Problema Computador Embruxado, Dono Desesperado ... Novela com mais de 1 mês

[...]

Pelos vistos o facto de ter o sistema a ser mal alimentado durante algumas semanas matou a RAM em ambas as máquinas (2 kits numa, e 1 kit em outra).

[...]


Já agora, isto deixou-me com algumas dúvidas. Supostamente, a fonte de alimentação não deveria também, ter "prevenido" a suposta má-alimentação do sistema? É que eu sempre olhei para as UPS como uma bateria externa para o PC, enquanto que a qualidade da corrente eléctrica que chega ao sistema já é da responsabilidade da Fonte de Alimentação. Será correcto?



Aproveito também, para referir que há uns meses atrás, o pc do meu irmão estava a ter uns comportamentos estranhos, e não queria instalar o XP nem à lei da bala, dava sempre erro numa parte da instalação. Até que decidi "reformar" a porcaria de fonte de alimentação que ele tinha, (uma "Stability Power"... -.- ) e trocá-la por uma Corsair CX-430. Instalou logo à primeira!

Eu diria para pensares em mudar essa LC-Power em breve... já tive duas, e eu também pensava que eram boas, mas uma começou a morrer aos poucos e a dar crashes, e a outra já nem conseguia alimentar decentemente os periféricos USB, como os discos externos, ou o receptor de wi-Fi, por exemplo...

Cumps!

\w/
 
Já agora, isto deixou-me com algumas dúvidas. Supostamente, a fonte de alimentação não deveria também, ter "prevenido" a suposta má-alimentação do sistema? É que eu sempre olhei para as UPS como uma bateria externa para o PC, enquanto que a qualidade da corrente eléctrica que chega ao sistema já é da responsabilidade da Fonte de Alimentação. Será correcto?



Aproveito também, para referir que há uns meses atrás, o pc do meu irmão estava a ter uns comportamentos estranhos, e não queria instalar o XP nem à lei da bala, dava sempre erro numa parte da instalação. Até que decidi "reformar" a porcaria de fonte de alimentação que ele tinha, (uma "Stability Power"... -.- ) e trocá-la por uma Corsair CX-430. Instalou logo à primeira!

Eu diria para pensares em mudar essa LC-Power em breve... já tive duas, e eu também pensava que eram boas, mas uma começou a morrer aos poucos e a dar crashes, e a outra já nem conseguia alimentar decentemente os periféricos USB, como os discos externos, ou o receptor de wi-Fi, por exemplo...

Cumps!

\w/

As fontes vão perdendo força ao longo do tempo, tal como qualquer outro componente o desgaste é inevitável.
 
As fontes vão perdendo força ao longo do tempo, tal como qualquer outro componente o desgaste é inevitável.

Sim, claro; mas para todos os efeitos, são sempre elas as responsáveis pela qualidade da electricidade que nos entra nos sistemas, certo? Uma boa UPS não serve de nada, se a fonte estiver a mandar corrente "suja" para dentro do sistema, correcto?

\w/
 
Eu não sei muito bem como a corrente trabalha, não percebo grande coisa de electricidade.
Mas penso que sim. A UPS basicamente é uma bateria em caso de falha de energia em casa, só, a fonte é que é responsável pela alimentação do computador, claro que quanto melhor ela é melhor a é o fluxo de energia penso eu, e tem de ser capaz de prevenir qualquer falha de energia para não queimar algum componente.
 
Estou a começar a entrar em parafuso ...

De repente descubro que a minha PSU e RAM não prestam :S

Pensava que davam bem para o "desenrascanço".
 
Estou a começar a entrar em parafuso ...

De repente descubro que a minha PSU e RAM não prestam :S

Pensava que davam bem para o "desenrascanço".

Pois, quer dizer, para o "desenrascanço" uma LC-Power serve,... mas não é para "desenrascar" para sempre... ^^

Mas aquilo que estou mais admirado, é de dizerem que as GSkill não prestam. :o Estive uma vez numa loja em que o dono me disse que as GSkill eram "best of the best", e já ganharam, e etc!...

Tens hipótese de testar isso com uma nova fonte? É que dá ideia que todas essas atrocidades do pc e da gráfica podem ser causados pela fonte, se esta não estiver a regular bem as voltagens. No entanto, a teoria da gráfica comprometida também tem lógica. Aliás, quando vi as imagens do ecra cheio de riscos, pensei logo na gráfica.

\w/
 
Pois, quer dizer, para o "desenrascanço" uma LC-Power serve,... mas não é para "desenrascar" para sempre... ^^

Mas aquilo que estou mais admirado, é de dizerem que as GSkill não prestam. :o Estive uma vez numa loja em que o dono me disse que as GSkill eram "best of the best", e já ganharam, e etc!...

Tens hipótese de testar isso com uma nova fonte? É que dá ideia que todas essas atrocidades do pc e da gráfica podem ser causados pela fonte, se esta não estiver a regular bem as voltagens. No entanto, a teoria da gráfica comprometida também tem lógica. Aliás, quando vi as imagens do ecra cheio de riscos, pensei logo na gráfica.

