Computador maluco

FHill

Power Member
Há 3 dias atrás o meu computador começou a ficar maluco, ou seja, começava a abrir programas que eu não tinha iniciado, ia para o stand by sozinho, abria-me várias janelas do mozilla quando eu não sequer carregava no programa e mais uma serie de maluqueiras.

Já corri o anti-virus mas não detectou nada, formatei então o disco e instalei o windows de novo. Continuou maluco mesmo com a nova instalação e só voltei a ficar bom quando desliguei tudo da corrente e voltei a ligar.

Tudo bem por algumas horas até que voltou a ficar maluco outra vez.

Mudei a ventoinha do chip da motherboard há pouco tempo mas nao pareçe que tenha alguma coisa a ver.


Virus não me pareçe ser mas tou a ver que o disco rigido poderá tar avariado nao?
 
virus não deve ser pk tu formataste e o problema ficou. a nao ser k tenhas um virus no cd de instalacao do teu windows o k me parece uma ideia um pouco estupida. pode ser um problema ao nivel de firmware de algum compnente do teu computador!!!!
 
SIm, o pc tá sempre ligado á net.

O que tenho notado é que quando desligo todos os fios do pc este volta ao normal.

Mudei tb o rato para ver o que acontecia e até agora tem tado tudo bem. Desconfio que o rato esteja avariado, vou esperar para ver.
 
Presumo que não deves ter alguma firewall activa.

Ou então o cd de instalação vem acompanhado com algum spyware. Corre com o Spybot e Ad-aware para tirar isso.
 
Bom,afinal não é do rato porque hoje lá voltou a dar problemas.

Noto é que quando ligo o PC depois de acontecer isto tudo, ele dá um apito assim que entra no windows...poderá ser de alguma ajuda?

Talvez tenha algum hardware danificado como o disco rigido?

È que virus ele não tem,porque já formatei o disco e mesmo assim continuo na mesma.
 
O windows que tens compras-te ou "chegou-te ás mãos de outra forma" ?

Podes ter um windows instalado directamente com virus. Ou então assim que ligas-te á net apanhas-te algum tipo de virus.

Pode ser mt coisa. Agora aplicações abrirem-se sozinhas... nenhum hardware faz isso...
 
O windows que tenho saquei do site da minhja universidade que tem um protocolo com a Microsoft, pelo que é legal.

Só que já corri o anti-virus e mesmo os virus que apareçem apago-os logo.

Não sei porque acontece isto...é que tive este windows no PC durante uns meses e não aconteceu nada, inclusivé so passado um mes de o ter instalado é que começou a dar esta maluqueira.
 
Pega nesse windows, no nlite (procura pelo forum) e faz uma versão do windows com os updates todos necessários.

Para instalares, desliga o pc da net até teres anti-virus e firewall instalados.

O mais certo é que ao instalares isso e estares ligado á net, estás a apanhar algum virus.
 
Boa tarde.
Já me aconteceu o seguinte com um virus:
- Apagar partições, definir partições, formatar e reinstalar o windows; assim que instalava e corria o antivirus, lá estava o magano e não conseguia limpar;
Fiz isto três vezes, até que em desespero de causa, e já que não resolvia, pensei:
"Isto só pode ser porque o virus se instala na memória e assim que se apanha com o SO, lá vai ele para o programa".

Bem, sempre que se apagam, criam, formatam partições e/ou se (re)instala o SO, o PC reinicia para assumir as alterações. Ora se o virus está na memória, só há uma maneira de o "matar"; assim que o PC ia reiniciar, desliguei-lhe o cabo da corrente eléctrica durante cerca de meia hora, ou uma hora, já não estou certo, para que a memória perdesse a electricidade residual que sempre fica nos circuitos electrónicos. Só após isso liguei e reinstalei o SO.

Foi a única maneira de acabar com o "brincalhão".

Experimenta que talvez resolva, caso seja algo parecido.
 
camaleao interessante a tua teoria mas eu tb noto que quando desligo o PC da corrente durante algum tempo este fica bom só ficando maluco passado umas horas.
Mesmo agora acabei de tirar as memorias e os cabos do disco rigido e voltar a montar e está bom outra vez.

Nunca mais tives-te problemas ou tens sempre que fazer isso?

Bom, agora é que pifou.

Liguei o PC hoje pela primeira vez mas o ecrã fica preto e nada acontece. O monitor vai para powersaving mode e fica assim sem mais nem menos.

Pelos vistos apanhei um virus lixado que ninguem consegue apanhar.

Voltei a desliga-lo da corrente para ver o que acontece mas acho que vou acabar por comprar um disco novo.
 
Última edição pelo moderador:
um disco novo?

se o computador não arranca e não faz "beeps" não é do disco...quanto mais é da gráfica ou da board

não é assim?
 
camaleao interessante a tua teoria mas eu tb noto que quando desligo o PC da corrente durante algum tempo este fica bom só ficando maluco passado umas horas.
Mesmo agora acabei de tirar as memorias e os cabos do disco rigido e voltar a montar e está bom outra vez.

Nunca mais tives-te problemas ou tens sempre que fazer isso?

Boa noite.
A experiência foi ao reinstalar o SO por causa do virus.
Desde essa altura não houve (e ainda bem!) mais nenhuma experiência semelhante.
Tenho quatro PC's em casa e três no escritório, todos com o Avast, Spywareblaster e Spybot, que vou actualizando, e como tal, tem havido poucas dores de cabeça, pelo menos no tocante a "bicharocos".

