Problema Computador desliga-se e volta a ligar sozinho

Olá a todos, por volta de outubro surgiu um problema no meu computador principal onde eu estudo, tenho aulas, faço trabalhos, jogo até às 6 da manhã e que me tem vindo a gastar demasiado tempo e dinheiro.

Acontece que o meu computador tem andado a desligar-se sozinho, como se eu o tivesse desligado da ficha, e de seguida liga-se sozinho. Não recebo qualquer tipo de erro/bluescreen. Isto tanto pode ocorrer 10 vezes em 10 minutos (às vezes o computador nem chega a seguir para o windows e volta a desligar-se), como pode aguentar umas 10 horas ligado sem qualquer problema. Para além disso, o problema tanto pode ocorrer enquanto eu estou a jogar ou enquanto eu estou no youtube ou simplesmente com o discord aberto.

Uma vez que o problema já apareceu há bastante tempo, por volta de setembro, já testei algumas coisas e inclusive enviei o computador para uma loja de informática umas quantas vezes, até que o problema desapareceu. Infelizmente decidiu voltar há uma semana +/-.

--------------------

Tudo isto começou quando do nada, o computador desligou-se e voltou a ligar-se por si próprio umas quantas vezes até que deixou de fazer boot simplesmente. Decidi abrir o computador, limpar a pasta térmica do cpu e voltar a aplicar, ligar o computador com apenas um stick de RAM, etc, e nada. Levei a máquina para uma loja de informática e disseram-se que era da motherboard cujo socket estava sujo com pasta térmica, portanto foi trocada, e de facto o computador voltou a dar boot, no entanto, continuava a desligar-se e a ligar sozinho. Disseram-me também que o cpu estava sujo com pasta térmica nos seus pinos mas que conseguiram limpá-lo.

nota:
Após comprar uma motherboard nova, enviei a antiga para a garantia e devolveram-me com a seguinte descrição: BIOS atualizada. Placa testada e a funcionar corretamente. Achei estranho o facto de o problema afinal ser da BIOS e não da pasta térmica.

Uma vez removida a hipótese de ser um problema da motherboard, a loja decidiu testar os restantes componentes e não mostraram qualquer anomalia. O mais frustrante ainda é o facto de o computador nunca se ter desligado na loja, o que me deixa a pensar que é um problema de minha casa.

De qualquer das maneiras comprei-lhes uma fonte nova de 750W visto estar a desconfiar do problema estar relacionado com a minha fonte de alimentação antiga. Testei a fonte nova em casa, tive o mesmo problema e fui à loja dar refund, e felizmente foram porreiros comigo e aceitaram.

Últimas notas:
  • O computador esteve ligado com duas fontes diferentes durante mais de 24horas dentro da loja e nunca se desligou.
  • A loja não testou o meu computador com os meus periféricos.
  • Em minha casa, testei diferentes tomadas, testei o computador ligado diretamente à tomada e testei diferentes cabos de alimentação.
--------------------

Concluindo, supostamente não tenho nenhuma peça estragada, e o computador só se desliga em minha casa. Depois de tanto dinheiro e tempo gasto com isto estou muito confuso e não sei de onde possa vir o problema. Não sei se vale a pena resolver isto ou se atiro o computador ao Rio Mondego e vou atrás dele.

Aqui está a minha build:

Ryzen 5 2600
GTX 1060 3GB
16 GB DDR4
Asus Prime B450-Plus (board nova)
Corsair CX600
HDD 1TB
SSD 250GB

*MSI Tomahawk B450 (placa antiga que foi para a garantia e foi atualizada a BIOS)

--------------------

Para sentirem a minha frustração, para além de o meu computador se ter desligado enquanto escrevia este post, também se desligou a meio de uma aula online enquanto eu falava com a minha professora. :001:

Obrigado
 
Última edição:
Isso costuma ser um problema da PSU ou das memórias. Visto que já testaram esses componentes, a única coisa que me ocorre é não teres ligação à terra na tomada onde ligas o computador. Tens?
 
Isso costuma ser um problema da PSU ou das memórias. Visto que já testaram esses componentes, a única coisa que me ocorre é não teres ligação à terra na tomada onde ligas o computador. Tens?

Antes de mais nada obrigado, e fundamentando aquilo que me disseste, de facto o computador foi testado com uma nova PSU, e caso o problema estivesse na RAM acredito que iria receber um bluescreen.

De seguida, não sei o que significa uma ligação à terra, portanto nem sei se tenho.
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_(eletricidade)

Isto é só um palpite, visto que o computador funcionava bem na loja e na tua casa não. Alguma coisa se passa com a tua instalação eléctrica!!!

Ok, eu não sei como ver isso, calculo que tenha de chamar um eletricista capaz de verificar isso. De qualquer das maneiras fico a pensar porquê que em tantos anos que tenho o computador, só agora é que surgiu este problema...

Não poderá ser um periférico meu a causar este problema? Comprei um rato em julho e o problema surgiu em setembro. Estou agora a testar o computador com um rato antigo para ver o que dá.
 
