Computador para edição (Apple)

Nada contra iMac...aliás, o meu próximo portátil provavelmente até será Apple. Mas isso é no portátil, que é a máquina a que dou mais uso, e é sobretudo porque estou farto, fartíssimo, do rumo que Windows tem vindo a seguir. Portanto é uma preferência pessoal. No desktop, que é a máquina para desempenho, continuo a preferir PC, montado por mim, e com componentes muito bem escolhidos.

Pessoalmente, quando falo em montar, falo mesmo em fazer com as minhas mãos, e isto porque já tive situações estúpidas anteriormente com PC's que as lojas tiveram a liberdade de montar por verem a lista de componentes, tipo PC novo, material novo e montado, mas o PC não arranca, e quando vou ver até já tem Windows instalado no disco. Mas não arranca. "Já lhe instalaram Windows e agora não arranca? What?" Isto já me passou pelas mãos. Resumindo, prefiro fazer eu, porque ao menos assim sei que fica direito.
De qualquer forma, isso é tarefa para duas horitas no máximo, não é nada de transcendente.

A razão porque não recomendo PC's já montados é simples...é que eles têm sempre algum ponto fraco. Ou tens um PC com bom disco, ou com bom cpu, ou com bom cpu e gráfica, ou PC bonito...mas depois abres, e tens uma board mATX duma marca fanhosa, ou então vês que tens RAM dos chineses, ou tens uma fonte pior do que a mais barata do mercado, ou tens uma caixa que não te deixa alterar nada, ou tens até um combo de todos. No fim, pagas forte e feio por isso, e ainda pagas o Windows, pronto.

Já o material de gaming...epah, desculpem-me, mas este conceito no mercado acho, no mínimo, de rir. O suposto material de gaming é material para overclock, ponto, não tem segredo nenhum. Se o utilizador não planear fazer overclock, então não há qualquer vantagem em pagar mais por isso.


Se eu montasse um PC agora provavelmente iria para uma base de i7 6800k; depois escolhia uma board full-size ATX de marca conceituada, que levasse uma boa quantidade de RAM; 32 a 64GB de RAM, conforme o máximo da board; e por fim, uma fonte de 600W de boa marca. Discos: um SSD de 256GB, mais um de pratos de 2 ou 3TB. Gráfica: a gosto (de qualquer forma é fácil de mudar depois).

Se fosse para overclock, via RAM xpto de clock superior, dava mais uns cheirinhos na fonte, e via um cooler decente ou até ponderava water cooling.
Se não fosse para OC, então metia o cooler standard da Intel, que é feito para aguentar o cpu, value RAM de boa marca, e estava pronto a andar.

Pronto, pensando por alto acho que eu fazia +/- isto...
 
Uma coisa que acho que está a escapar um bocado e convém ter em atenção é o monitor.
A performance é importante, mas acho que não te adianta de nada ter um hardware de topo e depois veres as fotos e fazer a edição com cores de caca, e digo isto porque cometi esse erro. Investi no hardware e periféricos e comprei um monitor fraco que deixa a desejar quando vou editar fotos, já que para jogar é-me indiferente as cores.
Se escolheres MAC não tens que te preocupar tanta com isso, por norma têm boas cores e bons ecrãs. O contra é jogar que ficas limitado.
Se montares um PC, até com um i5 de nova geração ou ryzen , 8gb de ram e uma gráfica tipo 1060 ou parecido e um SSD (é muito importante) sentes um salto de performance brutal em relação ao teu satellite, seja a jogar ou a editar. Nesta opção acho que era importante informares-te sobre os melhores tipos de painéis (tn vs ips). Secalhar um monitor 4k com painel tn, é melhor para jogar do que editar. Tens marcas como a Dell que têm reputação de vir bem calibrados. Eu não sou grande entendido, mas passa na thread Aquisições/Upgrades PC na parte do Hardware e certamente alguém te ajuda melhor.
 
Obrigado pelas sugestões :)

Não quero overclock nem jogos muito pesados. Se não tenho tempo agora, não sei se terei ainda menos no futuro :p
Mesmo League of Legends já só jogo para desanuviar, e muito de vez em quando.

