Computador lento e trava

accr84

Membro
Olá a todos,

O meu portátil é um Asus K550J - X014H, 8GB memória, 1TB disco, Win8, e foi comprado em Outubro 2014. Nunca tive problemas com o portátil, até há poucas semanas atrás.

1. Ligo o portátil e passados aos alguns minutos de o mexer, o portátil fica lento e trava. O relógio igualmente para, tudo para.

2. No início, julguei que fosse a manutenção do portátil, desactivando quase toda a vez que ligava o portátil (porque ele fazia a manutenção em alturas péssimas) através dos seguintes passos:

Ferramentas Administrativas
- Programador de Tarefas > Task Scheduler - desactivar idler/regular maintenance

Até que resultou, por algum tempo. Desde 5/6feira passada, não está a funcionar correctamente.

Desde então, toda a vez que ligo, ele funciona por minutos, fica lento e trava.

Costumo usar o CCleaner, com frequência. Hoje recorri também a Resolução de Problemas e não detecta nada. Até corri um programa de Malware.

Já não sei o que fazer. Alguém me pode ajudar?

P.s: Uso com frequência programas de Adobe (Illustrator, Photoshop, Dreamweaver...), visto serem as minhas ferramentas de trabalho.
 
Formatar o Portátil e ver se resolve..
Não resolveu? -> Ir a uma loja de Informática possívelmente um problema a nível de Hardware mais provavel ser o Disco.
 
acho que está na altura de trocares de um HDD para um SSD e acabam-se esses problemas...

o teu problema pelo que vejo foi deixar a manutenção do disco andar sem ser feita por causa dos maus timigs , e depois foste fazer uma geral e já deu barraca, agora só limpando o disco e instalar tudo do zero e fica como deve de ser, até fazeres o mesmo novamente, dai que o ideal seria investires num SSD de um tamanho generoso que já existem a preços acessíveis e usar o actual como externo para backup...
 
Hoje de manha, estive a fazer os restantes backups que precisava. Mas ao mesmo tempo, o computador fez uma manutenção automática. após estar ligado por algum tempo, ficou a trabalhar bem. Desliguei o portátil na hora do almoço, e quando voltei-o a ligar ficou novamente lento.

No meu ponto de vista, o problema é a manutenção do Windows 8. Até a data, nunca formatei este portátil com Win8.

A minha dúvida é a seguinte:

qual seria a melhor opção de formatar o portátil?

1. Opção: Refresh: mantém os ficheiros pessoais e remove as aplicações.

2. Opção: Reinstalar: repõe o sistema nas suas definições por defeito de fábrica. Todos os ficheiros pessoais e aplicações serão removidos.

Quando comprei o portátil, não vinha com qualquer cd/DVD, caso houvesse algum problema, seja para formatar ou até mesmo o próprio Win.
 
a 2 opção restauro de fabrica é a melhor opção, e naturalmente que não trazia cd\dvd pois hoje em dia o restauro de fabrica vem numa pequena partição escondida no disco em que é accionada quando fazes o boot do pc com uma combinação de teclas ou pressionar uma tecla, tens de ver o manual...

mas vai por mim, investe num SSD nunca mais te chateia com isso, nem queres outra coisa, a diferença vai ser como da noite para o dia...
 
Se ainda não tiveres formatado o PC, recolhe uns traces de performance para se analisar o porquê dessa lentidão.

1. Download do ADK (Assessment and Deployment Kit) Windows 10 - http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740
2. Durante o setup, seleciona apenas 'Windows Performance Toolkit'
3. Depois de instalado inicia o WPRUI (Windows Performance Recorder)
4. Escolhe 'General', 'Light', 'Memory'
5. Clica em 'Start'
6. Espera alguns segundos (20 ou 30) e clica em 'Save' (recolhe quando estiveres a sentir a tal lentidão)
7. Faz upload do ficheiro ETL (em Documents\WPR Files) para um serviço cloud à tua escolha e partilha (podes enviar por PM)

Podes recolher múltiplos traces para termos uma melhor amostragem.

Hth,
anthonws.

p.s. Deixa de usar o CCCleaner. O OS tem imensas otimizações nativas que fazem um trabalho anos luz melhor que esse programa. Aliás, o CCCleaner pode ser algo agressivo, e danificar determinadas áreas do OS.
 
Boas. Poderá formatar o computador, ou repor.
Caso não resulte, o melhor mesmo é levá-lo à garantia.

Nota: Eu tenho um Asus, que já foi à garantia, e a assistência técnica deles até é rápida. O meu computador teve duas semanas na garantia.
 
Boa tarde,

A Asus deu-me umas instruções através de suporte técnico deles. A assistência deles foi rápida e eficaz.

Vou transcrever as mesmas. No meu caso, funcionou e não foi para a garantia.

"Para efectuar uma reposição do sistema solicitamos que siga os passos indicados abaixo:

Informamos que ***ESTE PROCESSO IRÁ APAGAR TODA A INFORMAÇÃO CONTIDA NO SEU EQUIPAMENTO***, pelo que sugerimos que efectue uma cópia de segurança dos seus dados antes de efectuar qualquer alteração.

Caso consiga acesso ao S.O.

1. Aceda à barra lateral direita do Windows 8


• Se tiver um painel “touch”, faça o gesto de percorrer a partir da margem direita do ecrã

• Se estiver a utilizar um rato, aponte para o canto superior direito do ecrã, desloque o ponteiro do rato para baixo


2. Selecione “Definições/ Settings” e, em seguida, selecione "Alterar Definições do PC/Change PC settings"
3. Na nova janela, selecione à esquerda a opção "Recuperação e Actualização / Update and recovery"
4. Selecione "Recuperação / Recovery"
5. Selecione "Inicialização Avançada / Advanced Startup"
6. Selecione "Resolução de problemas"
7. Selecione "Repor o PC"


Caso NÃO consiga acesso ao S.O.


1. Reinicie o PC várias vezes de forma a que seja lançado automaticamente o sistema de reparação do Windows 8.1, ou carregue repetidamente na tecla F9
2. Selecione “Opções de reparação avancadas” .


3. Na nova janela, selecione a opção "Solução de problemas"

4. Selecione "Repor o PC".

5. Seguinte

6.Siga as instruções apresentadas no ecrã."

Espero que tenha sido útil com as mesmas instruções que me foram indicadas.
 
Back
Topo