Computador Fanless

granado69

Power Member
Ois!
Estou no meio dum projecto de fazer um computador fanless!
O objectivo deste computador pastar a mula enquanto durmo no mesmo quarto.
O CPU é um PII 400MHz, tirado dum compaq, com dissipador passivo de origem.
Neste momento a unica fan é a da fonte de alimentação, sei q existem fontes novas sem fan mas custam um preço exorbitante.
O meu objectivo é fazer um mod a uma fonte de 200w para fanless(seria o ideal) ou então uma ventoinha enorme a uma rotação baixissima.
Alguém já fez, conhece, ou ouviu falar dalgum mod deste género?
 
Podes sempre colocar um potenciometro na fan da fonte, e reduzires para o minimo de velocidade. Assim fica a fazer um barulho minimo.

Quem ja teve um pc fanless foi o Poiuy, vou-lhe pedir pra dizer qualquer coisa aqui :P


Abraços
 
O problema peterwolf é que se ele reduzir muito as rpm da ventuinha da fonte pode simplesmente esturra-la. è sp melhor comprar uma fonte silenciosa.
 
Gastar 30contos numa fonte pra meter num PII está fora de questão!
Tou a fazer alguma pesquisa para saber quais os pontos mais criticos da fonte para lhes meter dissipador maior...
 
abres a fonte e colocas-lhe uma noiseblocker s1 com reo no lugar da fan de origem.

problem solved.

ps: peter ... o pc do poiuy n é fanless ... é noiseless ... mod na psu, e pc forrado com tapetes da akasa insonorizadores.
 
granado69 disse:
Gastar 30contos numa fonte pra meter num PII está fora de questão!
Tou a fazer alguma pesquisa para saber quais os pontos mais criticos da fonte para lhes meter dissipador maior...

Bem acho que te posso dar uma ajuda nisso...Na minha fonte ATX de 350 W as únicas coisas que têm dissipadores são uns diodos(de um tamanho brutal nunca tinha visto diodos tão grandes) e um ou dois transistores se não estou em erro..(não espreitei lá muito bem..porque não tava com vontade de lá ficar agarrado..os condensadores ainda ficam com energia durante algum tempo...)

O que tens de fazer é por um dissipador maior...ou fazeres um acrescento ao que lá tens...em principio deve resolver ainda por cima para uma fonte de 200 W com um ou dois discos ligados mais uma gráfica "rasca" que papa pouco...és capaz de safar bastante bem se calhar até sem fazeres os tais acrescentos...

Hasta all... [[]]
 
O que aqui o grana quer e mesmo fanless... vimos aquela fonte de alimentacao sem ventoinha que esta na *****, mas de facto custa 180€... :rolleyes:
 
Pois, a beqiet tem fan e mesmo €70 é demasiado para este projecto

Neste momento o projecto tá parado com falta precisamente de fonte de alimentação.

Vou comprar uma de 200w ao Baboon na 6ªfeira e vou começar a fazer testes, o meu maior problema vai ser medir a temperatura da fonte...
Tou a pensar em cortar o maximo possivel de chapa da fonte e acrescentar os dissipadores q lá estão ou trocar por outros, para isso vou usar dissipadores de duas fontes keimadas q tenho cah por casa.

Primeiro tenho tb de testar o computador com a fonte fora da caixa visto que sem a fan na fonte (q é a unica fan q resta) o ar só recircula dentro da caixa devido às correntes de convecção e não sei se isto chega para arrefecer o cpu q costuma andar à volta do 48º em idle.

Quanto ao puxar pela fonte axo q pc talvez esteja um bocado pesado:

MB: DFI P2XBL
CPU: PII 400 (made in costa rica :001: )
2 Discos Seagate Gold Medalist de 4 e de 6Gb (são um bocado barulhentos mas em idle n mexem =) )
CD-RW HP 9100 @ 9300
GFX: Hercules 3D Prophet II - Geforce 2 MX 32Mb
Placa de TV ranhosa da JetWay (mas dá pra desligar o pc com o comando :P )
MEM's:
1x 128Mb SDRAM PC166 (é o q tem la escrito n1 autocolante, n sei s é tanga)
2x 64Mb SDRAM PC133
SoundBlaster PCI 128
Ethernet 10/100
Brevemente adaptador wifi USB

Se calhar é abusar da fonte n é??
Nomeadamente os 2 discos + placa TV + WIFI etc
Talvez seja uma boa opção por uma fan com switch, desligar so pra deixar a mula a pastar enquanto durmo.
Veremos....
 
Heyas all...

Vê lá se isto te ajuda em alguma coisa:

Uma calculadora útil

Nesta página calculas +/- a potência da fonte que precisas...

Pelas minhas contas dá cerca de: 193 W ou seja no limite...mas...as contas tb são feitas ligeiramente por cima (pelo menos foi o que me disseram noutro fórum...) portanto acho que deves estar +/- à vontade...

Como disses-te pegas nos dissipadores das outras fontes e espeta-os nessa fonte de 200 W e deves ficar na boa...

Uma boa maneira de testar...ligas isso...e depois tocas nos dissipadores se te queimares quer dizer que tá bem quentinha....ATENÇÃO NUNCA TOQUES NOS CONDENSADORES...podes á ficar agarrado...e outra coisa...põe primeiro um busca-pólos no dissipador a ver se tem corrente...(que eu não sei...acho que não tem...mas mais vale jogar pelo seguro...)

Hasta all e espero ter ajudado [[]]
 
55 - 60º já dão para keimar os dedos e a fonte deve aguentar mais do que isso.
Quanto aos dissipadores não terem corrente... isso em principio é verdade, mas se por azar ficar encostado numa linha de 220v apanho um esticão do crl...
E também estou bem consciente do perigo dos condensadores!

Obrigado a todos pela vossa ajuda!
Mal posso esperar por amanhã ter a fonte pra "ajavardar" =))
Já agora... alguem tem uma fonte poderosa keimada que me posso dar ou vender baratos os dissipadores??
 
Lascaster:
Acabei agora de ver esse calculador!
Fiquei um pco assustado pk n sei qt gasta a placa de tv mas é de certeza mais que 5W e fazendo as contas a 5w akilo dá exactamente 200W....
Q s lixe...
Vou tentar na mesma!
 
Heyas all..

Será que gasta mais de 5W?? Aquilo tem um sintonizador...e mais umas mariquices....nada de mais....

Experimenta e depois diz se resulta ou se nem por isso....vai-lhe dando uns encostos com o dedo....

Hasta all e boa sorte para isso [[]]
 
Faz uma cena, deixa a fonte ligada dentro da caixa sem nada ligado à fonte... deixa durante um dia....se ela aguentar a temperatura sem fan, siga :D
 
Tens as fontes da Eurotech. A de 460W custa 53€. As menos potentes não sei mas suponho que seham mais barata. Têm uma fan de 120. São muito silenciosas. Eu comprava uma dessas. Tenho uma e estou satisfeito quer em relação às voltagens quer em relação ao barulho.
 
Back
Topo