O computador vai ser, essencialmente, para edição de fotografia e muito browsing.
Muito multi task, downloads e multimédia.

Eu sei bem que um "pc gamimg" é overkill, mas eu vou sempre pela maxima de que mais vale a mais do que a menos.
E a verdade é que o meu anterior pc já foi um bocado a mais, na altura, e agora já é bem a menos (e nem 4 anos tem).

Como já disse, queria um PC que me aguentasse uns 5, 6 anos sempre a bombar, e sempre com boa performance.

O iMac veio mesmo da perspectiva do preguiçoso :D
Sei bem que com aquele orçamento consigo montar algo superior, mas ali já vem tudo pronto, e sei que tenho um monitor bom para edição.
Depois existem as questões do OS, mas eu não conheço OSX (só iOS) logo não saberia o que perdia ou não :)

Deverei comprar o PC no início do próximo mês (eu acho que qualquer dia o meu portátil ainda rebenta, pois anda a aquecer muito). Até lá, irei ponderar bem todos os prós e contras de comprar já montado, componentes e OS's.

A loja onde irei comprar tem todo o tipo de componentes - tem mesmo de tudo.
Mas não me montam o PC, a não ser que eu me desloque à loja física de Berne (que ainda é longe).
Por isso, a comprar por componentes, monto eu em casa.
O problema é eu já não entender nada de nada sobre o assunto.

Depois vou perguntando aqui.

Cumps
 
@rampinhas 8gb de ram para editar fotografia, a não ser que sejam ficheiros pequenos... isso já não dá com nada. Nos dias de hoje, com o peso dos Raws actuais.. ate´arreia :P

Eu bem sei, que tenho que dar salto no meu para 16gb.
 
Oh MylleZ aposto que ate o montavam dum lado e o enviavam para o outro ou ate' para tua casa de borla :P

Bah, acho que ja deu para teres uma ideia e para tomares uma decisao ponderada.
Se depois quiseres ajuda numa escolha de componentes cria um topico na seccao certa; se decidires ir para o mac nao compres a versao base, mete-lhe um ssd e 16gb de ram e ja te chega e sobra.
 
Se eu for para um Mac meto-lhe, no mínimo, 16gb de RAM e 512gb SSD.
Se conseguir convencer a minha esposa, largo mais um bocado e compro com "tudo ao máximo".
Mas aí acho que ia ficar de consciência pesada.
Porque a diferença de ir para um 16gb de RAM + 512gb SSD para um 32gb de RAM + 1tb SSD são 850€
 
32gb para que?? nem 16gb deves usar... eu tenho 16gb e acho que ate 8gb me serviam.
ssd 512gb e' a melhor escolha. depois compras 1/2tb externo para storage e pronto.
 
E que monitor vais comprar?
1440p, 4K? Dell, Benq ou Eizo?

Um Mac Pro e um Eizo deve ser o sonho de qualquer amante de fotografia mas estamos a falar de valores astronómicos.
 
@TheMadyor 16GB de RAM é em 2017...daqui a 5 anos terá que ser mais. Eu punha os 32GB de RAM como patamar mínimo, se é para durar.

Não acho é que haja qualquer necessidade de ter SSD de 512GB ou 1TB. O preço por GB em SSD ainda está demasiado elevado para deverem ser levados em conta como forma de armazenamento.
São bons para a instalação do SO e algum software. E para isso até um de 128GB pode chegar se não se meter jogos ao barulho, mas eu até já sugeri 256GB a pensar no futuro. Actualmente uso cerca de 70GB do meu, apenas (não tenho jogos nesse disco, claro).

EDIT: 8GB de RAM nunca chegariam, e mesmo 16 pode ficar curto. Eu tenho 6, facilmente consigo ver o meu PC a precisar de mais de 10, basta-me estar com Photoshop + Lightroom a fazer stacking, e não faço o nível de stacking que o Emanuel faz.
 
Última edição:
daqui a 5anos faz upgrade 'a plataforma e pronto. comprar a pensar no futuro nao e' grande politica. uso DDR3 ha uns 10anos e nao me vejo a pular para DDR4. da' uma espreitadela 'a utilizacao real da RAM e ves que nao ha necessidade nenhuma de ir para 32gb.

