Problema Computador Embruxado, Dono Desesperado ... Novela com mais de 1 mês

O mais curioso é que a Board é capaz de ser o componente mais recente dessa máquina (foi o último que comprei). É uma Gigabyte GA-945GCM-S2C.

Voystice, obrigado pela explicação e tempo dispensado.
 
Boa Noite a todos.

Após alguma ausência vinha aqui colocar um ponto de situação. O PC que me fez criar este tópico encontra-se a funcionar de forma excelente, como nunca o vi. Faz o boot com o Windows 8 em 5 segundos, inicia as aplicações de forma rápida, e corre tudo o que é jogo com as settings em Very High. Mais satisfeito não podia estar. O problema sempre se resumia à RAM.

O segundo PC que acabei por referir neste tópico também já tem solução. O problema afinal não era da RAM nem da PSU, mas sim mais rebuscado: o CPU. O meu velhinho PIV encontra-se meio danificado (ele anteriormente encontrava-se numa Board cujos condensadores espumaram por causa de uma descarga). Como não tinha problemas nos primeiros meses após o colocar na nova Board nunca tinha desconfiado dele. Após substituição do CPU, os problemas detectados pelo Memtest foram todos eliminados e teoricamente também os que eu tinha ao fazer boot e nas paragens dentro do Windows (teoricamente pois só amanha chega um novo CPU encontrado por sorte num fornecedor - os LGA775 já são difíceis de encontrar novos). Até fiquei a ganhar porque o CPU novo já é Dual Core (Pentium D).

Por fim, e o mais importante, queria agradecer de forma muito sincera aos seguintes utilizadores, seja pela atenção que tiveram com o meu problema, seja pelo tempo perdido comigo, seja pelas dicas que me ajudaram a descobrir os problemas que assolavam os meus PC's há demasiado tempo e me permitiram aprender mais algumas coisas, ou seja mesmo pela participação neste tópico de nome tão peculiar.

Larbac
edumicro
Anderl
WindWalker
Xarick
Cage57
Wildstar
seed.helper
Voystice
Scorpion77
GamerMen
mix_pt
touromelga


Muito obrigado a todos ;)

Um dia pago-vos um café ou uma cerveja se tiver oportunidade, lol.
 
De nada!

Fui experimentar o meu Pentium 4 agora, este de socket 478, tive oportunidade para tal e, também estava a ter chatices com as DIMMS. Sei que as memórias são DDR-400 e estava a tentar configurá-las como tal, a 200 MHz. São todas de marcas diferentes, mesmo em todos os aspectos, uma é de Single Side de 512MB, a outra é de 1GB dual-side e a outra é de 512MB Dual Side mas com latência diferente, mas todas eram DDR-400. Só depois de colocar as 3 a funcionar em 133 MHz, ou seja, em modo DDR-266, é que consegui estabilidade no sistema. Estava a insistir este tempo todo quando a resposta era óbvia, o FSB do processador é 533 MHz Quad pumped ou lá o que é, que dividido por 4 dá 133 MHz.

Fui ler a informação do chipset e realmente só aguenta 100, 133 e 166 MHz. E eu, feito parvo, a tentar 200 MHz só porque as memórias eram dessa velocidade. Estou ainda naquela tentação de as tentar em 166 MHz, mas não deve valer a pena. Queria era meter o Windows 7 nisto com 2 GB de RAM e consegui.

Até eu próprio cometo erros!
 
Última edição:
Back
Topo