Problema Computador reinicia (quebras energia)

kubickdsr

Membro
Boa noite, primeira vez que venho a este fórum e decidi deixar aqui post para ver se me podem ajudar neste problema.
Adquiri um Perseu de 549€ na semana passada e estou a ter problemas pois o computador reinicia.
Levei à loja onde comprei e fizeram lá os testes de força, computador não reiniciou nem apresentou problemas na fonte.
Chego a casa, mesma coisa, computador reinicia quando é minimamente forçado em jogos ou em programas de testes.
Após isto pensei ser da minha casa claro, então desliguei tudo em casa, quadros todos, deixando só energia para as tomadas da divisão do computador.
Desta forma computador funciona correctamente.
Computador também funciona correctamente de madrugada (01:00/07:00), pois aparelhos estão todos desligados na casa.
Ou seja, não consigo ter energia suficiente para computador se tiver equipamentos em minha casa (aquecedores, máquina da louça, frigorífico,...)

Preciso de uma fonte mais fraca? Mais forte? Amplificador de corrente na tomada (se é que existe)? Uma extensão APC?
Precisava de uma ajuda pois isto é frustrante e já vou em uma semana sem conseguir ter o computador a funcionar 100%.
Obrigado.
cleardot.gif
 
Última edição:
As fontes serem de 400w ou 1000w desde que sejam de qualidade é indiferente. Agora se tens fonte de 1000w e o PC só consome 200w. É só isso que a fonte pede da corrente eléctrica. Vê por exemplo a potência contratada no teu fornecedor. Já agora. Qual a fonte do PC?
 
Não sou expert mas há uns anos tive um problema parecido com uma TV enquanto estava a estudar no Porto até que me fui apercebendo que o ppl da zona usava estabilizadores de tensão. Não me recordo do preço mas rondou os €20. Desconheço se este tipo de equipamento é usado em PC's e poderá resolver o teu problema até porque acho que deve ter a ver com a potência contratada ao teu distribuidor de energia. Eu tenho 3,45 kVA e há electrodomésticos que não posso ligar ao mesmo tempo.
 
A fonte é uma NOX URANO SX 500W!
Tenho um estabilizador cá em casa mas infelizmente não dá para a tomada da tripla ou do PC.
Ainda hoje voltei testar, liguei pc com programa de stress e tudo OK, liguei forno + maquina lavar louça e PC morreu.
Ás vezes até morre por menos.
Estou com uma potência contratada com a EDP de 6,9kvA - monofásico.
Como sei a potência que preciso para o computador?
 
Última edição:
Estou com uma potência contratada com a EDP de 6,9kvA - monofásico.
Tens boa potência para ligar tudo .Pensei que tinhas menos .

Agora , isto , não sei que torre é e quais os componentes :
Adquiri um Perseu de 549€ na semana passada
Nunca ouvi falar " Perseu " ... Diz o que essa torre leva , sff ?
A fonte é uma NOX URANO SX 500W!
Começa por aí , esta fonte não anuncia 500W , é muito menos que o anunciado , o barato sai caro , e é uma fonte sucata e devias de investir numa boa fonte .

Já agora , devias ter pedido aqui uma ajuda para a escolha de componentes que nós te iríamos ajudar melhor antes da compra .
Escreve aqui quais os componentes em questão , para além da nox urano sx 500w , sff .
 
Calculo que o disjuntor não dispare e o único efeito é o PC reiniciar?
Eu tenho 3,45kVA e tirando não poder ligar 2 grandes electrodomésticos ao mesmo tempo, nunca tive outros problemas.

Começa por aí , esta fonte não anuncia 500W , é muito menos que o anunciado , o barato sai caro , e é uma fonte sucata e devias de investir numa boa fonte.

A questão é:
Levei à loja onde comprei e fizeram lá os testes de força, computador não reiniciou nem apresentou problemas na fonte.
cleardot.gif
ou seja, a mesma fonte funciona na loja e não funciona em casa do @kubickdsr, o que leva a crer que o problema esteja a montante da fonte.
 
Sim , é possível .
Talvez a loja tenha desligado a gráfica " para fechar os olhos " ao OP ( se tiver a GPU ) , e dizer quer eStá a trabalhar bem ... ( penso eu , há muitas " artimanhas " da parte de algumas lojas ) .
 
@kubickdsr, para despistar eventuais problemas com a fonte, nada como agarrar na tralha e testar em casa de um familiar, amigo ou vizinho.
Se funcionar sem stresses e a potência for igual ou inferior à tua, tens um problema com o teu distribuidor de energia ou com a tensão...

