• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Computador gaming 1500/2000

RalleyGuy

Power Member
Boas a todos

Antes demais é o meu 1 topico aqui, espero estar a fazer corretamente

Depois deixo abaixo uma comparação de build`S que fiz Intel vs AMD, pois procuro fazer algo atual mas que me dure alguns anos ( sei que vai sair a nova geração da intel e amd para outubro !)

https://prnt.sc/sj6pnd

Depois seria colocar uma fonte alimentação seasonic focus gold gx 750W full modular
Quanto a caixa seria da marca fractal desing

A grande pergunta é Intel ou AMD para o meu caso ?!

Ps: não consegui colocar como imagem, e a board na 1 está errada eu sei pois não está ainda disponível !

Obrigado desde já ;)
 
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Ronda os 1500/2000 euros

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
Irá ser todo o tipo de jogos, mas mais virados para mundo aberto e shotting ( GTA V e COD e algo parecido)



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Não sei

5) Como é composto o teu computador actual?
I5 4690K sem overclock
Grafica 960 gtx 2 gb strix OC
Hdd 1 tb
Fonte de alimentação uranovx 750 ( alguns dizem que boa outros que não vale a pena manter )
12 gb de ram penso que seja ddr2

6) Vais fazer Overclock?
Passado uns tempos quando vir que irei ter dificuldade a jogar os jogos da altura

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>
Caixa ATX Fractal Design Meshify C Tempered Glass Preta

b. Processador (Intel ou AMD)
>Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
>
Motherboard ATX Asus ROG Strix Z490-E Gaming


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Inicialmente 16 gb ddr4 3200mhz e mais tarde 32 gb.
Irão ser estes Corsair Vengeance LPX DDR4 3200 C16 2x8GB

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> RTX 2080 SUPER

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SDD de 512 gb

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> não

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não que eu saiba


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não mas irei colocar windows 10

11) Contexto, comentários adicionais.

No fundo a duvida que tenho é se deva optar pelas novos processadores da intel ou ir para amd, e quanto a fonte manter a minha ou trocar, e quanto a board se é boa
E pretendo colocar um water cooler da corsair os h101 penso eu

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Não era preciso criar nova thread, juntei os posts.

Esquece o 10900k, para jogar um 10600k ou 10700k chega e sobra.

Fonte pode ir para algo de 550-650w que chega e sobra

para AMD, um 3700X/3800X também faz o trabalho. Intel só compensa se a maquina for exclusivamente gaming, a 1080p ou 1440p e for jogos de "high refresh rate", porque do resto são semelhantes.

E não esquecer que as boards Z490 vem caras (Embora as X570 também o são e neste momento a compra de boards B450 para high end está fora de questão) e precisa de cooling TOP!

Da tua build atual só consegues aproveitar o disco ou quanto muito a caixa se for decente, o resto é vender. Esta fonte NOX é lixo.

E com este orçamento, eu ia para 32 GB e um SSD nvme 1TB, ainda mais que não precisa estourar tanto no CPU.

Já gráfica, com as AMD RDNA2 e nVidia Ampere à poucos meses (Devem sair entre Setembro e Dezembro), comprar uma 2080 super é um investimento ruim. Um cenário seria manter a GTX 960 e ver se aguenta, senão coisas como 1660 Super/RTX 2060 ou 5600 XT/5700 são bem mais em conta e destroem a 960.
 
Última edição:
Não era preciso criar nova thread, juntei os posts.

Esquece o 10900k, para jogar um 10600k ou 10700k chega e sobra.

Fonte pode ir para algo de 550-650w que chega e sobra

para AMD, um 3700X/3800X também faz o trabalho. Intel só compensa se a maquina for exclusivamente gaming, a 1080p ou 1440p e for jogos de "high refresh rate", porque do resto são semelhantes.

E não esquecer que as boards Z490 vem caras (Embora as X570 também o são e neste momento a compra de boards B450 para high end está fora de questão) e precisa de cooling TOP!

Da tua build atual só consegues aproveitar o disco ou quanto muito a caixa se for decente, o resto é vender. Esta fonte NOX é lixo.

Pois fiquei na duvida de criar um tópico novo ou não
Fiquei com duvidas :
- Processador quando falas do 10700k é o i7 10700k correto? Pois estás a dizer que os 100 euros a mais não compensa dar ?
- Processador AMD 9 3900x não compensa me ?
- Pretendo fazer Gaming e começar a fazer lives ( sei que não e um setup indicado mas para começo quer algo que aguente minimamente bem )
- As novas board z490 não compensam o valor ? mesmo as de 300 euros?
- Na minha build sim consigo aproveitar o HDD só pois a duvida que tenho é de colocar um sdd de 216 ou 512gb ou até de 1 tb
- Ok já percebi que a minha fonte não é grande espingarda ahahah, e a que indiquei é boa?!
- Quanto ao cooling o da corsair que referi não é bom ?!

