• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Computador Gaming e Trabalho (até 1300€)

inQuested

Power Member
Boa tarde,
Quero comprar um computador brevemente, tanto posso comprar já como esperar algum tempo se se justificar, mas nunca passar do fim do ano e idealmente comprar no imediato.


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Até 1300€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Torre, monitor e teclado

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) CSGO (Full HD)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) Photoshop, Lightroom, PokerTracker
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Nunca em menos de 5 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não se aplica, porque apenas tenho um portátil.


6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Silencio e look discreto(se não tiver muitas luzes melhor). Gosto de algumas da msi.

b. Processador (Intel ou AMD)
>Ryzen

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16Gb minimo, ideal 32

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Minimo 8Gb

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
SSD m2

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>Não sei

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor teclado e colunas(se necessário, não sei se consigo ter som sem elas ahahahah)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless
placa de rede para net ate 1Gb

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não, comprarei à parte ou usarei o limitado, como li em alguns tópicos que apenas ficaria limitado em algumas personalizações.

11) Contexto, comentários adicionais.
No poker irei precisar de algum disco por utilizar programas que usam bases de dados de jogadores e na fotografia também acabarei por usar muito espaço pelos ficheiros RAW, então acho que será interessante ter um disco rápido e de perto de 1Tb para assegurar, mas 720Gb ou algo do género não seria fora de questão.
Preciso ser capaz de ligar 2 monitores, um já possuo que é um AOC (U2879VF TN 28" 4K UHD 16:9 60Hz FreeSync), o outro gostaria que me aconselhassem que seria o primeiro monitor.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Processador AMD Ryzen 5 3600 - 180€
Artic freezer 34 CO/ Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 30€
MSI MAG B550M Mortar WiFi - 175€
G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 – 155€
PNY XLR8 CS3030 1TB - 160€
Caixa MSI MAG Force 100M /Caixa Nox Hummer ZX / Fractal Design Focus G com Janela -45€
MSI GeForce GTX 1650 SUPER AERO ITX OC 4G - 180€
BitFenix Formula Gold 550W / Seasonic Core GC 500W -70€
990€

Monitor AOC 24" 24G2U - 200€
Colunas Logitech Z313 2.1 - 30€
1220€
Sobra para teclado a gosto.
 
Muito obrigado Mata Pombos! :D
Não vale o esforço pelo AMD Ryzen 5 3600X?
Fonte de alimentação e cooler, quais os melhor das duas opções?
Caixa iria para a MSI.
Colunas podem sair do orçamento e a seu tempo pondero melhor.
Acham que não há nada que seja overkill ou algo que possa fazer mais sentido?
Quero mesmo comprar o PC em breve e ter a certeza que fiz a melhor escolha.
Há uns 12 anos atrás eu sabia montar um PC. Consideram que será fácil neste momento ou será melhor pagar a montagem a uma empresa especializada?
 
Não vale o esforço pelo AMD Ryzen 5 3600X?
Não...com o cooler que te recomendei podes fazer overclock para as mesmas velocidades do 3600x.
Fonte de alimentação e cooler, quais os melhor das duas opções?
São as duas boas fontes mas a melhor é a bitfenix.
O cooler também são os dois bons, vai para o que estiver disponível ou que preferires esteticamente.
Consideram que será fácil neste momento ou será melhor pagar a montagem a uma empresa especializada?
Eu acho que é relativmente fácil de se fazer, seguindo uns tutoriais do youtube...pode demorar algum tempo mas a nível de dificuldade acho acessível...
 
Muito obrigado Mata Pombos! :D
Não vale o esforço pelo AMD Ryzen 5 3600X?
Fonte de alimentação e cooler, quais os melhor das duas opções?
Caixa iria para a MSI.
Colunas podem sair do orçamento e a seu tempo pondero melhor.
Acham que não há nada que seja overkill ou algo que possa fazer mais sentido?
Quero mesmo comprar o PC em breve e ter a certeza que fiz a melhor escolha.
Há uns 12 anos atrás eu sabia montar um PC. Consideram que será fácil neste momento ou será melhor pagar a montagem a uma empresa especializada?

A fazer esforço faria na gráfica, caso pretendas jogar algo mais puxado que o csgo.

Montar pc's há 12 anos era mais complicado que hoje em dia certamente, IMHO.
 
