Computador e portátil através de cabo de rede

ne90

Power Member
Boas!

É o seguinte: tenho um desktop ligado à Internet ADSL da Sapo 4 Mb através de um modem usb (SpeedTouch 330) . Utiliza o XP.

Há tempos adquiri um portátil com o Vista. Agora tenho aqui o cabo de rede (UTP).

Como posso ligá-los em rede e fazer a partilha da Internet e impressora do desktop para o portátil?

Acrescento que as duas máquina têm as placas de rede a funcionar correctamente.

Já os liguei por meio cabo e tentei configurar a rede pelo XP, através do assistente de configuração de rede, mas nada... ainda não consegui criar a rede correctamente.

Alguém me pode ajudar?

Agradeço desde já.

Cump's...;)
 
Última edição:
Acho que precisas de um cabo de rede cruzado se não estou em erro, porque a ligação é feita entre dois PC's directamente. Mas que os peritos venham dizer da sua justiça relativamente a redes. :)
 
Acho que precisas de um cabo de rede cruzado se não estou em erro, porque a ligação é feita entre dois PC's directamente. Mas que os peritos venham dizer da sua justiça relativamente a redes. :)

Sim é isso!

Outra coisa, eu fiz uma rede dessas, mas à 1ª não funcionou... tem em atenção também alguma firewall em algum dos computadores, que possa bloquear a partilha!
 
Sim é isso!

Outra coisa, eu fiz uma rede dessas, mas à 1ª não funcionou... tem em atenção também alguma firewall em algum dos computadores, que possa bloquear a partilha!

Pois só que nem chega a haver rede sequer...

Se alguém estiver disposto a indicar-me os passos desde o inicio para que possa criar a rede que pretendo agradecia.

Já agora o cabo em questão é este:

h*tp://www.cryptofile.com/cabling/images/ethcable568b.gif

Cump's...;)
 
Para o que pretendes, esse não serve!

Ei que mal... fogo andei a 'desviá-lo' de lá da escola e agora venho a saber que não dá?! LOL

Pensei que dava porque cabos destes servem para os PC's de lá para que esses estejam em rede e possam ter ligação à Internet.

Então que cabo tenho que arranjar para o que pretendo? Onde tem à venda?

Cump's...;)
 
Ah já estou a ver qual o cabo.

Pronto vou comprá-lo e depois como tenho que fazer toda a configuração? ah qual a ponta que ligo ao desktop? a que começa pelo branco c/ linha verde ou a outra?

;)

É indiferente! (nunca olhei para isso... e nunca tive problemas!!! Atenção que não sou expert! :007:)
 
Ligação entre 2 pc's

Precisas de um cabo cruzado para ligar 2 pc's directamente como foi aqui dito. Um cabo cruzado tem 2 pares de cores trocadas em cada ponta na ficha.

Depois de ligares o cabo tens de configurar a tua rede.

Como so tens 2 pc's e queres partilhar a net .. supondo que o desktop é o que tem o modem usb ligado... nas propriedades de rede do modem tens de ir às propriedades avançadas e ligar as opçoes onde diz para partilhar a internet, assim ele atribui logo à placa de rede do teu desktop um ip = 192.168.0.1 SUBNET MASK 255.255.255.0. Activando a partilhar de internet (o ICS - Internet Connection Sharing), a tua placa de rede do desktop fica entao logo configurada automaticamente, depois tens de configurar nas propriedades TCP/IP da placa de rede do teu portatil um ip do tipo = 192.168.0.2 com uma Subnet Mask 255.255.255.0 e DEFAULT GATEWAY = 192.168.0.1 e como DNS Server = 192.168.0.1.

Aconselho-te a deixares somente ligada a firewall que está a proteger a tua ligação do modem usb e deixar as placas da rede interna abertas... e se usas o XP ve se tens o antivirus actualizado, yada yada...

Depois convem partilhares as pastas que queres em ambos os pc's e tem atençao de ligar o serviço File And Printer Sharing Services nas propriedades de rede de ambas as placas de rede para poderes partilhar pastas e a impressora.
 
Precisas de um cabo cruzado para ligar 2 pc's directamente como foi aqui dito. Um cabo cruzado tem 2 pares de cores trocadas em cada ponta na ficha.

Depois de ligares o cabo tens de configurar a tua rede.