Ou seja tenho isto tudo ainda por esclarecer ahah
Pois eu queria ficar já com a lista feita e ir comprando as peças em 2/3 meses ( vendo sempre o melhor preço possível ! )
 
- Sim, falo do i7 10700k. Não me cheira que seja "só" 100 € a diferença pro i9.
- O 3900X tem melhor valor que um 10900k. Ok, não é tão bom em gaming, mas em multi thread são 12C vs 10C. E consome bem menos. O 10900k para encarar o 3900X em MT tem que ser uns 5.4/5.5 all core e não quero imaginar o consumo do animal! Mas again, se não vai rodar renders/encoding/produção de audio e vídeo não consigo justificar isso vs um 3700X ou 3800X.
- Para os Comet Lake só vai existir para já Z490, fora que são as indicadas para cpus "k".
- Eu ia logo para SSD 1 TB... Os jogos de hoje são enormes. E mesmo assim já começa a ser curto para quem tem uma library longa.
- Esta fonte é boa, mas 750w é overkill para single CPU e single GPU. Uma unidade equivalente, mas de 550w chega, embora uma de 650w deixa margem para puxar.
- Sim, é um bom cooler. Para air cooling pode ver o noctua NH-D15 que até é capaz de ser melhor. E não esquecer de fans decentes na caixa, pelo menos 2 a frente e 1 atrás e eventualmente no topo.
- 3 meses pode mudar muita coisa. E então menos vai justificar uma 2080 Super...
 
- Sim, falo do i7 10700k. Não me cheira que seja "só" 100 € a diferença pro i9.
- O 3900X tem melhor valor que um 10900k. Ok, não é tão bom em gaming, mas em multi thread são 12C vs 10C. E consome bem menos. O 10900k para encarar o 3900X em MT tem que ser uns 5.4/5.5 all core e não quero imaginar o consumo do animal! Mas again, se não vai rodar renders/encoding/produção de audio e vídeo não consigo justificar isso vs um 3700X ou 3800X.
- Para os Comet Lake só vai existir para já Z490, fora que são as indicadas para cpus "k".
- Eu ia logo para SSD 1 TB... Os jogos de hoje são enormes. E mesmo assim já começa a ser curto para quem tem uma library longa.
- Esta fonte é boa, mas 750w é overkill para single CPU e single GPU. Uma unidade equivalente, mas de 550w chega, embora uma de 650w deixa margem para puxar.
- Sim, é um bom cooler. Para air cooling pode ver o noctua NH-D15 que até é capaz de ser melhor. E não esquecer de fans decentes na caixa, pelo menos 2 a frente e 1 atrás e eventualmente no topo.
- 3 meses pode mudar muita coisa. E então menos vai justificar uma 2080 Super...


- Pelo menos me pre reserva a diferençça para já é de 100 euros
- Pretendo para gaming e streamar inicialmente
- Sim para a nova geração tem que ser uma board z490 e a que mencionei é boa ou nem por isso?
- Mas para jogos também serve os hdd, mas que sdd de 1 tb me recomendas visto que se optar pelo 10700k consigo meter um sdd melhor
- 750w é overkill isso quer dizer o que em concreto?!
- Sim eu pretendo um water cooler, e sim irei colocar fans melhores na caixa ;)
- Achas que daqui a 3 meses a 2080 super não compensa?

Se fosses tu o que começarias a comprar nesta build? ( Que gostava de a finalizar para ser me mais fácil ...)
 
-750w overkill, quer dizer que é demasiado para o que precisas, vai com uma de 650W que já tens margem que chegue e sobre

O que podes começar a comprar é a caixa, fonte, ssd, rams, eventualmente o cooler porque a partida se escolheres amd ou intel são compatíveis( mas confirma sempre), depois motherboard, processador e gráfica, sendo que são as coisas que ainda estão por sair no caso dos processadores AMD e gráficas estão para sair dos dois fabricantes
 
-750w overkill, quer dizer que é demasiado para o que precisas, vai com uma de 650W que já tens margem que chegue e sobre

O que podes começar a comprar é a caixa, fonte, ssd, rams, eventualmente o cooler porque a partida se escolheres amd ou intel são compatíveis( mas confirma sempre), depois motherboard, processador e gráfica, sendo que são as coisas que ainda estão por sair no caso dos processadores AMD e gráficas estão para sair dos dois fabricantes


Ah okok obrigado
Sim irei começar por ai então e esperar que amanhã sai reviews dos novos CPU e Boards

Aconselhas algum canal par seguir sobre esse topico ?!
 
Como devem ter visto ando a montar um pc gaming/stream (começar)

E sei que irão novas gráficas este ano

O preço das rtx 2080 super gaming oc water force e da Aoruos rtx 2080 esta muito elevado?
Irei pagar muito por elas agora?

Não sei como podem variar os preços destes componentes dai querer ajuda ...
 
Se a urgencia não e' muita, e' esperar pra ver, estou a comprar agora uma 1660super, e no futuro, irei pra uma 2080 tb, jogando com os preços das novas graficas claro.
 
Tenho de ver
Pois já percebi que não me compensa comprar uma rtx2080 de momento pois irei estar a pagar muito acima do preço normal dela ..
 
Procuro uma caixa atx que tenha bom airflow e que de para meter um AIO (radiador penso que seja assim o nome ) de 360mm

Já andei a ver que por esse preço para ter espaço para um AIO de 360mm no topo e impossível de achar
 
fractal define C tem.. se não, tens muitas mais possibilidades com 280mm

se não tb tens a bitfenix mesh tg.. mas são de montar o radiador à frente.
 
Última edição pelo moderador:
Sem reviews, ninguém te pode responder a isso. É para isso que elas existem, terás que esperar. Mas para preço/desempenho, tipicamente, o topo da gama é a pior opção possível.
 
Back
Topo