Problema Computador reinicia em jogos

soares123

Power Member
Precisava aqui da vossa ajuda para tentar despistar qual é o problema que tenho aqui num dos PCs. Isto começou já em Janeiro em que o PC reiniciava ao iniciar jogos que contêm EasyAntiCheat (Dead by Daylight, Fortnite, Rainbow 6). Andei aqui a ver o que se passava no event viewer e reparei que tinha as vezes um aviso acerca do SSD. Usei o SSD Health e dizia que tinha 81% de vida util restante e epa para evitar stresses lá o troquei pelo que está mencionado abaixo. Este está completamente novo e já nao reporta aquele erro/aviso. Infelizmente não me lembro do raio do erro :sad:.

Após proceder à troca do SSD decidi fazer clean install do sistema operativo formatando ambos os discos. Agora o problema acontece enquanto jogo :facepalm: Mesmo durante jogos que não usem EasyAntiCheat (jogo maioritariamente CS:GO). Comecei por correr o memtest86 e não reportou nada. Fiz um teste a ambos os discos usando o Seagate Seatools idém. Tentei fazer stresses individuais à grafica(furmark) e ao cpu (prime95) tanto individualmente como ao mesmo tempo durante 40+ minutos. E nada de crashes.

De salientar que desactivei o reinicio automatico em caso de falha mas o PC reinicia na mesma e não ha minidumps guardados de BSODs. E obviamente todos os jogos estão instalados no HDD. Precisava aí da vossa ajuda pois estou mesmo já sem ideias no que testar para tentar despitar o problema disto.

Aqui estão os specs:

Motherboard: ASRock H97 Pro4
CPU: Intel Core i5 4690 3.5GHz
Graphics Card: GIGABYTE GEFORCE® GTX 1060 WINDFORCE 2X OC 3GB
Ram: Kingston 8GB DDR3 1600MHz HyperX Fury Black
HDD: Western Digital 1TB SATA III 64MB Green
SSD: SSD Crucial M4 128GB
Font: XFX Pro 550W Core Edition
Windows 10 Pro

Obrigado!
 
Eu estava me referindo ao firmware perse, não os drivers em geral, então se você baixou o firmware da página do fabricante? Por exemplo:
E qual é o modelo do HDD? Existem muitos WD de 1TB...

Ah boa ideia! Vou actualizar o SSD. O HDD é "WDC WD10EZRX-00L4HB0" isto usando o comando "wmic diskdrive get model" na linha de comandos. Devo também tentar actualizar firmware se houver?



Edit: SSD já está actualizado para o ultimo firmware (070H). Quanto ao HDD estou um bocado confuso quanto ao facto de se existe ou não maneira de atualizar o firmware do mesmo. Tentei o
"WD Universal Firmware Updater for Windows" mas parece-me ser para discos externos pois pede-me para remover todos os dispositivos usb. A não ser que tenha que montar o disco como drive externo.
 
Última edição:
Eu olhei para o modelo e é um WD Green de 1TB, mas eu não vi nada nos downloads que me disseram que há uma atualização do FW disponível, apenas programas para clonar, apagar seus dados ou monitorar:
Você poderia instalar o Data Lifeguard Diagnostic para Windows, executar um extended test e verifique se há danos físicos no disco rígido, se for o caso, então descubra como fazer um RMA.
 
Eu olhei para o modelo e é um WD Green de 1TB, mas eu não vi nada nos downloads que me disseram que há uma atualização do FW disponível, apenas programas para clonar, apagar seus dados ou monitorar:
Você poderia instalar o Data Lifeguard Diagnostic para Windows, executar um extended test e verifique se há danos físicos no disco rígido, se for o caso, então descubra como fazer um RMA.

Vou tentar. Obrigado pela ajuda!

Edit : Corri o tal programa e não encontrou erro nenhum. Status code = 0000. Pelo que vi no site também é o mesmo codigo para tudo Ok basicamente. Portanto discos não deve ser. Existe alguma outra opção ainda disponivel? É que já estou mesmo sem saber o que testar etc :(
 
Última edição:
Back
Topo