Computador Fanless

eu tenho um Celeron 500 que serve exactamente para pastar a mula, servir de internet gateway e de file server. O objectivo era exactamente o mesmo. fazer zero barulho. Pra começar retirei a fan do dissipador. O CPU não tem problemas de aquecimento. Para a fonte comprei um Bquiet que simplesmente não se ouve. como bónus tem uma carrada de conectores molex o que quer dizer que qdo me faltar espaço é fácil ir adicionando discos (até 8). Depois liguei os discos (na altura um seagate de 120Gb, um maxtor de 40Gb, um maxtor de 36Gb e um Samsung de 10Gb) e aí é que foram elas. Com o computador silenciado é que se percebe o cagaçal que discos + antigos fazem. Conclusão despachei todos menos o Seagate e comprei outro igual. Neste momento a única maneira de perceber se o computador está a trabalhar é olhando para a luz de power (se enconstar o ouvido à caixa a única coisa que se ouve são os seagate)

Relativamente à fonte o meu conselho é mesmo investir numa fonte silenciosa. É um pouco mais caro mas se pensares bem a segurança que te dá vale bem a pena. Imagina que vais passar o fim de semana fora e a fonte que moddaste dá o berro. Se por acaso pega fogo pode sair a brincadeira muito mais cara que 70€. Uma fonte de 200W (de certeza que é tudo menos nova) em esforço constante...
 
granado69,

acho que posso dar uma ajuda.
tenho um pc 1.8Ghz @ 0dB (bem não é bem zero pois o disco faz sempre um pouco de ruído, este ruído é incontornável)

a parte da fonte é fácil, basta pores uma fan 17/19 dB origem @ 7v ou 5v e tiras a tampa da fonte.
e cortar a grelha da fan para melhor circulação do ar.
convem é que seja uma fonte que não tenha muita potencia para não ter muito calor para dissipar (tenho uma de 235 ou 250w)

o mais díficil de calar é o disco.
tenho um Seagate 120Gb que já por si é silencioso.
está em frente a uma fan intake @ 5v, apoiado numa base metálica fechada em baixo (forma um ducto por onde passa o ar) e essa base está sobre esponja no fundo da caixa.

este pc é inaudível a 20cm de distância, está ligado à 7 meses 24h/7 a 2m de onde durmo.

o que terás de trabalhar mesmo é no ruído do disco, bem tentei isolar completamente este, mas as temp subiam para 60º, e continuava-se a sentir o disco a ler/escrever.
agora está a 40º

ah, cuidado com o cabo que liga ao disco, para não tocar na caixa, e passar a vibração para esta.
 
N kero gastar € com akele pc!
É um pc só para TV, mp3 server e mula!
Se kiser por a fonte com fan facilmente ponho uma fan de 120mm a baixa rotação.
O objectivo de não ter uma unica fan é mesmo o silencio total para dormir com o pc ligado ao lado da cama.
Já agora q prog aconselham para testar full load?

EDIT:
Sorry, de facto n tinha reparado q a thread já ia em 2paginas
 
Última edição:
silêncio total é impossível!!
a não ser que o pc não tenha disco!!
não lês os posts pois não!?

tenho 4 fans neste e não houves NADA
(o pc está a 2m de onde durmo)

se queres 0 fan tens de gastar 180€ numa fonte fanless
ou tiras e fan da fonte e esperas que ela queime!

full load:
prime95, vão-te dizer que é o Toast ou HotCPU, mas para mim o prime "aquece mais"

boa sorte
 
OK... ainda tou com um bocado de quoeficiente de cagaço antes de retirar a fan!
Agora cortei a caixa da fonte e meti-lh uma fan de 80mm a induzir ar, ficou bastante silencioso e muito mais fresco (tá a correr o torture test do prime95 há 25min) o cpu tá a 47º e a MB a 27º (a temp ambiente anda ah roda dos 20º)
Amanhã vou ver se arranjo uma fan de 120mm e meto-a a funcionar a 5v
 
Bem... depois de meter a ventoinha de origem a induzir ar cheguei à conclusão que um pc "noiseless" com os discos q tenho é virtualmente impossível.
A fan da fonte faz tão pco barulho q kase só se ouvem os discos.
Portanto o q fiz foi arranjar uma ventoinha oem de 120mm. A ventoinha é de 12v, se a ligar aos 12v faz um paskeiro enorme, mas o fluxo de ar tb é uma coisa monstra.
O q vou fazer é trocar a fan de 80mm q tah a fazer intake na fonte pela de 120mm @ 5v, axo q assim a unica coisa q se vai ouvir vão ser mesmo os discos!
Any sugestions how to silence those bastards?

Já agora se comprar um disco tipo de 20Gb em 2ª mão, quais as marcas/modelos q me aconselham para low noise??
 
Back
Topo