Computador para edição (Apple)

MylleZ

Power Member
Aproveito para deixar aqui, em vez da secção da Apple, porque é quase exclusivamente para fotografia, e queria saber a opinião dos fotógrafos/editores aqui do fórum.


Chegou a altura de reformar o meu toshiba satellite, que já não se aguenta muito bem.
Estava inclinado para comprar o meu primeiro mac.
Gosto muito dos iMac, por isso estava a ponderar um.

Não preciso de nada extremamente potente.
Uso o PC para lazer, para web browsing, downloads, muitos conteúdos multimédia (streams, YouTube, etc.) e trabalho muito com fotografia.
Uso frequentemente programas como o Photoshop, Lightroom, Helicon focus e helicon remote, Portrait pro...
Quando estou a usar o PS e o LR em simultâneo, seja a fazer panoramas, ou a fazer merges e blends de múltiplas exposições, o meu PC "c*ga-se todo" e chega mesmo a ficar encravado durante largos minutos.

Gostava de algo que fosse suficientemente bom para usar estes programas.
Jogo pouco, e só jogo League of Legends, por isso não é por aí.

Ora bem, acham que os novos iMac servem para o que eu quero?

Estava a ponderar o mais pequeno (de 21.5 polegadas), que já é bem grande até :)
Mas se compensar comprar o maior, por causa das melhorias de hardware, também posso ir buscar.

LprtmkZ.png


Entre os 3 (o melhor 21.5'' e os dois "de entrada" de 27''), acham que qualquer um é sufciente para o que pretendo?

Não é pelo preço, mas acho que o de 21.5'' encaixava melhor no meu espaço de trabalho.
O de 27 é muito grande mesmo (seria muito bom para consumo multimédia no entanto)...

Por último.
Não existe nenhuma possibilidade em adquirir um disco SSD de origem?
Tenho que comprar um à parte? Tem porta para SSD? E quanto me ia custar, por exemplo, um SSD 500GB?

Como se compara este Fusion Drive a um HDD? E a um SSD?
Peço desculpa por tantas perguntas, mas neste momento estou muito fraco no que toca a informática (já fui muito nerd de computadores, até cheguei a montar um PC há uns anos, mas agora dedico-me exclusivamente à fotografia) :D

Obrigado.

Cumps

Edit: entretanto percebi que consigo personalizar o PC no site da Apple.

bKCPnnDr.jpg


O preço dispara, mas pronto.
A questão da fusion drive mantém-se...
SSD é SSD, mas são caros que dói (nem posso ponderar o de 1TB sem ter que retirar outras coisas).

Quanto ao processador, compensa o i7 por mais 200€?
A Ram depois faço o upgrade para 32gb, mas neste momento penso que estaria bem equilibrado assim.
Que acham?
 
Vais abrir uma guerra Apple boys vs PC boys. Eu nao sou fan boy de nada (tenho telemovel android, iPad e PC) mas vou-te dizer o que acho: o ecra e' fantastico mas todo o restante hardware e' overpriced.

Por 1700euros compras um PC com componentes de topo e um ecra 4K ja que da um enxerto de porrada nesse iMac!


PS: E os perifericos sao todos bonitinhos mas nada ergonomicos.
 
Eu acho que deves esquecer a ideia.

Não me interpretes mal, eu não largo o OSX por nada, tenho o meu rMBP 13" de 2014 e para tudo o que não seja edição, deixa-me extremamente feliz.

Tive um iMac de 2010 durante 4 anos e são equipamentos que lidam mal com o tempo pelo simples facto de não poderem ser alvo de upgrades.

Eu ainda lhe pus 8GB de ram mas fiquei limitado a um i3...

Mais uma vez, para tudo o que não fosse pesado, era um equipamento que nunca me deixou mal e com um ecrã muito bom.

O problema do iMac é que 8GB é curto numa perspectiva futura e pagas os olhos da cara por um upgrade para 16GB, por exemplo.

Depois vem o processador, por um i5 que apesar de quadcore é gama baixa vais estar a pagar um balurdio quando tens os ryzen que são 6 core e fazem 12 threads.

Por muito menos dinheiro ficas com uma máquina bem mais future proof e que te permite upgrades quando já deixar a desejar.

A grande questão aqui é, perdes o OSX.

No meu caso não é problema porque continuo a ter o meu macbook para tudo e todo o sistema Apple que tanto prezo.