No entanto, como indicado no post acima, esse problema actual, não deve ter nada a ver com o anterior, mas como andaste a desligar cabos e não só, verifica se está tudo ligado de novo como deve ser.

Já agora, lembrei-me de repente, e já que tens andado a abrir o PC, porque não retirar o(s) disco(s) e ligá-lo(s) como unidade secundária noutra máquina e scanear o(s) disco(s) à procura de "bicharocos".

Mas atenção, o PC onde ligares este(s) disco(s) tem que estar bem protegido e também atenção à posição dos switchs dos discos, tanto o primário como o(s) secundário(s), se não, estragas tudo.
 
Última edição pelo moderador:
Vejam este artigo: http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0104/multimedia/100.shtml

Como não dá nenhum som poderá ser da motherboard como já diseram mas antes quando eu tava a ter problemas de maluquisse no PC ele dava um som logo quando iniciava o windows mas nesse link não consigo decifrar porque nao diz se os sons se ouvem ao iniciar o PC ou quando se inicia o windows.

Bom,reparei que tinha uma conexao ao disco rigido mal feita.

Mas...pensava eu que era desta que ia arrancar mas não:

Primeiro apareceu-me uma mensagem a pedir desculpa pela incoveniencia e escolher a opção para iniciar o windows. Se em Safe Mode, Normal ou na a partir da ultima configuração.

Escolhi a ultima configuração e o PC arrancou mas foi parar a um ecrâ onde apareceu as seguintes mensagens:

BIOS ROM checksum error

Detecting IDE ATAPI device
Found CDROM, try to boot from it...FAIL
Found CDROM, try to boot from it...FAIL

Detecting floppy drive A media
INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

Neste caso já deverá ser um problema de hardware nao?
 
Última edição pelo moderador:
Boa tarde.
Verifica se todas as ligações estão bem feitas, depois inseres o CD do Windows e arranca a partir dele, caso a máquina consiga, e instala de novo tudo, começando por eliminar todas as partições, desligas a corrente por algum tempo em vez de reiniciar, como explicado acima.
Depois, no novo arranque é formatar e instalar.

Boa sorte.
 
Bem,voltei a entrar no ambiente de trabalho do meu PC.

Voltei a reconectar o disco rigido e as memorias e lá volteou a funcionar, só que agora tou na expectativa de quando volta o PC a estar maluco.

Na outra vez foram 3 dias.

Será que tem a ver com a mudança que fiz á ventoinha do cooler do ***** da motherboard?

È que não tou a usar as 3 ligações que supostamente o interruptor têm mas sim duas porque só veio com duas.

Lá ficou o PC maluco outra vez :|

Voltei a abri-lo, a retirar as memorias e voltar a colocá-las e também liguei a ficha do disco rigido e voltei a ligar e até agora tem tado bem.

Problema estranho este

Bem eu não acredito nisto.

Como o pc de vez em quando fica maluco, retiro e volto a encaixar as memorias e desligo e volto a ligar o disco rigido.
Ontem aconteceu a mesma coisa do PC ficar maluco e fui fazer isso mas agora o PC não arranca e começa a dar uns bips continuos e altos. Já li que poderá ser problemas da memoria mas eu tenho as memorias nas slots respectivas.

È verdade que já deveria ter ido a uma loja para arranjar o computador mas tou algo ceptico, porque já sei que me vão cobrar um balurdio e acabar por dizer que preciso duma motherboard ou qualquer cena assim (se calhar preciso mesmo!).

Será que estes problemas todos são da motherboard? Ou do disco rgido?
 
Última edição pelo moderador:
Bem eu não acredito nisto.

Como o pc de vez em quando fica maluco, retiro e volto a encaixar as memorias e desligo e volto a ligar o disco rigido.
Ontem aconteceu a mesma coisa do PC ficar maluco e fui fazer isso mas agora o PC não arranca e começa a dar uns bips continuos e altos. Já li que poderá ser problemas da memoria mas eu tenho as memorias nas slots respectivas.

È verdade que já deveria ter ido a uma loja para arranjar o computador mas tou algo ceptico, porque já sei que me vão cobrar um balurdio e acabar por dizer que preciso duma motherboard ou qualquer cena assim (se calhar preciso mesmo!).

Será que estes problemas todos são da motherboard? Ou do disco rgido?
vai á pagina do fabricante da bios da board e ve o que querem dizer esses beeps.

cumpz.
 
Bom, como o pc ficou maluco de vez levei-o á ***** e o que me diagnosticaram foi que duas das slots das memorias estavam estragadas e havia partes no disco rigido que estavam corrompidas ou danificadas ou que raio é que a palavra certa.

Então deram-me um orçamento de 158€ para colocarem um disco rigido novo de 250gb e passarem tudo do disco actual para esse.

Quanto ás memorias eles disseram-me que iam continuar a funcionar a 1024MB embora já não fiquem a Dual Channel como eu as tinha antes...será que a perda em performance é muita?

Agora a questão do PC andar todo maluco será que é dessas partes danificadas no disco?

È que eles disseram que a Motherboard estava estável e que só as slots é que estavam estragadas, a não ser que seja por este motivo que o PC ande maluco embora acredite mais na hipotese de um problema no disco rigido.
 
Back
Topo