Processador AMD Ryzen 5 3600 - 180€
Cooler: Artic freezer 34 CO 30€
Motherboard: MSI MAG B550M Mortar WiFi - 175€
Ram: G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 – 155€
Disco:PNY XLR8 CS3030 1TB - 160€
Caixa: MSI MAG Force 100M - 45€
Gráfica: 1660 super - 240€
Fonte: BitFenix Formula Gold 550W -70€
Monitor AOC 24" 24G2U - 200€
1255

Acham que assim fica bom, ou mudavam algo?
A motherboard é melhor(mais cara) que o normal que vejo recomendarem, por alguma razão especifica?
 
Última edição:
Após análise das recomendações, promoções em loja e também redifinição de coisas que poderão ser melhoradas posteriormente, fiquei com o seguinte:

Caixa: ATX MSI MAG Forge 100M Preta - 44,90€
Motherboard: ATX Asus TUF Gaming B550-Plus - 139,90€
Processador: AMD Ryzen 5 3600X Hexa-Core 3,8GHz c/ Turbo 4,4GHz 36MB SktAM4 - 217,90€
Ram: G.SKILL Ripjaws V 16GB(1x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 78.20€
Disco: SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 500GB MLC V-NAND NVMe - 119.90€

Dúvidas:
Opção de Fonte 1: Seasonic Core GM 500W Semi Modular 80PLUS Gold 67.90€(era 79,90€ mas está em promoção)
Opção de Fonte 2: Seasonic Core GC 500W Semi Modular 80PLUS Gold 69.90€

Mudei o disco para um samsung(reduzi a capacidade porque estou a ponderar depois ter discos externos com algumas coisas), ouvi falar bem deles, fiz mal?

Mudei a motherboard para a opção mais barata que recomendaram, fiz mal?

O processador 3600X sendo que é apenas mais 37,90€ e sendo que eu se comprar um 3600 não vou fazer OC, vale a pena?

Por ultimo, vejo tudo a falar da 1660 super, mas quando procuro há inúmeras 1660 super, são todas iguais?

Desculpem lá estas duvidas todas, mas queria mesmo ver se me acabava de decidir para mandar vir isto :)
 
Mais facilmente devias subir a fonte para a uma Seasonic Focus GX 550w, do que ir para o ryzen 3600X pelos mesmos +-35€ de diferença. Ou mesmo uma RTX 2060 das mais baratas.
Essa board nao tem Wifi...precisas?

O resto ta ok.Mas para CS GO, isso e jogo da treta CPU bound para os dias de hj.

Preciso, no site dizia que tinha intel wifi 6, pensei que isso era wifi, ainda bem que me chamaste à atenção então :)
A minha maior intenção no processador é para processamento de edições fotográficas e programas de bases de dados e estatisticas em tempo real. E apenas por ser essa pequena diferença :)
Se poder poupar dinheiro, melhor ainda, mas se for para dar um bocadinho mais que valha a pena, vamos a isso.

Concluindo, mesmo para quem não vai fazer OC, seguimos pelo 3600, certo?
Esse processador não vem com cooler?
 
Última edição:
O processador 3600X sendo que é apenas mais 37,90€ e sendo que eu se comprar um 3600 não vou fazer OC, vale a pena?
Não.
Por ultimo, vejo tudo a falar da 1660 super, mas quando procuro há inúmeras 1660 super, são todas iguais?
Vai para a mais barata que vão dar no mesmo.
Mudei o disco para um samsung(reduzi a capacidade porque estou a ponderar depois ter discos externos com algumas coisas), ouvi falar bem deles, fiz mal?
Sim porque o samsung apesar de ser bom disco é mau valor. Muda para o PNY que te tinha recomendado de 500GB então. Oferece quase a performance do evo por um preço bem melhor. Para o que tu vais fazer não ias notar a diferença entre um e outro.

Com o que poupas já podes meter um cooler e subir na fonte.
Outra coisa que não faz sentido é levares um stick de ram, deve sempre ser dual channel para melhor performance:
Artic freezer 34 CO/ Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 30€
G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL19 / G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16- 90€
Seasonic Focus Gold GX 550W - 85€
 
Muito obrigado, disso da ram não fazia a minima, estava a comprar assim porque só usava um slot e quando quisesse comprava outra de 16 e ficava com os 32, mas assim sendo vou mesmo para os 32 e fica já feito, senão acabo por não aproveitar as de 8 no futuro.
Sendo assim ficou assim a build:

Caixa: ATX MSI MAG Forge 100M Preta - 44.90€
Motherboard: MSI MAG B550M MORTAR WIFI - 176.90€
Processador: AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3,6GHz c/ Turbo 4,2GHz 36MB SktAM4 - 182.90€
Cooler: Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 34.99€
Gráfica: PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB - 239.90€
Ram: G.SKILL Ripjaws V 32GB(2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 156.30€
Disco: SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3030 500GB 3D TLC NVMe - 82.90€
Fonte: Seasonic Focus Gold GX 550W Full Modular - 84.90€
Total: 1003.69€

O que ganho com esta fonte em vez da outra?
 
