Computador não arranca após ter adicionado memória

GeneratePower

Power Member
Boas. Sinceramente já não sei o que fazer em relação a isto.

Comprei hoje uma memória DDR3 GSkill Ripjaws 1600Mhz PC12800 1.5v CAS9, igualzinha às que já tinha no computador. Tinha 2 módulos de 4GB e comprei mais uma para fazer os 12GB. As memórias são todas iguais.

Abri o computador , limpei-o com todo o cuidado (pincel + bomba de ar) e coloquei a memória num dos slots que estavam disponíveis. Embora só tenha feito esta alteração de hardware, verifiquei se estava tudo ligado antes de o fechar. Após me ter certificado, liguei todas as fichas, liguei a fonte no botão. Tentei ligar o computador mas este não ligou mais. Não deu mais sinais de vida.

Abri-o, tirei a memória nova e voltei a tentar ligá-lo tal como estava, só com as duas de 4GB. Nada, também.

Verifiquei se me tnha escapado alguma coisa, e estava tudo ligado como devia de estar. Vi se estava tudo encaixado, etc etc, e nada.

Fiz dois clear CMOS e nada também. Tirei a pilha e voltei a colocar. Nada. Inclusivo tirei a gráfica e tentei ligar, nada também.

Já fiz tudo de tudo e ele não liga. Não sei do que poderá ser. Tenho uma GTX660 Ti que tem as luzes indicadoras de corrente e estas estão verdes (portanto a placa gráfica está a receber toda a energia necessária para o seu bom funcionamento). Quando carrego no botão para ligar, nada acontece, nem que carregue 1 vez ou 500 vezes, as ligações dos LEDS estão todas bem, ON OFF, HDD LED, etc etc.

Simplesmente não dá sinal de vida. E estava a funcionar na perfeição meia hora antes de acontecer isto, estava apenas a ouvir música antes de o ter desligado pela última vez.

Não me tem dado problemas nem breaks, não tem ido abaixo nem reiniciado do nada, enfim, da fonte penso que não será.

Descrevi tudo o que fiz, e deixo aqui as specs do meu PC já agora...

Corsair GS800 800W
Asrock Z68 Pro3
Nvidia GeForce GTX 660 Ti
Asus Xonar DX

:( :) :(
 
Última edição:
nao sei se terá muita ou alguma influencia uma vez que apenas tens 4 slots o povoamento dos mesmos nao irá importar, pois teras sempre 2 moduloes em dual channel e um normal, mas não é motivo para nao arrancar...mas verifica o manual...
poderá ser da fonte ou da motherboard, visto que mesmo com as memorias antigas que funcionavam tambem nao arranca.
 
Pois, é que muito sinceramente, estava tudo bem e do nada só de meter um módulo de memória é isto tudo. :(

Há algo que eu possa fazer para pelo menos ver de onde vem o problema? Talvez por exclusão de partes, tipo ligar motherboard e fonte e disco só, e depois ir acrescentando componentes para ir vendo se funciona tudo...
 
é isso que deves fazer, e tentar se possivel com outra fonte ou outra motherboard, tenta os modulos um por um e esta atento aos leds/sons de erro da motherboard se emitir alguns. procura no manual o que significam...
penso que não há muito mais que possas fazer aí em casa ou sem procurar assistencia

cumps
 
Experimentei o PC. Tirei-lhe todos os componentes, até os neons que tinha, tentei ligá-lo só com isto:

Fonte
Disco Rigido
Motherboard

Mesmo assim não deu sinais de vida.

Das duas uma, ou é motherboard ou é da fonte. Lembrei-me daquele método de testar a fonte fazendo uma "ponte" entre o fio verde e o fio preto do cabo que sai da fonte de alimentação, aquele cabo de 20 ou 24 pinos que vai ligar à motherboard para a alimentar.

O teste correu sem quaisquer problemas, a fonte ligou, silenciosa, acendeu os leds e está a funcionar na boa.

Portanto posso concluir que o problema é da motherboard, que deu o berro, certo? :( O porquê é que ainda não consegui perceber muito sinceramente, então abro o computador para adicionar uma memória igual às outras, com os devidos cuidados, volto a fechá-lo e adeus motherboard? Epa...

Do que poderá ter sido?
 
Não me digas isso nem a brincar... :wow::wow:

Como tudo indica que foi a motherboard, e como eu tinha tirado as peças para testar o PC sem elas, e tinha tirado também a fonte para a testar, limpei todos os componentes com esse mesmo pincel. Não deve haver problema pois obviamente nada estava ligado a nada., mas mesmo assim espero que... :freak3:

Bem, já agora onde se compra um pincel anti-estatico?
 
nem mais.....o pincel cria estatica

Luis há alguma maneira de tirar a electricidade estática dos componentes? Isto é, tocar neles por exemplo, como convém ir tocando na caixa de vez em quando?