\w/
Best of the best...eu já tive no forum deles e é só problemas. É claro que em 10000 kits vendidos existem sempre alguns com defeito, agora, eu tive um kit Rip Jaw, e o meu computador novo entrou em parafuso, ora não instalava windows, ora desinstalava o windows sozinho, perdi tudo. Várias vezes até descobrir. Levei para RMA, comprei umas da Kinsgton e nunca mais tive problemas. Já me disseram que estão na loja para ir buscar, screw Gskill.
 
Bem eu não tenho nada apontar com as rams GSkill, e até estava a ponderar comprar mais um par de GSkill 1600Mhz, mas agora não sei mesmo ...
 
Pois, quer dizer, para o "desenrascanço" uma LC-Power serve,... mas não é para "desenrascar" para sempre... ^^

Mas aquilo que estou mais admirado, é de dizerem que as GSkill não prestam. :o Estive uma vez numa loja em que o dono me disse que as GSkill eram "best of the best", e já ganharam, e etc!...

Tens hipótese de testar isso com uma nova fonte? É que dá ideia que todas essas atrocidades do pc e da gráfica podem ser causados pela fonte, se esta não estiver a regular bem as voltagens. No entanto, a teoria da gráfica comprometida também tem lógica. Aliás, quando vi as imagens do ecra cheio de riscos, pensei logo na gráfica.

\w/

Só hoje (espero eu) é que vou deixar o meu PC na "versão final" (instalação do SO certinha, programas, etc.), por isso ainda não sei se os problemas estão todos resolvidos, mas após ter retirado o kit de RAM antigo (que já foi para RMA) o PC mudou totalmente o seu comportamento. Aparentemente a RAM era o único problema. Admito que a fonte possa ter problemas, mas a gráfica penso que era má ligação (responsabilidade minha) pois após lhe ter mexido nunca mais voltei a ver os tais riscos.

Já agora, a mim também me falaram bem das GSkill ...

Obrigado pelas palavras.

Best of the best...eu já tive no forum deles e é só problemas. É claro que em 10000 kits vendidos existem sempre alguns com defeito, agora, eu tive um kit Rip Jaw, e o meu computador novo entrou em parafuso, ora não instalava windows, ora desinstalava o windows sozinho, perdi tudo. Várias vezes até descobrir. Levei para RMA, comprei umas da Kinsgton e nunca mais tive problemas. Já me disseram que estão na loja para ir buscar, screw Gskill.

Obrigado pelo comentário e aviso. O meu PC tinha sintomas muito semelhantes aos teus (excepto o de desinstalar o Windows). As nossas opiniões e gostos são feitos de experiências, e tendo uma tão má experiência compreendo perfeitamente o teu sentimento, mas pensa também que foi um azar, lol (digo eu enquanto tremo ...).
 
Boas ...

Já testei as DDR2 que sei estarem boas no meu PIV, e puff ... erros no Memtest 86. Parece-me óbvio que afinal o problema não é das memórias.

O que poderá causar estes problemas? A fonte? A fonte é uma antiga que tinha aqui por casa ...

Cumps.

EDIT: Bem, chegou aos 48% e temos uma quantidade de erros absurda a crescer sem parar - exactamente o mesmo cenário que tinha anteriormente. Definitivamente o problema não é das memórias. O que será que está a causar estes erros na memória, e exactamente no mesmo local (percentagem) que tive anteriormente?! Vou verificar a voltagem da RAM.
 
Última edição:
Já corrigi as voltagens da RAM (estavam um pouco abaixo), mas mesmo assim tenho erros.

Vou testar com outra PSU a ver o que acontece ...
 
Oo

What?

GSkill sucka? Pensei que fossem das melhores brands de Rams. Aliás, até hoje as únicas Rams que me "falharam" foram umas OCZ... mas também não foi por isso que considerei a marca "rascov"...

\w/

Por acaso o único problema que tive com memórias foi com umas OCZ também. Por experiência própria com memórias GSkill, Corsair e Kingston nunca tive problemas. Mas não quer dizer a OCZ seja má, foi só uma má experiência. A escolha de hardware é feita de experiências pessoais, por exemplo, talvez não volte a comprar OCZ tão cedo.

On-topic: Se conseguires testar com outra fonte era óptimo.
 
Boas ...

[...]
O que poderá causar estes problemas? A fonte? A fonte é uma antiga que tinha aqui por casa ...

[...]


Oops!...

Eu arranjaria uma fonte "como deve de ser", primeiro. Não vá estares a ter essa trabalheira toda com uma fonte que não te alimenta correctamente o sistema. Começa pela base. Uma boa fonte de alimentação é sempre o primeiro passo. A partir daí, é que podes começar a eliminar hipóteses nos outros componentes.

Cumps!

