1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Computador extremamente low-budget / não me apetece gastar muito dinheiro.

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Ghetto_smurf, 18 de Outubro de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 1476)

1. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

aviso já que pode sair daqui um testamento e peras :o

Vou em breve precisar de um computador extremamente low-budget para internet, office, etc. nada de jogos. O computador deverá levar uma distribuição GNU/Linux

Surgiu-me a ideia de montar um computador seguindo a tendência dos terminais leves por aí disponíveis: algo como uma configuração muito reservada e sem disco rígido ou leitor de CD/DVD, utilizando uma usb pen como por exemplo esta:

http://store.mandriva.com/product_info.php?products_id=277&osCsid=757c0273874a97504b9a932505635888

Ao fim de tentar aproveitar algum hardware, deparei-me com um velho pentium 3 que já apanhou muita porrada, ja foi usado para correr xubuntu mas era lento demais. Corria a 733mhz e com 120mb RAM.

Pensei em apenas adicionar mais RAM e tratar de instalar uma distro numa pen, mas a motherboard só suporta USB 1.1, o que seria uma treta neste caso.

Tendo em conta que tem que ser um pc extremamente low-budget e simples, penso em aproveitar a ATX e a fonte de alimentação do pentium 3 e investir num celeronzito, 512mb RAM e uma motherboard com gráficos e som onboard a condizer, o que me irá custar cerca de 120€.

Quanto à pen/pens, já possuo umas tantas para concluir o meu plano :D

Entretanto, talvez ligue ocasionalmente o meu disco externo, manter o disco do pentium 3 ou então recorrer a umas tantas pens para guardar apenas os pequenos documentos que serão criados no computador.

Gostava de receber críticas construtivas e opiniões ;)

Sim, eu sei que posso apenas por o disco rígido e deixar-me de ideias com as pens, mas a ideia de correr um sistema leve através de memorias flash agrada-me :D

Já agora, nao sei se existe, mas por acaso nao haverá alguma motherboard para uma mini-ATX ou ATX com CPU embutido? Possivelmente poderia-me reduzir os custos do computador, ele nao irá fazer grandes processamentos, já que irá correr tudo pelas memórias flash.

E se alguem me puder informar qual a 'lifetime' das memórias flash sobre discos rígidos, agradecia bastante :p

2. apoc

apoc Power Member

1 x Ecs GeForce 6100SM-M SKAM2

1 x AMD SEMPRON 3000+ Socket AM2 64Bits BOX

1 x Twinmos Dimm DDR2 512MB 533MHz

Total:92.7 €

mais low q isto deve ser dificil ... e ainda levas a 6100 embutida q já não é nada mau ...

3. Ghetto_smurf

Interessante :D

Onde foste buscar os componentes a esse preço?

Já agora, a Ecs GeForce 6100SM-M SKAM2 nao traz placa de rede?

4. Warlord

Warlord [email protected] Member

Existem boards c/ CPU + grafica + rede + som embutido, e funcionam bem com linux, ve aki:

http://micro-xcar.com/items/produtos/car-pc/boards/list.htm

mas mm assim fica mais caro k a conf do apox lol

E sao viaveis:

Linux XXXX 2.6.10-via-ml6000 #1 Mon Nov 6 18:36:14 WET 2006 i686 GNU/Linux
    XXXX:~$ uptime
    17:01:29 up 301 days, 1:24, 1 user, load average: 0.36, 0.32, 0.25

5. apoc

apoc Power Member

www.*****.net

hoje em dia não deve haver nenhuma board que não traga placa de rede .... por isso claro q tras porta rj45

foi por isso q não sugerir nenhum sistema itx nem nada parecido .. fica sempre mais caro e com specs maravilhosas ...

6. Warlord

mas e mais pekeno e consome menos ;)

7. apoc

apoc Power Member

ele tb não disse q queria enfiar o pc numa caixa de sabonetes .... e falou em mini-atx e atx ....

é obvio q se quisesse montar o pc no carro era melhor pensar numa opção q comesse menos energia .. mas para pc standard ... não compensa ... principalmente pela relação preço/perfor...

8. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

e que tal em www.techzonept.com? :D:D o que nao falta sao pessoas a querer despaxar material ja low...

Cumpz

9. Warlord

nao e so pra carros, metes 1 caixinha dakelas em cima da mesa ou ao lado do leitor de dvd e ninguem percebe k e um pc :)

10. apoc

apoc Power Member

para isso e logo para um mac mini ...

mas como te disse ele não disse q queria enfiar o pc numa caixa de sabonetes ... a uns anos atrás tb fizeram um 486 a 100 que tinha uma board de 7.5 cm ..... e depois nasceram os itx .. vá-se lá perceber ...

e como ele quer usar linux td baseado em flash ... precisa de um certo poder ..e apesar de um sempron ser fraco sempre tem mais 190kB de l2 q o cyrix ...

11. Romani48

Romani48 Power Member

ja agora que fonte é?.. nao esquecer que agora as boards usam ligações de 20+4 pinos.. e ver também a amperagem nos 12v

12. Ghetto_smurf

13. Ghetto_smurf

a que tenho aqui é uma de 320W, mas há umas jeitosas pela gama dos 30€ na *****

14. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

quem da 30€ da 40€ e compra uma lc power silent giant green power 550w.. ultra silent esta batedeira!

15. Ghetto_smurf

Vamos supor que a fonte deve dar e tal...

Nunca fui muito de montar computadores e etc, e nao quero duvidar da escolha do apoc, mas os componentes são todos compatíveis, certo? (NEWB)

16. Ghetto_smurf

Última edição: 18 de Outubro de 2007
  17. Warlord

a board mini-itx suporta boot por usb, pxe, e td o resto "normal"

18. Ghetto_smurf

19. jotenko

jotenko Banido

pessoal alguem me aconselha uma fonte para uma caixa matx? a fonte deverá suportar uma grafica das mais recentes e uma motherboard tambem recente com um E6320.

20. Ghetto_smurf

O meu orçamento para o PC agora é ligeiramente maior, e pensei agora no seguinte:

AMD ATHLON 3500+ Socket AM2 64Bits BOX

Asus M2N-MX Se GeForce 6100 SKAM2

Twinmos Dimm DDR2 512MB 533MHz

Maxtor Disco Rigido 80GB Sata II 8MB

Acham que isto é tudo compatível? Não tenho a certeza se vai tudo funcionar.. :S

Partilhar esta Página