No teu caso e não tendo experiência com OSX, não irás sentir falta portanto, não te metas em gostos caros e pouco racionais :D
 
O ecrã é fantástico e parou aí :)

Eu tenho um iMac de 27" já há uns 2 anos (ou 3?) e, se não fosse a falta de espaço, teria um desktop com windows.

Gosto de como funciona, por ser prático no pouco espaço que tenho, mas de resto, não vejo compensar o gasto enorme de dinheiro.

Compras um bom monitor até de 24" e montas um bom desktop com caixa mini e ainda ficas com possibilidade de usar microsoft office. Sim, é irritante não conseguir usar o office como no windows. O existe é uma bela treta.

O que há é software que só existe para macOS, mas também existe o inverso.
 
Humm, então as histórias da estabilidade do OS, da leveza e rapidez do mesmo, etc etc. não passam disso - histórias?
Eu nunca tive um Mac, só Windows, mas tenho um iPhone e um iPad que a nível de estabilidade estão acima dos androids e windows cá de casa (o iPad então dá uma coça descomunal ao Galaxy Tab S).

A ideia era ter um sistema compacto, que não me ocupasse a mesa toda (que já é pequena) - mas algo que fosse bonito e bom.
Algo que dure muitos anos.

O ecrã é de babar, ja testei alguns de 27 polegadas e é incrível mesmo, mas quanto ao resto?
Fiquei algo reticente com os vossos comentários.
Para o que eu sublinhei acima, chega bem para, digamos, 5 anos?

O meu portátil era muito bom quando o comprei (há uns 3 anos atrás), mas agora é uma carcaça, e está com muitos problemas (também uso e abuso dele, todos os dias).
Tenho problemas de aquecimento, já o abri e limpei algumas vezes, já mudei a pasta térmica, já o formatei montes de vezes - mas passado algum tempo volta a ficar lento.
E é isso que me chateia mais...

Comprando um Desktop dos bons, com um bom SSD, uma boa gráfica, uns 16 ou 32GB de ram, etc. daqui a 4, 5 anos como estará?

Não é guerras de windos vs mac, ou iOS vs Android - eu gosto de tudo e sei ver o bom que existe nos variados sistemas.
Sei que a Apple é overpriced, mas queria estabilidade e simplicidade - algo como consigo no iPhone/iPad.

Além do mais, quando disse à minha mulher que ia comprar um PC novo, ela disse logo:
Tem que ser daqueles da Apple que é só o ecrã :D
Bem sei que vai ser para mim o PC (ela pouco usa o dela - gosta muito mais de estar no iPad), mas os olhos também comem (admito que sou apaixonado pelo iMac desde que saiu).

O preço não interessa muito.
Queria não passar muito dos 2500 francos (2300€ mais ou menos), mas não sei...

Um bom desktop windows, mais ecrã 4k, colunas, teclado e afins, não fica assim tão mais barato.

O poder de processamento (falando em processadores neste caso) é assim tão importante para edição?
Não é mais importante RAM, velocidade de escrita e gráfica?
Como disse acima, não sou grande jogador (apenas league of legends que corre bem em "qualquer PC").
Isso do Office chateia realmente, mas não é factor decisivo.

Seria mau não poder usar os programas que sublinhei acima.

Mas fico então aberto a sugestões de PC's desktop windows, bem como componentes (processador, ram, disco, gráfica, etc).
Não tenho tempo para montar PC's, quero comprar algo feito :D

Cumps
 
Não estás a perceber.

Por ser estável e ter vantagens face ao windows é que eu digo que não largo o OSX por nada.

Mas por outro lado, estás muito limitado no hardware.

Para edição a gráfica pouco importa.

O mais importante é RAM, poder de processamento e disco.

Exemplo: o iMac 4k 2017 tem como processador um i5-7400 Kaby Lake, que é quadcore e faz 8 threads.

O benchmark deste CPU em single core é 1955 e em multicore 7426.

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i5-7400+@+3.00GHz&id=2929

Numa loja custa à volta de ~180€.

https://www.*****.pt/informatica/Co...0-3-0Ghz-6MB-LGA1151-BX80677I57400-p-1-498797

Um ryzen 5 1600 é um sixcore e faz 12 threads.

O benchmark em single core é 1831 e multicore é 12385.

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Ryzen+5+1600&id=2984

Numa loja custa à volta de ~230€.

https://www.*****.pt/informatica/Co...-3-2GHz-c-Turbo-3-6GHz-16MB-SktAM4-p-1-514623

Um upgrade para 16GB de ram custa mais 240€, quando compras um kit de 2 pentes de 8GB por ~130€.