\w/
 
Obrigado Voystice.

Atenção que agora estou a falar do PIV, não do PC original do tópico.

Tenho é receio de gastar dinheiro numa nova fonte e depois descobrir que não era esse o problema. Qual uma boa marca a nível de fontes? Este sistema é um PIV 3.6 com 4Gb de RAM DDR2, 2 HDD, e 1 Drive. A gráfica é modesta.

Quando puder substituo a fonte do outro PC também ... embora estar a trabalhar muito bem neste momento.
 
Última edição:
Obrigado Voystice.

Atenção que agora estou a falar do PIV, não do PC original do tópico.

Tenho é receio de gastar dinheiro numa nova fonte e depois descobrir que não era esse o problema. Qual uma boa marca a nível de fontes? Este sistema é um PIV 3.6 com 4Gb de RAM DDR2, 2 HDD, e 1 Drive. A gráfica é modesta.

Quando puder substituo a fonte do outro PC também ... embora estar a trabalhar muito bem neste momento.

Um PIV, se for daqueles que estou a pensar, deve ser um daqueles prescotts bem quentinhos,... e gastadores. ^^

Mas como o resto do PC é modesto, creio que uma Corsair CX-430 te "mastiga" isso nas calmas. E não fica muita cara.

Já agora, se nos puderes dizer mesmo qual a marca e suposta potência dessa fonte antiga, já ajudava mais para tirar as dúvidas; mas estou aqui a imaginar algo tipo uma halfmman ou uma eurotech... :p fear:!!!

\w/
 
Última edição:
O processador é um desses mesmo ;)

Está com uma Tuniq Tower 120 em cima, por isso não aquece tanto quanto isso.

Quanto a fonte é também má (pelos vistos) ... é outra LC Power de 600/650. Não sou nenhum fan da marca, mas por acaso na altura em que as comprei pareciam-me boas e tinham uma boa relação preço/qualidade. Enganei-me pelos vistos.

De qualquer maneira também não tenho a certeza se é a fonte o problema - estou com muito medo que seja a Board ou o Processador, que nesta altura do campeonato será muito difícil substituir.
 
O processador é um desses mesmo ;)

Está com uma Tuniq Tower 120 em cima, por isso não aquece tanto quanto isso.

Quanto a fonte é também má (pelos vistos) ... é outra LC Power de 600/650. Não sou nenhum fan da marca, mas por acaso na altura em que as comprei pareciam-me boas e tinham uma boa relação preço/qualidade. Enganei-me pelos vistos.

De qualquer maneira também não tenho a certeza se é a fonte o problema - estou com muito medo que seja a Board ou o Processador, que nesta altura do campeonato será muito difícil substituir.

Sim, também ja fui daqueles que julgava que LC-Power e Nox's chegavam e sobravam para alimentar um PC "nas calmas",... mas quando um gajo pega nas specs dessa fontes, e começa a fazer contas...

LCPOWER 600W SILENT GIANT 140MM GREEN POWER

17/18 amp nas linhas de 12v = 204/216W (Mas diz que é de 600w...)

LC POWER 650W 140MM GREEN POWER V2.3

19/19 amp nas linhas de 12v = 228/228W (Mas diz que é de 650w...)

Não sei se as duas linhas de 12v se podem "unir numa só" para fazerem 420w/456w, mas dúvido que isso seja possível. Mas mesmo que seja, ainda estão longe da potência anunciada.

E quando começas a fazer contas a iLife's e outras que tais, é o descalabro total, desde fontes de "400w" que não tem mais que 190's,... etc...

Só para fazeres uma comparação, a Corsair CX-430, que consegue ser mais barata do que essas duas LC-Power, tem 28Amp na linha de 12V, o que dá uns 336W "reais", para uma fonte que declara, 430. Mesmo assim, mais do que cada uma das linhas das LC-Power. Já para não falar na "qualidade" da corrente eléctrica que lhes passa pelas entranhas...
Ainda por cima, se já não é nova,... bem, é só fazeres as contas.

The bottom line is: Mesmo que o problema não seja propriamente da fonte, se pretendes manter esse PIV a funcionar por mais uns anitos, convém que não o deixes à mercê da LC-Power durante muito mais tempo. É que mesmo que o problema se venha a revelar noutro componente, não deixas de ter uma fonte sofrível a alimentar-te o PC.
Eu, nos meus antigos Athlon XP's 2000+ com gráficas 7600GS, meti-lhes Corsair CX-430. E vi-me livre da sucata OEM que para lá andava. (E uma delas chegou a explodir-me dentro do PC, deixou aquilo tudo mascarrado de preto dentro da caixa. Sorte que não afectou nenhum componente...)

Cumps!

\w/
 
Última edição:
qual é a motherboard??? e pelos sintomas, independetemente da psu ser fraca e a rams cujo da marca nada tenho a apontar, quase mais que certo que a MB está para dar o berro, mais que normal a plataforma dessa altura...
 
Back
Topo