Como so tens 2 pc's e queres partilhar a net .. supondo que o desktop é o que tem o modem usb ligado... nas propriedades de rede do modem tens de ir às propriedades avançadas e ligar as opçoes onde diz para partilhar a internet, assim ele atribui logo à placa de rede do teu desktop um ip = 192.168.0.1 SUBNET MASK 255.255.255.0. Activando a partilhar de internet (o ICS - Internet Connection Sharing), a tua placa de rede do desktop fica entao logo configurada automaticamente, depois tens de configurar nas propriedades TCP/IP da placa de rede do teu portatil um ip do tipo = 192.168.0.2 com uma Subnet Mask 255.255.255.0 e DEFAULT GATEWAY = 192.168.0.1 e como DNS Server = 192.168.0.1.

Aconselho-te a deixares somente ligada a firewall que está a proteger a tua ligação do modem usb e deixar as placas da rede interna abertas... e se usas o XP ve se tens o antivirus actualizado, yada yada...

Depois convem partilhares as pastas que queres em ambos os pc's e tem atençao de ligar o serviço File And Printer Sharing Services nas propriedades de rede de ambas as placas de rede para poderes partilhar pastas e a impressora.

Obrigado pelo esclarecimento amigo!

Em princípio no sábado vou comprar o cabo. Se tiver alguma dúvida, venho aqui.

Se não, venho aqui na mesma. Para dizer que correu tudo bem!

Cump's...;)
 
Boa noite.
Fiz exactamente como disseste mas nao coloquei o DNS server porque ele assim fica com problemas na ligaçao de rede.
Fora isso está igualzinho e no portatil (Vista) encontro o desktop (xp) mas não consigo aceder, dá um erro do caminho de rede não ser encontrado. No desktop (xp) quando faço para ver os computadores do grupo de trabalho dá erro a dizer: (Casa não está acessível. Pode não ter permissão para utilizar este recurso de rede. Contacte o administrador deste servidor para saber se tem permissões de acesso. A lista de servidores deste grupo de trabalho não está actualmente disponível.)

O grupo de trabalho está definido em ambos os pcs como CASA.

De ter internet no portátil já nem falo então. LOL
 
Precisas de um cabo cruzado para ligar 2 pc's directamente como foi aqui dito. Um cabo cruzado tem 2 pares de cores trocadas em cada ponta na ficha.
Ou te expressaste mal ou então tas errado...
Não é para trocar as cores dos dois lados... se não estavas a fazer um cabo directo
Precisas de alinhar como está aqui:
http://www.cryptofile.com/cabling/images/ethcablerj45cr.gif
como o enologo referiu...fazes uma ponta como está à esquerda, e a outra ponta como está à direita.
Lol...por vezes o crime não compensa...foste gamar o cabo da escola quando o podias ter comprado logo de inicio...é uma coisa barata...plo menos que tenhas gamado um que não estivesse a ser preciso...porque gamares e deixares um terminal sem net...não é bonito...
Funciona na escola e não no teu caso porque na escola esse cabo liga o pc a uma tomada de uma calha que tem outro cabo que liga ao switch que fornece a net e a rede, ou seja, não precisa de ser crossover pois é uma ligação directa a um switch...
Consegues comprar um cabo feito crossover baratuxo...se o quiseres fazer precisas de 2 fichas Rj45 + 1 cabo com o comprimento que precisas (UTP CAT5) e um alicate de cravar...para prenderes os fios...Se tiveres um testa cabos também é bom para testares o cabo, se está bem feito e se todos os fios ficaram a tocar nas ligações de ouro da ficha...
 
Última edição:
Já comprei o cabo e já consigo partilhar a Internet. Mas a impressora não consegui ainda. Nem consigo passar ficheiros de um para o outro.

Alguém me pode explicar como o fazer? No portátil tenho o Vista...

Aguardo respostas...

Cump's...;)
 
Para algumas placas de rede já não é preciso usar o cabo cruzado, um cabo directo funciona perfeitamente, a placa detecta a situação e faz ela o crossover.. :D

Ainda hoje usei.. funciona perfeitamente :D
 
As 2 cores é para trocar num só lado do cabo claro... o outro fica como está.
Os switch's também fazem o auto-detect do codigo de cores, pelo menos um switch decente :)
 
Back
Topo