Esse iMac que andaste a ver tem um HDD, pelo preço que pagas compras um SSD de 1TB se for preciso.

Os monitores 4k IPS já andam pelos 300 e tal € cá em Portugal, por aí imagino que arranjes ainda melhores preços.

Long story short, vais ficar razoavelmente servido com um iMac 4k, por agora.

Vais pagar um balúrdio por 2 coisas: estética e sistema operativo.

Por muito menos dinheiro montas um PC idêntico, pelo mesmo valor montas um PC MUITO melhor.

Não só te vai durar mais tempo como te vai permitir upgrades quando necessário.

O que um AIO tem de bom, tem de igualmente mau.

As reparações são muito mais caras e o desempenho é menor.

Edit: eu ia montar um PC só para edição mas por razões pessoais e que pouco importam para o caso desisti da ideia.

Seja como for mantenho a minha opinião, se o principal e decisivo factor é a edição de fotografia vai para um PC.

Se por outro lado o € não for um critério, vai para o iMac.
 
O iMac que montei tem um SSD de 512Gb.
Entretanto tive a ver mais coisas...

Tipo este ASUS

G20AJ.JPG


Core i7 7th gen 3.6-4.2GHz quad core
nVidia GeForce GTX 1080
SSD de 512 GB + HDD de 2TB
32 GB de ram DDR-4 2400MHz

Só que lá está, isto custa 2000€.
Mais monitor e colunas e teclado e passa o preço do iMac.
Bem sei que em termos de specs é algo muito superior, mas é o que mais gostei, até ver.

Vou ponderar melhor.

E este monitor?

A1R-83fsyaL._SL1500_.jpg


jSa7ry0.png


Cumps
 
Para fotografia não compres um TN, tem de ser IPS.

Isso é overpriced, pedes ajudar para uma boa configuração, vais a uma loja e pedes para te montarem o computador e instalarem o SO.

Não precisas de uma 1080 para edição fotográfica.

Estás a comprar uma gráfica de 600€ quando uma 150€ te chega.

Edit: quanto ao monitor vai para um Dell ou BenQ.
 
Uma configuração roubada da secção delas:

Processador AMD Ryzen 5 1600 -240€
MSI B350M Bazooka – 90€
G.Skill AEGIS DDR4-3000MHz 2x8GB -130€
Fonte Seasonic S12 520w -65€ / Fonte XFX TS Bronze 550w -65€
MSI GeForce GTX 1060 Armor 6G OCV1 -300€
Caixa Nox Hummer ZX -55€
Disco WD Caviar blue 3,5” 1TB -55€
SSD Crucial MX300 275GB -95€
montagem -25€
~1050

Acrescentas um ecrã 4K se fizeres questão, umas colunas com melhor qualidade que o iMac e um rato e teclado em condições e ainda estás abaixo do iMac mais barato!

Se quiseres uma caixa pequena e bonitinha como a minha fazes uma configuração mITX e siga.
 
Como o @APedro disse, estás a montar um computador para gaming eheh :D

A parte gráfica não é necessário tanto poder, para fotografia é mais pensar em ram e bom ssd.

O monitor IPS sem dúvida. DELL ou BenQ.

Repara que o dinheiro que poupas hoje no pc face ao iMac, daqui a 2 anos se quiseres fazes outra actualização e puff.. pc novo e 2 pcs quase ao preço de um imac :P

Sobre estabilidade de sistema... já me craxou tanta vez o SW em MacOs como em Windows.
 
Apenas digo duas ou três coisas, já que tenho alguma experiência a montar PC's para durar (ou a errar nisso):

1º: ou vais para iMac (não me parece estritamente necessário), ou montas tu um PC (evita PC montado)

2º: OSX pode correr em PC. Já entrei nesse mundo há 8 anos.

3º: para 5 anos tanto faz iMac ou PC, ambos podem durar isso e até mais. Interessa é que compres já um "core besta", nomeadamente a combinação board/cpu/RAM.
Sim, RAM. A RAM define-se já, não é depois. Daqui a 5 anos a RAM actual já está descontinuada, escassa, e a um preço superior ao de agora. Por isso, compra-se adiantada e mete-se já o máximo que a board suportar.
As únicas coisas (do principal) que consegues trocar facilmente mais tarde são verdadeiramente a gráfica e discos (em PC).

Escolhes uma board de tamanho máximo (para possível expansão), o CPU da gama mais alta que consigas pagar, e metes o máximo de RAM que a board aguente.

