Computador para edição (Apple)

Sim...é essa a minha linha de raciocínio também. Ou montamos nós as máquinas, ou compramos o premium (seja na Apple ou noutra marca) e sujeitamo-nos. O mercado passou a focar muito mais na estética do que na década passada. Hoje em dia sacrifica-se muito só pelo aspecto da caixa (minimalista, ou pequena, ou gaming, whatever).

Mas pelo que tens dito, acho que é mesmo isso...montar já um canhão ou ir para o iMac.
 
O meu portátil, por acaso é um i5 com 8gb de RAM :)
Ainda se vai aguentando. Só mesmo quando começo a puxar por ele é que ele começa a sofrer.

Se lhe metesse um SSD e mais RAM, acho que ele ainda se aguentava mais uns anos.
O problema é que ele anda com muitos problemas de aquecimento, é para compor penso que não valha a pena.
Irei manter o portátil para viagens e afins e comprarei um pc de mesa para abusar dele.

Cumps
 
o teu i5 e' mobile, nao e' o mesmo que um i5 desktop. alem disso o arrefecimento do teu cpu e gpu e' feito de forma conjunta enquanto que num desktop e' feito de forma dedicada. a parecer que nao ainda faz diferenca...

um ssd da' uma vida nova a qualquer computador e e', para mim, presenca fundamental em qualquer build actual.

ha muita gente a comer com os olhos e a comprar coisas "gaming XPTO" e nao faz ideia o que leva, querem e' numeros grandes: cpu i7 (mas nao sabem que e' dual core), fonte 800W (mas nao sabem que e' miseravel e se calhar nem 500W entrega), 1Tb de disco (e depois esquecem-se que muita da experiencia em fluidez e loading vem dum ssd imensamente mais rapido), caixa bonita e com luzes...
 
Bem, vamos então começar a estudar...

Caixa Phanteks Eclipse P400 Window
Monitor LG 34UB67-B UltraWide (34", 2560x1080)
Board MSI B350M MORTAR (AM4, AMD B350, mATX)
Intel Core i7 7700 BOX (LGA 1151, 3.60GHz)
Placa MSI GeForce GTX 1080 Ti GAMING X 11G (11GB, High End)
Ram G.Skill Ripjaws V (2x, 16GB, DDR4-3200, DIMM 288)
Fonte Seasonic S12II-620 (620W)
HDD WD HD Gold 3.5" 1TB 24x7 SATA-III
SSD Crucial MX300 (525GB, 2.5")

Falta o teclado e as colunas apenas.
Fica tudo, mais ou menos por 2500€.
Sei que é absoluto overkill na placca gráfica, por exemplo (que custa 900€ :O), mas é mais ou menos o que pretendo gastar...

O que mudavam aí?
Falta alguma coisa?
Cabos e conectores, vem tudo junto? Preciso de algum cooler?
E a torre? Não sei mesmo por onde lhe pegar - nunca comprei uma caixa antes.

Que placa gráfica, mais moderada, aconselhavam?

Cumps
 
Caixa - não arranjas nada mais bonitinho? lol. Eu pessoalmente sou fã de mITX mas se quiseres manter o formato, gosto muito desta: Phanteks Enthoo.
Fonte - podes ir para a mesma marca mas para o modelo de 520W tranquilo.
Motherboard - essa é para AMD e tu escolheste CPU Intel, tens de trocar por outra.
Gráfica - completo overkill, com menos de metade do dinheiro ficas com outra que faz tudo o que queres (1060 por ex.)
RAM - 16Gb chegam e sobram.....
Cooler - tens de ver se esse CPU traz ou não.
Falta uma placa wireless se quiseres.
Queres drive de DVD/Bluray?


Porque não segues o conselho que já te dei duas vezes e abres um tópico na secção certa?

PS: Eu sei que o que provavelmente ganhas na Suiça não tem nada a ver com o que o pessoal ganha em Portugal mas não precisas de comprar tudo do mais caro para teres o melhor desempenho. Um bocado antes do mais caro tens a melhor relação preço/performance, o que é bem mais sensato mas... a carteira continua a ser tua :)
 
Pois, é o que eu digo. Nem sei que boards preciso :D
Vou ter que me fazer de bino e abrir um tópico a pedir que me expliquem tudo como se fosse uma criança de 4 anos...
 
E continuam a dar-lhe no RAM! É a última referência que faço a isto e é apenas porque disse atrás que o ia fazer...

Isto é uma foto do meu PC com absolutamente tudo aberto que me lembrei de abrir ao mesmo tempo, incluindo: dois jogos simultaneamente, lightroom, todos os heli's, offices, chrome com 15tab's e tudo o resto que podem ver embaixo e de lado. Agora vejam quanta RAM está a ser consumida e tirem as vossas conclusões.


PS1: Tenho 16Gb de RAM.

PS2: Não vais ser o primeiro nem o último a pedir ajuda. Além disso vês o que te recomendam e podes usar como base e fazer trocas pontuais dependendo do que achares.
 
Mas é como diz a minha mulher.
"Vais comprar peça a peça, vais enganar-te a montar ou precisar de mais peças, vais-te enervar e andar a semana toda chateado com isso".

Ela já me conhece muito bem.
O que tenho que fazer é chatear o pessoal a fundo, de forma a não me faltar nada.
Depois sigo um dos milhões de tutoriais que existem na internet :)

Talvez baixe na placa gráfica e invisto na bom teclado e colunas (e talvez numa mesa de edição).

Mais logo coloco a questão no local apropriado.