Edit: 150euros por um ssd de 500gb nao me parece mal, fica com espaco para tudo. a par disso mete 1mecanico para storage externo com usb3 e/ou thunderbolt e esta resolvido.
 
Última edição:
É precisamente por ver a utilização da RAM que vejo 16GB a serem curtos...

Quando tenho o Windows a gastar 2GB sem lixeira instalada, Photoshop a gastar 4GB, Lightroom outros 4GB, e ainda me falta abrir o DPP, o browser, e todas as outras coisas que me dê na gana, 16GB dão para ocupar agora e daqui a 5 anos não chegam.
Ele quer uma besta para multi-tasking. Tem que ter RAM.

Quando pus 6GB de RAM no meu desktop parecia um exagero. Só usava 15 a 30% da RAM. Os PC's de topo ainda estavam a começar a trazer 4GB. Seis a sete anos depois, os mesmos 6GB já não me chegam. (EDIT: E se isto tivesse sido há 2 ou 3 anos atrás, os 6GB não teriam chegado na mesma, a diferença é que eu ainda não editava fotografia).

daqui a 5anos faz upgrade 'a plataforma e pronto.
Mas é exactamente isto que ele não quer ter que fazer. Ele quer que daqui a 5 anos o PC ainda seja uma besta, não quer que ele se esteja a borrar.

Comprar a pensar no futuro, sinceramente, é uma excelente política. O que interessa é trocar a gráfica por causa das novas versões de DirectX. Se eu soubesse o que sei hoje, teria montado este mesmo desktop mais cedo (foi montado em 2010), e tinha logo posto os 16GB de RAM, para ele ainda estar bem em 2017. Sete anos depois só sinto falta de RAM mesmo, mas agora já é tarde.
 
Última edição:
eh pah, nao e' nada pessoal mas nao concordo com nada do que dizes. passei de portatil com 2gb (2006) para desktop com 4gb (2010 - 180euros na altura), depois 8gb (2013 - 40euros) e so agora passei para 16gb (2016 - 80euros). se tivesse investido logo em 16gb tinha gasto uma fortuna e ao fim destes anos fiz o upgrade muito mais barato.

eu fui fazendo pequenos upgrades 'a minha plataforma e fiz sempre tudo por mim depois de muito ler e pesquisar. com o que poupei na altura ja deu para fazer upgrade 'a plataforma toda entretanto.

aconselhar a meter ja 32gb ou 64gb como fizeste em cima e' completamente irrealista!!
as coisas compram-se para hoje e nao para amanha. no mundo da informatica nao se pode comprar para durar, o que hoje e' topo de gama amanha e' obsoleto.


PS1: se tivesses montado esse desktop em 2010 quanto tinhas pago a mais?
PS2: se o pc e' de 2010 ja tens outras coisas a travar-te e nao e' a ram...
PS3: eu logo 'a noite ponho aqui o grafico de utilizacao da ram do meu pc com o uma serie de coisas abertas.
 
Lá está...mas aquilo em que estás a basear o teu raciocínio é exactamente aquilo que o Emanuel não quer fazer. Ele quer montar o PC e fica assim, pronto. Até esteve a equacionar iMac por causa disso.

E não fizeste o upgrade assim tão mais barato...se calhar nada até. Em 2010 metia-se 16GB por 200€ a 250€. Eu gastei quase 110€ nestes 6GB para overclock, e foi RAM que pedi por encomenda a uma loja que nem sequer a tinha em catálogo. Ainda por cima é DDR2, que na altura já era mais cara do que DDR3. Encomendaram-na de propósito para mim, e paguei-a a peso de ouro. Se eu tivesse ido para value RAM DDR3 trazia pelo menos 8GB pelo mesmo valor (EDIT: acho que até era por menos, em DDR3), lembro-me de ver isso na altura ("Fogo, DDR3 já é mais barata do que esta"). Mas já tinha a board, portanto o rumo de DDR2 estava definido, e eu queria esta especificamente, por causa do overclock (o meu PC já foi pensado desde o início para isso).