Última edição:
Muito obrigado, disso da ram não fazia a minima, estava a comprar assim porque só usava um slot e quando quisesse comprava outra de 16 e ficava com os 32, mas assim sendo vou mesmo para os 32 e fica já feito, senão acabo por não aproveitar as de 8 no futuro.
Sendo assim ficou assim a build:

Caixa: ATX MSI MAG Forge 100M Preta - 44.90€
Motherboard: MSI MAG B550M MORTAR WIFI - 176.90€
Processador: AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3,6GHz c/ Turbo 4,2GHz 36MB SktAM4 - 182.90€
Cooler: Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 34.99€
Gráfica: PNY GeForce GTX 1660 SUPER Dual Fan 6GB - 239.90€
Ram: G.SKILL Ripjaws V 32GB(2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 156.30€
Disco: SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3030 500GB 3D TLC NVMe - 82.90€
Fonte: Seasonic Focus Gold GX 550W Full Modular - 84.90€
Total: 1003.69€

O que ganho com esta fonte em vez da outra?
Quando um produto tem 10 anos de garantia sabes que é bom, nunca se poupa na fonte, nao é por 20€ que vais estourar a carteira. Tá boa maquina :)
 
Quando um produto tem 10 anos de garantia sabes que é bom, nunca se poupa na fonte, nao é por 20€ que vais estourar a carteira. Tá boa maquina :)
Não é por poupar, é porque baixei um bocadinho as specs e subi na fonte, mas se é melhor ir por esta está decidido!
Obrigado a todos! :D
A torre está decidida!
Conhecem algum monitor 4k de 27" que faça 144Hz e não precise de vender um rim?
Em ultimo caso, como o segundo monitor já é 4k, poderei optar por este:
Monitor Curvo AOC C27G2ZE VA 27" FHD 16:9 240Hz Freesync - 318,90€
que acham?
 
Última edição:
Nao compres uma ecrã 27" 1080P ainda por cima pra CS GO,tem ma pixel density. Vai para 1080P 24" com bom refresh rate.
-----------------------------------
Nesta ultima build um Hyper 212 a 35€ e um absurdo a meu ver....

A fonte Focus GX tem componentes melhores que a"core" GC , para alem dos 10 anos garantia.

Cps
 
Nao compres uma ecrã 27" 1080P ainda por cima pra CS GO,tem ma pixel density. Vai para 1080P 24" com bom refresh rate.
-----------------------------------
Nesta ultima build um Hyper 212 a 35€ e um absurdo a meu ver....

A fonte Focus GX tem componentes melhores que a"core" GC , para alem dos 10 anos garantia.

Cps
Monitor Asus VG258QR TN 24.5" FHD 16:9 165Hz FreeSync / G-SYNC Compatible - 234.90
Monitor AOC 24" 24G2U - 200€
Vale a pena a diferença pelo Asus, não vale?

A fonte segui as recomendações do Mata pombos(como quase tudo na build), que eu não entendo nada disto
 
Monitor Asus VG258QR TN 24.5" FHD 16:9 165Hz FreeSync / G-SYNC Compatible - 234.90
Monitor AOC 24" 24G2U - 200€
Vale a pena a diferença pelo Asus, não vale?

A fonte segui as recomendações do Mata pombos(como quase tudo na build), que eu não entendo nada disto

Apesar do Asus ter um refresh rate maior e menor tempo de resposta é painel TN.
Se o uso principal é gaming, em particular jogos FPS, pode ser uma boa opção.
Para os outros usos vais ter experiência pior.

O AOC é IPS, e apesar do refresh rate ser menor e o tempo de resposta maior, significa que vais ter melhores cores, ângulos de visão e contraste. Para além disso, 144 Hz já é um "refresh rate" bastante bom assim como é 1ms de resposta.
 
Back
Topo