1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Computador encrava, ajuda por favor.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por diabo_vermelho, 10 de Junho de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 1200)

1. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Boas!

O problema é o seguinte: num espaço de uma semana o meu pc já encravou várias vezes e era uma coisa que nunca tinha acontecido. O facto importante é que isto sucede-se após a uma formatação que fiz à cerca de uma semana como já referi.

Os encravamentos do pc acontecem somente quando faço coisas banais como instalar um jogo, mexer o rato após um desligamento do ecrã (poupança de energia) e o mais recente quando simplesmente estava a mexer o rato no ambiente de trabalho e estava a actualizar algo vindo do Windows Update.

Eu comprei certos componentes do meu pc há cerca de 10 meses: Cpu i7 870, motherboard Asus P7P55 LX, RAM 2 x 4GB, disco de 1TB.

O meu sistema operativo está num disco de 500GB e esse mesmo já caminha para 5 anos de constante funcionamento e com algumas formatações à mistura.

O meu conhecimento diz-me que muito provavelmente o problema será do disco de 500GB, muito por causa do tempo dele e, claro, por causa dos problemas que o pc apresenta.

Eu queria ter a certeza do problema porque também já me disseram que poderá ser do CPU mas como é bastante recente e nunca deu problemas até então, penso que está um pouco de parte essa opção.

Agradecia muito a vossa ajuda e compreensão,
    André :)

Última edição pelo moderador: 10 de Junho de 2012
  2. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

ja instalas-te os drivers?

3. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Sim sim, tenho drivers instaladas, o máximo de actualizações instaladas também e, como formatei à pouco tempo, nao tenho praticamente programas nenhuns instalados nem jogos para não encher o disco.

4. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

usa este programa e ve se está alguma coisa na vermelho

5. WindWalker

WindWalker Power Member

E diz qual é a fonte de alimentação.

6. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Neste momento nao estou em casa mas assim que chegar faço o teste com esse programa.

A fonte é esta: LC-POWER-550W-V22-120mm-Silent---LC6550

O pessoal da loja recomendou-me essa muito por causa da gráfica que é uma Asus ATI Radeon HD 6850 1GB DDR5.

Última edição pelo moderador: 11 de Junho de 2012
  7. WindWalker

WindWalker Power Member

Essa fonte podia ser aconselhável, mas para aí há uns 3 anos atrás.

Hoje é preferível comprar uma Corsair ou XFX (40 a 60€).

Eu duvido que seja 'culpa' da formatação, em todo o caso podes (re)instalar todos os drivers (chipset, placa gráfica, etc) ou ainda tentar outra formatação.

Podes sempre testar o disco noutro PC ou numa caixa externa. Vê os valores reportados pelo SMART (com o HDTune, por exemplo). Se ele estiver a fazer barulhos que não eram usuais (do género "clac") é possível que esteja a morrer ou que seja apenas alimentação deficiente (entenda-se, culpa da fonte de alimentação).

8. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Já fiz o teste com o Crystal e com o HDtune e o disco está impecável. Não apresenta qualquer problema, nem os tais "clac".

E sabendo que o cpu têm tão pouco tempo, é possível que o problema venha destes componentes?

Se não for pedir muito, gostaria de saber qual o tipo de fonte que deveria substituir pela que tenho (no máximo até 60€).

Obrigado pela atenção.

9. skatalize

skatalize Power Member

verifica a amperagem dos cabos de 12V necessarios para a grafica e compara com a tua fonte.

eu tinha uma LC Power green ***** coisa, e tive que mudar para uma coller master GX650W, porque comprei uma ASUS GTX 570 que pedia no cabo de 12V, o minimo de 42A. A LC Power Green tinha num cabo 17A e no outro 19A.

Agora, pode ser disto, pode nao ser.

Pode ser de memoria RAM avariada ou mal encaixada, etc.

Tenta levar o PC a uma loja para te fazerem os testes. Em todo o caso também só deverás gastar uns 15 a 35€ nao?

10. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Eu fiz a amperagem dos cabos da fonte logo no início quando a comprei e verifiquei se era totalmente compatível com o que tinha na altura, e de facto era.

É possível o facto de ter várias ventoinhas (5 de 140mm), prejudicar o funcionamento do pc e ter ocorrências como o tal encravamento? Digo isto porque as ventoinhas vão "roubar" energia da fonte e poderá ficar em falta nos outros componentes.

11. R!pp3r

R!pp3r Power Member

Não me parece que seja a falta de power.
    Retira e volta a colocar as RAMS, faz um memtest. Isso das duas uma, ou memoria ou HDD cheira-me já que ambos os recursos sao usados quando fazes as tarefas que mencionaste (aliás ate mais o HDD)

12. Ja exprimentas-te o AVANCED SYSTEMCARE 5 uma limpeza a fundo fica como novo o meu tem encravava desde que o instalei ficou exelente

13. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Já fiz o memtest e estava tudo ok. Em relação ao disco, é como disse ontem, eu também tinha esse pensamento de que o disco estava a berrar mas pelos testes todos que fiz com o crystaldisk ou HDtune, epa está tudo como deve de ser! Ambos os programas dizem que os discos estão saudáveis e nenhum apresenta qualquer anomalia.

O facto é que ontem desliguei 3 das 5 ventoinhas e até agora o pc trabalha normalmente! Começo a acreditar que a fonte de alimentação estava no limite da energia que pode fornecer.

Estou agora a correr no pc o AVANCED SYSTEMCARE em "manutenção profunda".

14. Marcos1904

Marcos1904 Power Member

Qual é a marca e modelo do teu HD?

15. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Samsung hd501lj 500gb

16. Marcos1904

Marcos1904 Power Member

Bem me parecia..estes novos discos Samsung são uma porcaria.

A descrição que tu deste foi exatamente o que se passou com o meu, um Samsung HD103sj 1tb..

17. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Mas olha que o meu disco já tem quase 5 anos e está impecável. Fiz vários testes com vários programas e está as mil maravilhas.

Eu tenho quase a certeza que o problema é da fonte como o nosso amigo windwalker disse. Eu desliguei alguns componentes e até agora nunca mais bloqueou! Quase de certeza que a fonte estava em deficiência, estava sobrecarregada.

18. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Boas.

O pc voltou a encravar quando eu estava a alterar o tema do windows... Estava a mudar de "Windows Clássico" para "Windows 7 basic" e do nada encravou. Depois de reiniciar o pc, fiz exactamente a mesma coisa e voltou a encravar. À terceira vez é que já não aconteceu nada.

O que poderá ser? Depois desta cena, fiquei mesmo à nora.

Obrigado pela atenção.

19. R!pp3r

R!pp3r Power Member

Experimenta jogar alguma coisa pesadita pra stressar a gráfica a ver se ela consome mais energia e ele bloqueia pla falta dela.

20. diabo_vermelho

diabo_vermelho Suspenso

Formatei o pc com o Windows XP e estive a jogar durante algum tempo o GTA 4 e Dirt 3 e nao encravou. Meti os gráficos no maximo dos maximos que a gráfica suporta e sempre impecável.

Partilhar esta Página