Quanto ao monitor, não será grande demais o de 34 polegadas?
Quantos cm tem de comprido?

Cumps
 
Acalma lá os cavalos que nem toda a gente tem de ter a mesma opinião.

Eu dei lhe a minha, do que fazia com o dinheiro que poupava na gráfica. Não tem de ser igual à tua.
 
Mais CPU e menos gráfica...eu não escolheria i7 7700. Iria no mínimo para algo hexacore como um 6800k, ou até um melhor. Isto porque CPU será sempre o mais importante.

Na gráfica, olharia para uma 1060, por exemplo

Na RAM, value RAM (se houver, são as verdes, básicas) fica mais barata e faz o mesmo. Mas 32GB parece-me o mais prudente, sem dúvida.

@TheMadyor agora abre também o Photoshop e faz stacking de 10 RAW's, e depois faz stacking também no Lightroom. Volta a ver o consumo da RAM em seguida. E deixa os dois abertos, pois a intenção é usá-los em simultâneo. Isto acho que é uma utilização bem mais aproximada daquela que ele faz, até por causa do macro.
A seguir soma 5 ou 6 anos e perceberás a minha ideia ;)

Não penso que precises de SSD tão grande. Mesmo 256GB já devem chegar. O armazenamento fazes no disco de pratos.
 
Atenção que num monitor não conta só a resolução. Tens de pensar na resolução em conjunto com o seu tamanho.

Agora não estou em condições de ver os PPIs mas 2.5K em 32" não me parece algo decente para fotografia e um monitor de 32" é um exagero.

4k em 27" ou 2.5K em 24".
 
Há um mundo de caixas pequenas e bonitas. Acho que devias começar pela caixa e depois seleccionar os componentes para ela.

Não gostas de algo deste tipo?
FT03S-Mini-34View-02.jpg
 
2.5K em 32" não me parece algo decente para fotografia e um monitor de 32" é um exagero.

4k em 27" ou 2.5K em 24".
Curioso...por acaso sempre interpretei isto na direcção exactamente oposta, falando em monitores para editar fotografia. Sempre considerei que devíamos privilegiar o tamanho do ecrã em vez da resolução, para termos píxeis maiores , e acabarmos por ter uma imagem mais ampliada.
Não estou a dizer que estou certo e que tu estás errado, apenas estou a explicar o meu raciocínio que, de qualquer forma, não sei se é o certo.

Se a finalidade de imprimirmos as fotos em 300dpi (ou mais) é evitar que se distingam os píxeis, sempre considerei que para nós, ao editarmos, seria importante que de facto os conseguíssemos ver (sem levar isto ao exagero, claro), para podermos fazer uma edição mais minuciosa sem necessidade de ampliarmos as coisas acima dos 100%. Ou estou a pensar mal?

Mas concordo que 32" é demais. Já testei 32" e achei demasiado. Eu diria até 28".
 
Conseguir ver os pixeis que formam uma imagem é tudo menos desejável.

E tu quando amplias estás dependente é da resolução da imagem, o monitor continua a ter a capacidade de reproduzir até uma determinada resolução, a imagem é que, se o crop for muito exagerado, deixa de ter um número de ppis aceitável.

Não se edita pixel a pixel, o que tu queres é ter contornos o mais definidos possível, o maior número de pixeis por inch/cm.
 
Muito resumidamente (e depende claro do budget):

- SSD e' o mais importante. Compra algo com pelo menos 250gb, e podes tambem meter um mecanico para backup
- RAM, nao metas menos de 8, mas o ideal sao 16. Se conseguires mais de 16 optimo, mas nao ha necessidade para grande parte dos casos.
- Minimo i5 (desktop), mas aconselho i7. Qual i7 depende do budget.
- Grafica e' desnecessaria. Photoshop e lightroom nao gostam de graficas AMD, mas mesmo com as nvidea nao funciona muito bem. Agora os CPUS/MB tem grafica integrada, usa isso e mais tarde espetas uma grafica para jogos.

Monitor nao falei porque e' algo obvio. Tamanho e resolucao 'a tua medida, ams compra algo proximo dos 100% sRGB e calibrado de fabrica.
 
Já tive a ver melhor as coisas.
Tenho orçamento até 2500€. Da para tudo e mais alguma coisa.

Mais logo crio um tópico na secção apropriada com os componentes que tenho seleccionados e com preços (para ver se é bom negócio).

Mas já foi uma boa ajuda.

Cumps
 
Com 2500 nem penses 2x:

SSD 850 pro 500gb + HHd mecanico 7200 rpm (minimo 1tb)
Intel core i7 (modelo nao sei)
32gb de ram

Monitor depende do tamanho que queres, e mobo, caixa e grafica tens que pedir recomendacoes a outro. Em relacao 'a grafica compra nvidea.
 
@APedro Percebo o que queres dizer, mas tipo, se nós estamos a trabalhar ficheiros de 18/20/24MP, ao termos um monitor com densidade mais elevada, passamos a ver uma maior parte da imagem no ecrã duma só vez.
Partindo do princípio que não queremos ampliar acima dos 100% (eu pelo menos não o faço), não estaremos a perder precisão na edição por termos os píxeis/detalhes mais pequenos no ecrã, em comparação com um monitor do mesmo tamanho e com menos densidade?

Claro que não estou a falar de monitores com resoluções estupidamente baixas, mas por exemplo, falaste em 2.5k para 24". Comparando entre isso e um full HD do mesmo tamanho, consideras melhor o de 2.5k na mesma?
 
Back
Topo