Computador novo - Erros directx e crash

FifthElement89

What is folding?
Amigos.

Montei um computador novo com os seguintes componentes:
- Ryzen 5 3600
- MSI B450I gaming plus max wifi
- Corsair vengeancer RGB pro ddr4 3200mhz 2x8gb CL16
- MSI RTX 3070 ventus 3x oc
- Seasonic Focus GX-750W
- NZXT kraken M22
- NZXT H210i


Estou a ter uns problemas muito estranhos, aos quais não consigo arranjar solução ou uma causa a 100%.

Tenho erros de directx no GTA V e no Modern Warfare. Fortnite crasha com o erro " this application has crashed and will now close "

No jogo Project Cars 2, o jogo crasha, fica tudo preto e continuo a ouvir apenas o som.

Inicialmente tinha a fonte GX 650w, troquei pela de 750w porque pensava ser falta de potencia. Mas os erros persistem. Testei uma gráfica inferior, RX 5600 XT, e funcionou tudo ok. Aparentemente..

Testaram a minha gráfica num computador ligeiramente mais fraco, e funcionou ok também, e em resolução 2K ( eu uso 1080p )

Removi uma das rams, não tenho erros nenhuns. ( Aparentemente )

Quando coloco a ram que removi, tenho os erros a jogar e os crashes.

Quando faço testes com memtest ou programas semelhantes, com ambas as rams, não tenho qualquer tipo de erros.

O problema será mesmo das memórias? Ou haverá aqui outro problema qualquer oculto?
 
experimenta a aumentar a voltagem das RAMS para 1.37v e ve se resolve...
ve se tens a BIOS da MB atualizada....os AMD são muito picuinhas com RAMs e muitas das novas versões de BIOS aumentam a estabilidade da mesma
 
Bios atualizada. Foi a primeira coisa que fiz.

Gosto de ter as coisas " stock ", mas posso tentar fazer isso para ver.

Corre o CMD ou Powershell e verifica o Windows.

sfc /scannow

O windows foi instalado novo já pela segunda vez. Mas vou fazer isso também.

Resultado " Windows Resource Protection did not find any integrity violations. "
 
Última edição:
Não estou a usar XMP agora. Já usei para testar, e era igual.

Exemplo. Acabei de colocar as duas rams com 3200mhz, e a jogar GTA V deu bem. Comecei a jogar project cars 2, quando iniciava a corrida ficava tudo preto.

Removi a ram supostamente " defeituosa ", e consigo jogar sem problemas.

Muito estranho isto.
 
Só tenho dois slots. A board é ITX. Se trocar é igual, já testei também.

Para vocês verem a confusão que é, meti as rams a 1.37v para testar. Project cars 2, crasha e fica tudo preto. GTA V funcionou bem durante vários minutos ( foi de estranhar ). Fortnite deu " Application crash detected " .

Com apenas a ram " boa ", nunca deu nenhum erro destes.
 
Haverá alguma hipótese de o problema ser da motherboard? Por ter PCIe 3.0, e a gráfica ser 4.0?

Que memórias aconselham para a minha config? Tendo em conta a board que tenho e o cpu.

Estas ainda estão no tempo de devolução. Tenho 30 dias.


Estas são boas? G.Skill Trident Z RGB (AMD) DDR4 3200 PC4-25600 16GB 2x8GB CL16
 
Última edição:
sim, problema de ram (instabilidade no sistema). Teria de ser umas das 2 (PSU ou RAM).
Para despiste se será de ram defeituosa ou board, so mesmo arranjando um novo conjunto para despiste.
Ve se consegues que a loja te troque ou te arranje umas para despiste, senao compras online e em caso de estar igual fazes a devolução.
Se for das tuas actuais, tens de mandar para RMA para te mandarem umas novas. Se tiveres alguem perto que te arranje umas emprestadas para despiste, melhor
 
A loja em questão oferece 30 dias para devoluções. Como não estou para perder tempo e não tenho ninguém por perto que me ajude, vou encomendar as gskill trident z rgb (amd ).

Vou testar. E entretanto devolvo já as outras.

O estranho nisto tudo é que quando faço memtests e afins, não ha qualquer tipo de erros. Ou mesmo quando faço um benchmark.
 
Baixar a velocidade, aumentar a voltage e os timmings (tudo ao mesmo tempo e apenas um pouco de cada vez) e ver se resolve o problema. Se sim, depois é uma questão de ajustar um a um até ficar estável.
 
Amigos, o problema era mesmo das rams.

Quando antes nem conseguia iniciar um jogo de COD warfare, agora já consigo jogar a vontade.

Comprei as trident z rgb. Activei xmp sem problema
 
Ainda bem que esta resolvido. ;)
Eu tinha dito, sendo ryzen, que os sintomas eram as 2.. no final sempre foi a ram marada. Mas agora isso ja bomba e usufruir da maquina ;)
As outras manda para RMA ou se estiver nos 15 dias fala com a loja para tentar devolucao por DOA ;)
 
Back
Topo