS
Edition build lab: 19041.1.amd64fre.vb_release.191206-1406
Machine Name:
Kernel base = 0xfffff802`73600000 PsLoadedModuleList = 0xfffff802`7422a2d0
Debug session time: Mon Nov 29 23:01:49.306 2021 (UTC + 0:00)
System Uptime: 5 days 22:59:26.099

Loading Kernel Symbols
...............................................................
................................................................

...........................................................
Loading User Symbols
Loading unloaded module list
.......................
For analysis of this file, run !analyze -v
nt!KeBugCheckEx:
fffff802`739f72a0 48894c2408 mov qword ptr [rsp+8],rcx ss:0018:ffff8701`ac0c1eb0=000000000000007e
9: kd> !analyze -v

*******************************************************************************
* Bugcheck Analysis *
*******************************************************************************

SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED (7e)
This is a very common BugCheck. Usually the exception address pinpoints
the driver/function that caused the problem. Always note this address
as well as the link date of the driver/image that contains this address.
Arguments:
Arg1: ffffffffc0000005, The exception code that was not handled
Arg2: fffff8027388b5ac, The address that the exception occurred at
Arg3: ffff8701ac0c2ea8, Exception Record Address
Arg4: ffff8701ac0c26e0, Context Record Address

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SYMBOL_NAME: nt!ExFreePool+9
IMAGE_NAME: Pool_Corruption

MODULE_NAME: Pool_Corruption
STACK_COMMAND: .cxr 0xffff8701ac0c26e0 ; kb
BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: 9
FAILURE_BUCKET_ID: AV_nt!ExFreePool
OS_VERSION: 10.0.19041.1
BUILDLAB_STR: vb_release
OSPLATFORM_TYPE: x64
OSNAME: Windows 10
Followup: Pool_corruption

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Pelo pouco que entendi (ou não), é uma driver que está a causar tal problema não? Se for como descubro que driver é?
Se houver alguém mais entendido nisto que eu, que me pudesse dar uma ajuda agradecia.

Obrigado pela vossa atenção.
Já correste, numa linha de comandos executada como administrador?

SFC /SCANNOW

Vê se encontra e corrige algum erro do sistema.
 
Já fiz e aparentemente tinha alguns erros.

Apareceu-me esta mensagem no final:

Windows Resource Protection found corrupt files and successfully repaired them.
For online repairs, details are included in the CBS log file located at
windir\Logs\CBS\CBS.log. For example C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. For offline
repairs, details are included in the log file provided by the /OFFLOGFILE flag.
 
Agora será testar a ver se ajudou a resolver o problema original.
Já testei, reiniciei uma vez e de uma outra vez desliguei e voltei a ligar e ligou normalmente. Mas isto também foi uma coisa que aconteceu no maximo umas 5 meses e não foi constante. Era por exemplo um mes acontecia, passado 1 mes ou dois acontecia novamente....e assim. Vou ver como se comporta nos proximos dias.

Obrigado!
 
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