Computador portátil com pouca memória em disco

LUIGI_BIG_BOSS

Power Member
Bom dia

Adequiri recentemente um computador portátil com apenas 32gb de disco. Basicamente só para usar como editor de texto é pesquisas na net. Dos 32gb ele vinha com cerca de 17gb livres no entanto ele está sempre a fazer atualizaçoes automáticas e agora tem apenas 6gb livre. Há alguma maneira de solucionar isto?
 
Sem saber o modelo é difícil, mas o mais provável é ser um portátil de baixo custo com memoria eMMC, já que tem apenas 32Gb. Se for assim realisticamente há pouco a fazer infelizmente. Mas diz o modelo primeiro, pode ser que tenha entrada Sata ou algo assim. se tiver pode dar para melhorar bastante.
 
LENOVO Ideapad S130-14IGM (14'', Intel Celeron N4000, RAM: 4 GB, 32 GB eMMC, Intel UHD Graphics 600)

Ele tem entrada para SD e ligação USB-C.

Eu comprei um cartao de 128GB, será que dá para usar como "memória interna" e não como flash apenas?
 
De acordo com esta review, a velocidade do leitor de cartões é muito baixa, logo duvido que dê para usares como memoria interna. As boas noticias é que esse modelo existe com SSD, logo deverá ter uma entrada Sata3. A única duvida é se a versão que tens tem a ligação Sata ou se pouparam a soldagem da mesma...

A única forma de saber é abrindo a base do portátil. Na review dá para ver que o disco naquela versão está no canto inferior esquerdo. Se der para colocar, hoje em dia comprar SSD de 128Gb por 17€, ou até de 256gb por 28€.

https://www.notebookcheck.net/Lenov...lver-N5000-SSD-HD-Laptop-Review.387766.0.html
https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/ideapad/s-series/Lenovo-ideapad-S130-14IGM/p/88IP10S1076
 
Back
Topo