Pergunto isto porque também passei o pincel noutros componentes quando os limpei, especialmente na ventoinha do cooler do CPU. Espero não ter estragado nada... :(
 
Luis há alguma maneira de tirar a electricidade estática dos componentes? Isto é, tocar neles por exemplo, como convém ir tocando na caixa de vez em quando?

Pergunto isto porque também passei o pincel noutros componentes quando os limpei, especialmente na ventoinha do cooler do CPU. Espero não ter estragado nada... :(

Podes retirar estatica tocando nos componentes,mas terias de comprar uma pulseira anti estatica primeiro.
Mas acho que ja mataste a board com o pincel.
 
Podes retirar estatica tocando nos componentes,mas terias de comprar uma pulseira anti estatica primeiro.
Mas acho que ja mataste a board com o pincel.

Não posso simplesmente ir tocando frequentemente no chassis do computador, na tampa de lado, quando esta estiver fora da caixa (método que já vi aqui no fórum)?


Lembrei agora de uma coisa.
Ja ligaste a board com contato direto nos pinos onde liga o botão de power ?

Como assim? Desculpa mas não percebi :(
 
Os pinos da board onde ligas o Power Switch, faz um shunt com uma chave de vendas nesses pinos (tocar nos 2 ao memso tempo), para excluires a hipótese de ser do botão da caixa.
 
faz o que o tntnt disse... se não funcionar.... foi-se...


Pode não ser só o pincel a dar uma descarga de estática, o próprio corpo humano encarrega-se disso. antes de se mexer em qualquer componente electronico deve-se descarregar a estática existente no corpo, tocando com a mão em algo metálico... eu uso pulseira a maior parte das vezes, quando não a tenho é a técnica que uso.... nunca me correu mal, mas conheço quem não cumpra, e de longe a longe lá se vai uma board, uma gráfica, memoria, etc...
 
Os pinos da board onde ligas o Power Switch, faz um shunt com uma chave de vendas nesses pinos (tocar nos 2 ao memso tempo), para excluires a hipótese de ser do botão da caixa.

faz o que o tntnt disse... se não funcionar.... foi-se...

Mais um a favor de fazeres um shunt de modo a verificares se não foi o botao do power on de a ter-se estragado!

Eu curiosamente já me tinha lembrado de o problema poder ser do botão...

Desculpem ser precisos tantos detalhes para perceber bem o que tenho que fazer e para fazê-lo bem. Então se não estou em erro é, com a fonte ligada normalmente à motherboard e talvez com o disco rigido e a VGA onboard também, no caso de se ela arrancar para eu ver se está tudo minimamente bem, tocar com a chave de fendas nos dois pinos que vocês dizem. Já agora, podem dizer-me quais deles são, sff?

28jhf0h.jpg


Se não der nada já sei que foi mesmo ao ar... Se realmente for do botão, o "semi-PC" :-D arranca (graças à chave) tal como o tivesse ligado no botão, certo?
 
Sim... basta tirares o cabo do botao da caixa e encostas nos pinos onde esse botão estava uma chave de fendas

tal como o FabioMitra disse é so tirares o cabo k liga o botao da caixa a board e encostares uma chave de fendas nesses 2 pinos.... nesse caso sao os dois pinos do lado superior direito...

Pessoal, se fiz tudo bem, posso concluir que foi a motherboard que foi a vida. Fiz o seguinte:

(antes de tudo agora estou constantemente a tocar em superficies de metal antes de mecher nos componentes do PC, neste caso toquei numa mesa de metal que tenho para ir descarregando a electricidade estática)

Arranjei um busca-pólos que tinha cá em casa (penso que vai dar ao mesmo de uma chave de fendas), abri o PC, coloquei-lhe a fonte de alimentação, liguei à motherboard e ao leitor de DVD's e disco rígido e neons (caso o PC ligasse eu saberia logo através dos neons, mesmo que desse um sinal fraco e fosse abaixo) e depois tirei a tampa frontal, vi qual era o fio duplo que saía do botão (neste caso o laranja e branco) e segui-o até à motherboard, onde dizia, na ficha pequena, POWER SWTCH. Desliguei-o e ficaram dois pinos á mostra.

Peguei no busca-pólos e toquei nos dois pinos ao mesmo tempo com a ponta da chave e nada. A luz do busca-pólos acendeu a indicar que passava corrente. Tentei várias vezes de várias posições e o PC nem deu sinal sequer de ligar. Enquanto estava a fazer isto não estava a tocar em mais nenhuma superfície do PC, tinha a mão no ar.

Penso que portanto posso dizer adeus MB, certo?

A minha dúvida é se tinha mesmo que ser com uma chave de fendas ou se usando o busca-pólos como usei foi dar ao mesmo?

Cumps e obrigado por toda a ajuda até agora. :)
 
Back
Topo