Não tenho qualquer preferência entre DDR3 ou DDR4, a propósito do que disseste no post anterior. Iria simplesmente pelo que o cpu pedisse. Um i7 6800k que eu escolheria agora usa DDR4, portanto...DDR4, pronto. Mas é só por isso.

E não, não tenho outras coisas a travarem-me no PC...isto é um Q9550 com overclock, não é nenhum Q6600 ou Q8400 :P
Ou pelo menos não sinto. Não tenho do que me queixar em termos de cpu, só de RAM mesmo. A RAM é que ficou curta. Devia ter ido logo para os 16GB nem que fosse value RAM. Questionei a mesma loja da outra vez e já não me conseguem arranjar RAM para aqui (4x4GB), nem board para este cpu que leve DDR3. Por isso agora já é tarde, e agora fica assim de vez.
 
Sim, quero que dure uns anos valentes.
Depois troco tudo :)

O iMac até se vende melhor do que os outros, penso eu.
E, eu sendo gajo dos negócios, ainda comprava um novo sem gastar muito.

Já tive a discutir a cena com a minha mulher e ela está mesmo inclinada para um iMac "nem que seja preciso gastar mais um bocado".

É o que eu digo - os olhos também comem.
Como tenho o pc na sala, ela quer que seja uma coisa bonita, que combine com a mobília. Mulheres!!

Mas entretanto mostrei-lhe um ecrã ultra wide (penso que igual ao themadyor) e ela também achou interessante.
Mas quer que eu esconda a torre, e eu não tenho onde a meter - por isso queria uma torre bonita e pequena, para meter em cima da mesa (em baixo da mesa não quero mesmo meter).
Por isso é que gostei daqueles ASUS, por serem pequeninos e agradáveis (não são aquele minimalismo do iMac, mas safam-se).

Continuarei a esudar a situação e vou ver que componentes usam, ao certo, aqueles ASUS.

Ou então perder tempo precioso a pesquisar, encomendar e montar eu mesmo, em casa.

Mas já deu para ter umas ideias.
Obrigado.

Cumps
 
Não acho esses ASUS nada de especial, Emanuel...há coisa de duas semanas fiz unbox a um. Usam boards mATX e as caixas não me pareceram que proporcionassem grande refrigeração.

Além disso...as caixas são pequenas, sim, mas olha que o transformador é externo e grande. Não têm a fonte de energia incluída na caixa, usam um transformador duplo (dois encostados um ao outro, e ligam com dois cabos). São basicamente dois transformadores para portátil, e dos grandes tipo 200W, juntos, um ao lado do outro; fica um belo trambolho.

(EDIT: isto)

Entre isso e iMac venha o diabo e escolha, mas preferia que ele lançasse um dado viciado para o lado iMac (se é para pagar pelo premium, acho preferível em Apple).

Quando a pensar em comprar PC para durar, acho ainda mais importante que se escolham todos os componentes do PC minuciosamente e se evite comprar um já montado. Assim evitam-se pontos fracos.
 
Última edição:
Eu tenho 16gb desde 2011 ou 2012 e nao agstei mais de 100. A memoria agora esta bem mais cara :/
O meu PC foi das melhores compras que ja fiz, foi em 2011 e nao sinto necessidade nenhuma de fazer upgrade.
 
Bem, estou a ver que tenho que desistir dos ASUS :D

Ou será iMac ou será um feito por mim.
Antigamente isto não era assim.
Em 2005 ou 2006 comprei um pc já feito que me durou até 2013 ou 2014 (quer dizer, ele ainda funciona bem, mas dei à minha irmã quando vim para a Suíça). Mudei-lhe a gráfica, a RAM, o cooler e a fonte de alimentação :)

Cumps
 
Eu dei o exemplo do i5 e 8gb de ram por ser o que eu uso, e em comparação ao portatil que o OP usa já sente um salto de perfomance grande. Havendo orçamento, claro que um i7 e 32gb é mais future-proof.
Do que tenho visto de computadores pré-feitos em lojas (dou o exemplo dos de gaming), eles metem i7, muita ram e armazenamento e depois optam por gráficas mais fracas e fontes duvidosas.
 
Back
Topo