1) A existência de ligação à terra nas tomadas pode ser verificada com um multímetro em modo voltímetro (ou abrindo as tomadas), de preferência por um electricista
2) Começar por fazer reset à BIOS/UEFI (dentro da própra BIOS/UEFI, idealmente com o jumper Clear CMOS)
3) Verificar temperaturas com HWiNFO ou HWMonitor (o processador pode estar a sobreaquecer por ter o cooler mal montado ou com pó e a provocar reinícios)
4) Teste às memórias pode ser feito instalando o Memtest86 ou o Memtest86+ numa pen USB e correndo no boot
5) Sendo problema de software, deve começar-se por instalar as últimas atualizações do Windows, depois verificar se pode haver algum programa a criar conflitos (por exemplo, software de uma placa gráfica antiga NVIDIA que foi substituída por uma AMD)
6) Os periféricos a usar deverão ser os mínimos essenciais (para diagnosticar o problema)
 
1) A existência de ligação à terra nas tomadas pode ser verificada com um multímetro em modo voltímetro (ou abrindo as tomadas), de preferência por um electricista
2) Começar por fazer reset à BIOS/UEFI (dentro da própra BIOS/UEFI, idealmente com o jumper Clear CMOS)
3) Verificar temperaturas com HWiNFO ou HWMonitor (o processador pode estar a sobreaquecer por ter o cooler mal montado ou com pó e a provocar reinícios)
4) Teste às memórias pode ser feito instalando o Memtest86 ou o Memtest86+ numa pen USB e correndo no boot
5) Sendo problema de software, deve começar-se por instalar as últimas atualizações do Windows, depois verificar se pode haver algum programa a criar conflitos (por exemplo, software de uma placa gráfica antiga NVIDIA que foi substituída por uma AMD)
6) Os periféricos a usar deverão ser os mínimos essenciais (para diagnosticar o problema)

Vou testar ponto por ponto e ver se obtenho algum resultado interessante. Obrigado
 
2) Começar por fazer reset à BIOS/UEFI (dentro da própra BIOS/UEFI, idealmente com o jumper Clear CMOS)
3) Verificar temperaturas com HWiNFO ou HWMonitor (o processador pode estar a sobreaquecer por ter o cooler mal montado ou com pó e a provocar reinícios)
4) Teste às memórias pode ser feito instalando o Memtest86 ou o Memtest86+ numa pen USB e correndo no boot
5) Sendo problema de software, deve começar-se por instalar as últimas atualizações do Windows, depois verificar se pode haver algum programa a criar conflitos (por exemplo, software de uma placa gráfica antiga NVIDIA que foi substituída por uma AMD)
6) Os periféricos a usar deverão ser os mínimos essenciais (para diagnosticar o problema)
Mas o computador funcionava bem na loja!!!
 
Última edição:
Headsets: HyperX Cloud II
Teclado: CoolerMaster Devastator
Rato: Glorious Model D
WebCam: Logitech c920
Colunas: Logitech z333

O computador já se desligou com os headsets, teclado e rato desconectados. Estou a testar com os últimos dois.
 
Funcionava bem na loja, mas na loja eles nao meteram o sistema em load durante 6/8 horas seguidas.

Para mim é da fonte pede uma emprestada para testar ou compra uma usada barata" suplente"
 
Funcionava bem na loja, mas na loja eles nao meteram o sistema em load durante 6/8 horas seguidas.

Para mim é da fonte pede uma emprestada para testar ou compra uma usada barata" suplente"
Ele já testou com outra fonte nova.




A BIOS não devia ser o problema que a tua MSI antiga tinha. Eles devem ter atualizado, simplesmente porque havia uma versão mais recente.

Podes ter também um curto circuito com a caixa ou assim, que por algum motivo aconteça em tua casa e não na loja. Posição da caixa, se calhar na loja removem os paineis laterais. Um curto circuito que seja intermitente, algures. Se calhar experimenta montar a board fora da caixa e ver o qie acontece.
Já vi um HDD a fazer algo parecido, e pensei que até pode-se também ser algum componente, uma ventoinha, ou o SSD. Mas como não acontece na loja, é menos suspeito ser.
 
Ele já testou com outra fonte nova.




A BIOS não devia ser o problema que a tua MSI antiga tinha. Eles devem ter atualizado, simplesmente porque havia uma versão mais recente.

Podes ter também um curto circuito com a caixa ou assim, que por algum motivo aconteça em tua casa e não na loja. Posição da caixa, se calhar na loja removem os paineis laterais. Um curto circuito que seja intermitente, algures. Se calhar experimenta montar a board fora da caixa e ver o qie acontece.
Já vi um HDD a fazer algo parecido, e pensei que até pode-se também ser algum componente, uma ventoinha, ou o SSD. Mas como não acontece na loja, é menos suspeito ser.

Sim a loja testou o computador com as tampas abertas. Estou a testar o computador sem as duas tampas laterais. Se voltar a desligar-se e eu decidir testar o computador fora da caixa, o que é que vou usar como suporte para a motherboard? Posso usar o plástico que vem na caixa da motherboard?

Segunda-feira já vem o eletricista ver se as correntes estão em condições. Se estiverem em condições e não tiverem nenhuma anomalia, de onde é que poderá vir o problema? :rrotflm:
 
Não, não uses o plástico que vem na caixa da motherboard, usa uma superfície não condutiva, como uma mesa de madeira ou vidro!!!

Uma coisa de cada vez, espera pelo electricista e depois vê-se!!!
 
Desliga tudo o que tenhas ligado à motherboard, deixando só o essencial para ele poder arrancar.

Depois vê o comportamento dele. A mim aqui no serviço aconteceu me um problema parecido e era imagina bem da drive de dvd.

cada vez que a ligava reiniciava constantemente, mas para descobrir perdi muito tempinho ...:)
 
Desliga tudo o que tenhas ligado à motherboard, deixando só o essencial para ele poder arrancar.

Depois vê o comportamento dele. A mim aqui no serviço aconteceu me um problema parecido e era imagina bem da drive de dvd.

cada vez que a ligava reiniciava constantemente, mas para descobrir perdi muito tempinho ...:)

Desligar tudo o que tenho ligado à motherboard significa desligar os periféricos, ventoinhas desnecessárias, discos que não têm o sistema operativo, etc?
 
Back
Topo