Se continuar a reiniciar, passas a ter um problema com a loja... e, eventualmente, com a fonte.
 
http://imgur.com/a/eXi5T
Estas são as SPECS do computador, eu não o fiz, comprei já montado.
Acho que para o preço que foi está bom pois em todos os sites que pesquisei rondava tudo o mesmo, mas isso não está em causa agora.
O que está em causa é a energia de minha casa pois hoje estive em casa de um colega meu e testei lá o computador com os mesmos cabos e tudo (ele também tem a mesma potência de energia), e fizemos sobrecarga na energia de casa dele (como fiz na minha, ligar aquecedores, máquinas...), e tudo funcionou bem, coloquei computador em teste de stress e ele funcionou a 100%.
Logo tenho problemas de energia cá em casa calculo, já experimentei várias fichas e volta tudo ao mesmo.
Basta ter equipamentos ligados cá em casa e o computador puxar mais um bocado em jogos que reinicia.
Televisões, luzes, quadro elétrico, fica tudo normal, apenas computador reinicia.
Será que usar uma UPS a estabilizar a energia para o computador funciona?
 
Voltamos à minha 1ª tentativa de ajuda para solucionar o problema, que é o uso de um estabilizador de tensão mas não sou expert na coisa e nem sei se resolve.

Não punha já de lado a existência de problemas na potência contratada e para despiste nada como testar num vizinho cujo quadro se alimente na mesma origem ou pedir a um electricista para "auditar" a potência.
 
Já me aconselharam a usar uma UPS para ver se problema fica resolvido, mas comprar uma são 60€ :/
Electricista disse que a casa tem as ligações um bocado mal estabelecidas e muito confusas mas que não apresenta perigo de curto circuito. Ele como não percebe de fontes de computadores e como tal funciona não me soube dizer se era a causa deste problema e também não tinha aparelho para fazer medições de variação de energia...
Ouvi falar hoje também de tomadas de estabilização, mas não encontro nada sobre isso.
Ou seja, resume-se a usar uma UPS (60€) / tomada estabilizadora (€?) / mudar de casa :/
 
Vou testar com a UPS, também caso não funcione posso devolver, porém logo que possa já coloco imagem do quadro aqui como pedido!
A EDP tem a obrigação de resolver este problema? Eu pago por aquele serviço da EDP 'Funciona'.
 
Com uma potência contratada de 6,9kVA não faz sentido ter um problema como esse, a não ser que tenhas anomalias muito graves na instalação ou algum vizinho que te ande a gamar energia LOL
Se tens esse serviço e não te cobram deslocação nem taxas adicionais chama-os!

Tenho 3,5kVA e já experimentei ligar todos os equipamentos e iluminação que tenho e o quadro aguentou a carga. Só "vai abaixo" se ligar 2 grandes electrodomésticos ao mesmo tempo como um forno + maquina de secar.
 
Nunca ouvi falar num Perseu, mas pelos vistos é um computador como os outros, logo poderá sofrer do mesmo tipo de problemas que eu tive com o meu pc ou que o usuário Nuno_Gomex está a ter com o dele (tópico: https://forum.zwame.pt/threads/desktop-desliga-e-reinicia-sem-razao-aparente.982050/ ). É sempre bom explorar todos os ângulos e possibilidades.
Eu também tenho contratada a potência de 3,45 kVA e se ligar em simultâneo a máquina de lavar, o forno e o pc, o disjuntor vai abaixo, só resolveria esta situação se contratasse uma potência superior, pagando mais por isso como é óbvio. Mas isto não é um problema para mim, basta gerir os equipamentos, quando uso o forno, não uso a maquina de lavar e vice versa, e tudo se maném a funcionar corretamente. O teu problema pode ser outro, é uma questão de estares atento.
Tive um problema similar, não estou a dizer que tens o mesmo problema que eu, mas é uma possibilidade. Não levei o meu pc a nenhuma loja porque julguei que era uma perda de tempo, pois um problema que se pode manifestar um dia e ficar uma semana, ou até um mês sem se manifestar, como já me aconteceu, nenhuma loja o irá resolver. Nenhuma loja o vai manter a funcionar por esse período de tempo. Eu no teu lugar devolvia o equipamento. Adquiria outro e se o problema se mantivesse, aí sim, centrava-me na instalação eléctrica.
 
Back
Topo