• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Computador fixo completo [500-600€]

pbem

Power Member
Boa noite pessoal.
Alguns tempos depois, cá volto para vos pedir um apoio.
Um familiar próximo meu tem de comprar um novo pc fixo completo (com periféricos) para uso do dia-a-dia, e basicamente para uso de office e browser.
O orçamento não é muito grande mas as necessidades penso que também não justifiquem nada de muito exigente. Talvez uns 16gb de RAM para ser mais futureproof, um processador que não encrave, um SSD e um leitor de CD/DVD

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
No próximo fim de semana. Orçamento de sensivelmente 600€.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo, de raíz.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
c) Office / Navegação web / Filmes - 100%


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Não está nos planos.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
não existe.

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Indiferente. Vai ser para colocar debaixo da secretária, com bastante espaço. Apenas era importante ter leitor de CD/DVD.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Indiferente

c. Motherboard (chipset, formato)
> Indiferente

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Penso que 16GB fosse o mais apropriado

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> A integrada do processador certamente que chega.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD 512GB chega.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Leitor de CD/DVD.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Indiferente. Mas idealmente uma não muito barulhenta.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Sim. Monitor (penso que um fhd de 22" chegue, e um rato e teclado banais.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Sim. Wifi tem de ser necessária.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não é obrigatório. Se por acaso já vier melhor. Caso contrário compro noutra altura.

11) Contexto, comentários adicionais.
Nada mais a acrescentar. Apenas que provavelmente será comprado online mas levantado pessoalmente na zona do grande porto pela necessidade de o ter a curto prazo.

Obrigado desde já.
 
Pessoal, uma ajudinha final.
Como a última compra que fiz correu tudo bem, pretendo fazer a compra toda no mesmo sítio, até para ser mais facil levantar e já montado (é o meu pai que o vai levantar, estou na outra ponta do país).

Atualmente:
Caixa ATX Corsair Carbide 100R janela acrilica - 54.90€ - apenas pretendo que tenha boa circulação e entrada para leitor cd/DVD.
Processador Intel i5 10500 - 196.90€ - os da 11ª geração estão bastante mais caros. Acham que está um preço aceitável?
G.Skill Aegis 2x8GB DDR4 3000MHz CL16 ~ 92.90€. Estranhamente acho que estão quase ao dobro do que há uns meses.
Disco SSD Kingston A400 480GB - 49.90€
Fonte Seasonic S12III 550W 80+ Bronze - 59.90€. A de 500W está esgotada.

Agora em relação à motherboard estou totalmente perdido. Ia para a Gigabyte H410M s2h mas também está esgotada.
Algum conselho? Queria mesmo ver se resolvia isto até ao fim de semana
 
Tens aqui outra forma de colocar a configuração. E fácil de alterar:
 
Tens aqui outra forma de colocar a configuração. E fácil de alterar:

Sim. parece-me uma configuração muito parecida com a que eu estava a fazer não?
Os preços são de facto um pouco melhores, mas são em lojas todas diferentes. Convinha ser tudo no mesmo sítio para vir já montado, e o meu familiar poder ir logo buscar.

HP M01-F1040ns
Hum.. ideia interessante de facto.
Fiquei sem perceber se ja tem drive optica.
Vou sondar outras opções do genero cá. Dentro da configuração que fiz não vi grandes alternativas. E há alguma falta de componentes. Amanhã ou sábado tenho de mesmo de decidir algo e ainda não houve nada que convencesse.

Para simplificar as coisas. Em relação à configuração que fiz, qual a motherboard que acrescentavam? Trocavam alguma coisa, por ser melhor ou existir mais barato?
O processador i5 da 10ª geração, qual compensa? há muitas variedades com preços +/- similares
 
Última edição:
Back
Topo