Computador desliga-se sozinho

Olá. Tenho vindo a conhecer este forum já há algum tempo pois costuma ter boas dicas e ideias e como ultimamente tenho vindo a ter sempre p mesmo problema resolvi tentar saber se alguém mais teve o mesmo problema e/ou se sabe como resolver. O problema é o seguinte: estou muito bem a mexer no word ou a fazer qualquer outra coisa banal e o computador desliga-se. Mas parece desligar-se mais frequentemente quando uso alguns jogos, que por acaso (ou não) são mais pesados para o sistema.
O meu computador é um Amd Athlon Xp 1600 com 512mb ram disco de 200 gb placa grafica geforce mx 440 64mb. Estou a utilizar o Windows Xp Profissional com Sp1. Já utilizei o memtest e não foram encontrados erros na memória. O disco tb ja verifiquei e também n há problema.
 
Deve estar a aquecer demais e depois desliga-se sozinho para nao se danificar.

verifica a temperatura do cpu durante aplicaçoes mais pesadas e jogos
 
Tb acontecia muito com o meu antigo Athlon xp 1800+.
É sobreaquecimento, de certeza.
Se reduzires a velocidade do front side bus para 200mhz de certeza que faz boot, mas é solução temporária.
Uma limpeza do pó e do cotão acumulados no dissipador+fan faz milagres, digo-te.

Uma boa alternativa é arranjar um dissipador de jeito, mas não sei se a tua board tem furos, etc.
Há por aqui "experts" mais capazes na matéria...
 
Mesmo que não desengates o dissipador dos apoios do socket, aconselho-te a desaparafusar a fan do topo do mesmo, usando depois um pincel tipo gouache (caso não tenhas um mini-aspirador ou compressor de ar) para limpar os dois em separado, muito bem limpos entre as folhas de metal e também na borda das pás da ventoínha.
 
já agora, qual é a tua board?

como disseram, mto provavelmente será demasiada temperatura... verifica tb se a ventoinha do dissipador do processador estará a funcionar em condições.

a segunda hipotese (mas mais remota), poderá ser a fonte de alimentação.
 
Já funciona, devia ser mesmo isso. Obrigado pessoal. Vocês são uns bacanos. Agora ja consigo jogar sem o computador se desligar. Obrigadão

A minha board é uma a7s333
 
Eu tenho esse problema com a minha Geforce4 MX440, mas desde que lhe colei o dissipador do meu portatil antigo é raro desligar o PC, quanto muito desliga o jogo ;)

Claro que agora parece um avião, com o barulho dos 2 dissipadores... mas esta ligado 24/7 sem problemas.
 
Eu tb tou a ter problemas com um comp portátil cá de casa ... o comp desliga-se sozinho.
Se eu nao estiver a fazer nada com ele, é capaz de ficar horas sem se desligar ... assim que começo a fazer qq coisa que puxe um pouco pelo processador, tipo fazer um scan com o antivirus, transferir ficheiros de um comp para o outro ou até mesmo usar o Word .. ele desliga-se.

Depois de ler uns posts aqui do forum, instalei o Everest para ver se me detectava algum problema e verifiquei que tinha muito pouco espaço em disco. Apaguei umas cenas, mas o problema persiste.
A temperatura do comp ronda os 42º .. parece-me normal.

Sugestões?
Obrigado
 
aconteceu-me exactamente isto esta noite!! no portatil! ja me aconteceu o ano passado e que remedio tive eu senao por uma ventoinha apontada directamente ao portatil na parte de tras.

agora desliguei-o, virei-o ao contrario, limpei a ventoinha (tava CHEIA de pó) voltei a ligar e ta a 30 minutos sem desligar com as temps a volta dos 48º +-2º

de notar que antes tava ligado 6/7 minutos no maximo so a falar no msn.

abraço
 
Back
Topo