E isto é dito por mim, que tenho um PC para o qual já não consigo comprar RAM (em maior quantidade) porque ela já não se vende, e nem consigo trocar para uma board que leve DDR3, porque as compatíveis com o meu cpu também já não se vendem. Porque foi aí que eu errei no meu PC: não pus o máximo de RAM que ele suportava. E agora fico a arder nisso.

O resto...é a gosto. Mas board, cpu e RAM é que tem que ser já a matar, com material realmente bom, se não o PC não dura.
 
Hummm.
O meu problema é não ter mesmo tempo para montar o pc.

Vou ver com a minha loja preferida, a ver se eles montam.

O preço não importa.
Esse ASUS que mostro é gaming, mas chega bem para edição não?
Mais vale ser potente a mais do que a menos.
E assim fico sempre com aquela oportunidade, se me apetecer instalar o último call of duty, para jogar aos fins de semana :)

Já montei um pc, há uns anos atrás, e não estou mesmo com paciência para comprar tudo e depois montar.
Há sempre aquelas coisinhas que demoram e são chatas.

Se calhar vou então excluir o iMac.
Também existem versões daquele ASUS mais baratas (com menos RAM, e gráfica mais fraca).

Pensava mesmo que me iam recomendar o iMac :p
Enganei-me...

Cumps
 
A diferença de estabilidade e performance entre o OSX e o windows já foi maior mas mesmo assim eu não troco o OSX por nada.

Atenção que eu não disse que o iMac é mau.

Digo é que ou queres mesmo comprar tendo noção do que perdes ou então mas vale ires logo para um PC.

Quando se fala em montar fala-se em escolher os componentes.

Hoje em dia vais à loja buscar tudo já montado e com SO instalado.

Só se não quiseres.
 
Eu sei...
Vou ver melhor as coisas e discutir com a minha mulher.

Não vou mentir, agrada-me ter tudo compacto como no iMac, sem ter que comprar periféricos e sem ter que ocupar mais espaço.
A tal radeon pro 560 é placa para aguentar bem?
 
Para edição sim.

Se queres mesmo um iMac mete-lhe no mínimo 16gb e um ssd de 256 e pronto.

Mais importante que tudo o resto é estar-se satisfeito com o que se compra.
 
O que tinha em mente era o i5 com 16gb de RAM e 512gb SSD.
Mas fico na indecisão entre outros que ando a encontrar.

Tipo isto
iEuFuUm.png


Ou isto
IO2G0V9r.png
 
Última edição:
Esses pc's já montados são tão ou pior escolha que o iMac...

Se queres uma caixa bonita ve o que há aqui e escolhe-se o resto em função dela.
Se queres ir para o iMac vai que ficas bem servido na mesma, apenas com a consciência que não foi a melhor escolha.
 
São? Parecem-me bons para o que custam.
A não ser que estejas a implicar com o i7 ou i5, os componentes são quase o que disseste acima (e o preço também).

A questão é eu não conhecer nenhuma loja que me monte o PC.
Não vou comprar coisas fora e pedir que mo montem.
Para isso fazia eu em casa. Não queria era ter que andar à procura de caixas, fontes, motherboard, cooler, processor, ram, gráfica, leitores, etc, etc.

Ando com muito pouco tempo para editar, quanto mais para montar um PC.
Eu sei que fazia isso num fim de semana, mas depois alguma coisa pode correr mal e fica empatado para o outro fim de semana a seguir - e por aí adiante...

Prefiro gastar um bocado mais e ser preguiçoso :)

Eu sei que fico bem servido com o iMac, mas depois dos vossos comentários sei que vou ficar sempre a pensar no quão overpriced é...
Tinha vontade de experimentar OSX...
Por outro lado, já estou mais do que habituado ao Windows.

A cena do iMac era mesmo a comodidade de comprar aquilo, meter em cima da mesa e pronto :p
Não tinha que andar atrás de monitores nem de colunas, e essas tretas todas.

Porque é que achas que um PC feito é má escolha?

Cumps
 
Porque são escolhidos componentes de qualidade duvidosa (i.e., fontes, caixas com fraco airflow) e não são feitos à medida de cada um. Por exemplo, o último i5 até é a versão mobile...

Arranja uma loja informática qualquer e pedes o que queres que eles montam. O Windows 10 agora até podes instalar de borla por isso só pagas mesmo a montagem.

O iMac como solução integrada é fixe mas em periféricos, som, preço e performance sai a perder. Ainda assim ninguém disse que não é bom (e eu até os acho bem giros).
 
Back
Topo