Computador perdeu desempenho.

derder5pt

Power Member
Boas, à algum tempo que noto que o meu computador está a perder desempenho. No cod4 jogava com a resolução máxima(1280x1024) e tinha quase sempre os 125 fps agora com a resolução quase ao mínimo (800x600) não os consigo ter..

O meu pc é um portatil nada de especial:

Processor: Intel(R) Pentium(R) CPU P6000 @ 1.87GHz (2 CPUs), ~1.9GHz
Memory: 4096MB RAM
Video Card:ATI Mobility Radeon HD 5145
Operating System: Windows 7 Ultimate 64-bit (6.1, Build 7601) Service Pack 1 (7601.win7sp1_gdr.110622-1506)

Eu tenho um colega que tem o pc igual mas tem este processador: Intel(R) Core(TM) i5 CPU M 450 @ 2.40GHz (4 CPUs), ~2.4GHz

E com os gráficos no mínimo ele consegue ter quase sempre os 250 fps e eu mal consigo ter 125.
 
Pode ser o PC a fazer throtling para baixar as temperaturas. Ou seja, quando ele chega a certo limite, começa a reduzir a velocidade do CPU/GPU para evitar danos.

Limpa o PC e mete uma base para o manter mais fresco.
 
devias começar por nao usar o everest. ja foi descontinuado e ja nem detecta metade das boards actuais. usa o sucessor do everest, aida64.

de resto o CPU esta um pouco alto em termos de temps mas sendo um portatil e compreensivel. deduzo que o portatil ja nao tenha garantia e nesse caso podes e deves abrir para limpar.
 
vai ao gestor de tarefas e vê se tens algum processo a "comer" CPU ou RAM de forma ridícula. isso também pode ser um vírus ou simplesmente um programa que instalaste que te está a consumir o CPU ou RAM toda logo tudo o resto fica super lento...
 
Tu e o teu amigo têm exactamente os mesmos drivers, etc?
Tantos fps's como ele nunca vais ter, ele tem um CPU bem melhor que o teu, se calhar até mais ram tem (que vai ser usada pela gráfica) e/ou ram mais rápida (DDR2 -> DDR3).

Seja como for, se tens cento e qualquer coisa fps's no jogo, para que queres mais?
 
O pc dele é exactamente igual ao meu menos o cpu, eu sei que não vou ter tantos fps como ele mas um diferença tão grande tambem acho que não e temos as mesmas drivers.

Não call of duty 4 100 fps é pouco, o jogo "breka" e não é tão fácil jogar. Como eu jogo em lans, etc. gostava pelo menos de ter os 125 estáveis (já os tive) que já é bom e sei que o pc também não dá mais, porque se jogasse só mais para passar tempo não preocupava com isto.
 
100 fps é pouco?? se foram estáveis o jogo é fluido! 100 fps já se considera bom, ter muito mais que isso não tem muita lógica...
 
Última edição:
Pode ser o PC a fazer throtling para baixar as temperaturas. Ou seja, quando ele chega a certo limite, começa a reduzir a velocidade do CPU/GPU para evitar danos.

Limpa o PC e mete uma base para o manter mais fresco.

Quase certo. E dado que nas gamas baixas-medias de portáteis muitas vezes o sistema de arrefecimento consiste num único heatpipe (com dissipador) para CPU, NB e GPU é muito facil que a grafica faça throttle, mesmo em jogos pouco puxados.

Edit: Daí a essas temperaturas não correponderem à realidade, já que o prime95 não stressa a gpu (salvo erro), não referindo o facto que só o correste 3 minutos.
 
Como eu disso no "call of duty 4" é pouco, noutros jogos pode ser muito ou razuavel mas no cod4 sim é pouco.

o portátil tem um LCD de quê? 60hz? logo só consegue mostrar 60fps, sem causar tearing. na minha opinião tearing é uma porcaria e só piora a experiência de um jogo e a qualidade de imagem... mas o és tu que vais jogar, jogas como queres.
voltando ao problema, já viste se as temps estão mais elevadas que o normal? podes ter um problema/defeito no sistema de arrefecimento do portátil... é que mesmo sendo um aumento ligeiro pode causar throtling que pode diminuir drasticamente a performance do PC, principalmente em jogos.
 
Back
Topo